Deputada recebe mensagens via Twitter, Orkut e através de seu site institucional. Sociedade avalia reajuste como abusivo e descabido e Bancada Federal também reage em Brasília.
Twitter da deputada: tema movimentou os diálogos com consumidores do Estado do Acre | |
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Pelo miniblog Twitter, a deputada federal Perpétua Almeida recebe apoio de centenas de seguidores, para os quais a idéia de pressionar politicamente a Agência Nacional de Energia Elétrica é um dos maiores trunfos contra o reajuste abusivo na tarifa. O tema pautou a maioria das conversações da deputada com brasileiros de vários estados, a maioria dos quais acreanos, via Orkut e também no espaço "Fale com a Perpétua", a partir do site institucional da parlamentar acreana (www.perpetuaalmeida.org.br).
Todo o grupo político do Acre em Brasília foi convidado pela deputada a, juntos, irem até o diretor-geral da Aneeel, Jerson Kelman, em audiência que deve ocorrer na próxima semana.
A deputada, ao fazer uma avaliação do que foi a audiência pública realizada em Rio Branco, fez o seguinte comentário: "estou contente pela mobilização da sociedade contra o aumento da tarifa. Há meios de o governo compensar suas supostas perdas com a compra de energia. Repensem seus conceitos, mas não repassem mais essa conta para o consumidor. Reajustar a tarifa é uma decisão retrógrada do ponto de vista político e desastrosa socialmente falando", afirmou a deputada.
Os representantes da agência de energia elétrica ficaram espantados com o volume de reclamações registradas pelo Procon contra a Eletroacre. As multas aplicadas à estatal, superiores a R$ 1 milhão, e a precariedade do serviço prestado ao consumidor são preocupantes, avalia a deputada.
O reajuste que a Aneel submeteu à avaliação do Acre seria de 12%, com um gosto visivelmente amargo para os consumidores da Eletroacre. É o segundo aumento periódico proposto pelo governo, tratado pela classe política e representantes sindicais acreanos como "abusivo e descabido", e , se vingar, irá afetar 185 mil consumidores no estado – 80% dos quais ligações domiciliares, cujos titulares são famílias comuns.
"Nossa situação com relação a eficiência energética, a prestação de serviços e os preços particados pela Eletroacre já chegou ao limite", protestou a radialista Eliane Sinhasique, responsável por uma campanha de mídia exitosa que alertou a comunidade sobre os prejuízos de mais um reajuste na conta de luz.
Acredito também que eles, além de não considerem o reajuste tarifário vão reformular as exigências para que a empresa possa permanecer operando dentro dos padrões básicos exigidos para o fornecimento de energia. Botamos a boca no microfone e fizemos bonito", concluiu Eliane.