PESQUISA APONTA MARINA SILVA NA FRENTE DE DILMA ROUSSEFF


Ray Melo

Se em algumas pessoas ainda era dúvida, agora podemos dizer que a candidatura da ex-ministra Marina Silva, ao Palácio do Planalto é bem real. Uma pesquisa encomendada pelo Partido Verde (PV), ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra o tamanho do prestígio da senadora entre o eleitorado brasileiro.

A candidatura de Marina Silva passa a ter bases sólidas, amparada em números expressivos, que colocam a candidata do presidente Lula, atrás das intenções de votos da população. O estrago pode levar o Partido dos Trabalhadores a repensar as estratégias, principalmente no que diz respeito às alianças políticas. O PT vinha defendendo os atos praticados pelo PMDB, acreditando que o partido seria um importante aliado, nas eleições de 2010, mas os números de Marina dão o verdadeiro panorama do prestigio do maior partido do Brasil.

A ex-ministra, sozinha, conseguiu alcançar o segundo lugar na corrida presidencial, mesmo antes de dá uma resposta se aceita, ou não concorrer. Este, talvez seja o recado do eleitorado brasileiro a seqüência de escândalos, que envolvem as principais figuras da política do País. O eleitor mostra que a consciência política do brasileiro é bem mais apurada do que os políticos de carreira pensam.

“Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim”, está celebre frase do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), não foi bem digerida pelo eleitorado brasileiro, que manda um recado para os incautos postulantes a cargos eletivos. O embate de 2010 promete. O eleitor mais uma vez terá a oportunidade de varrer da política brasileira as figuras carimbadas na política e na corrupção institucional brasileira.

A pesquisa do PV, dá pela primeira vez um panorama, correto da situação eleitoral da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só anteontem foi entregue, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois.

A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%). A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.

A pesquisa foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho, e ouviu dois mil eleitores de todo o País. Segundo Antonio Lavareda, coordenador da amostra, a margem de erro máxima oscila em 2,2%, podendo ser maior em universos menores dentro da pesquisa. Segundo ainda, Antonio Lavareda, o fato de ser feita por telefone, garante, não torna a consulta inferior às realizadas por outros métodos.

Os dirigentes do PV dizem que os números podem se ampliar, já que a pesquisa foi realizada para determinar os rumos do partido na disputa eleitoral de 2010, sendo que as grandes questões nacionais, ainda não entraram em discussão. Em uma das tabelas, o PV tem a simpatia de 1% dos eleitores consultados, num contexto em que o PT lidera com 11%, o PMDB tem 6% e o PSDB 2%.

Os números refletem a preocupação ambiental, que a população brasileira despertou nos últimos anos, demonstrando que o brasileiro, focou as atenções nas causas que dizem respeito ao bem estar da população. Outro forte recado foi dado, aos políticos de carteirinhas que mantém os mesmos vícios adquiridos ao longo da vida política do País.


Ray Melo
raystudio3@gmail.com

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem