MAÇONARIA GLÓRIA DO OCIDENTE DO BRASIL É FUNDADA EM TARAUACÁ.

Delegado Distrital - Antônio Clidemar Boges



José Maria Maia futuro primeiro Venerável em Tarauacá



Os primeiros membros



Maçons de Jordão, Rio Branco e Tarauacá








A primeira reunião aconteceu na última quinta feira, 09.04.09, no Teatro Municipal e contou com a participação de membros da Loja Maçônica de Jordão e dos principais representantes da organização no Acre.
“O que nos difere da Tradicional Loja Maçônica é que somos uma organização que não privilegia somente a grande elite econômica. Aceitamos pessoas humildes e de baixo poder econômico”.
Com essas palavras do delegado distrital, Antônio Clidemar Boges, que veio a Tarauacá para participar das atividades de preleção dos primeiros membros da Glória do Ocidente, afirma que a fundação da organização é uma realidade e que eles estão em busca de espaço visando contribuir com a vida dos cidadãos e das famílias tarauacaenses.
O encontro com os futuros maçons o contou com palestras sobre a Maçonaria e seus princípios e, especificamente sobre a Glória do Ocidente do Brasil.
O futuro primeiro Venerável da organização em Tarauacá é o Sr. José Maria Maia.
Entre os futuros integrantes estão professores, policiais, comerciantes, pequenos e médios empresários e outros trabalhadores.
Agora Tarauacá conta com duas Lojas Maçônicas.





O que é Maçonaria?

A Maçonaria tem por finalidade levar a sua filosofia, a sua educação e a sua cultura a todos os homens, fazendo renascer em cada um os reais e sublimes valores, incentivando seus membros ao verdadeiro princípio da virtude, constituindo-se assim, como uma instituição essencialmente filosófica e solidária entre seus membros.Trabalha pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, pelo fiel cumprimento do dever e a constante busca da verdade, cultivando entre todos o conhecimento de que cada um é filho do Deus Criador e que as limitações geográficas devem servir apenas para facilitar a busca da felicidade pela correta aplicação da justiça.Seus fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A Filosofia Maçônica

A filosofia estuda os fundamentos da teoria da busca do conhecimento. Por intermédio da interrogação é que nos abrimos para a sabedoria.A Maçonaria Universal baseia sua filosofia na arte de construir, tendo como tarefa aperfeiçoar a estrutura da ciência maçônica. Utiliza para esse fim as alegorias e os símbolos dos construtores medievais que edificaram as grandes catedrais da Europa deste período.Por isso os símbolos da maçonaria são os de pedreiro e os de arquiteto. Estes instrumentos são herança da maçonaria primitiva. A interpretação do significado da maçonaria é a de que a Instituição é a construção, e o Maçom, o seu artífice.

A Maçonaria Glória do Ocidente do Brasil


A Glória do Ocidente do Brasil é uma Organização Maçônica regular, autônoma, soberana e independente, reconhecida universalmente por mais de 60 Potências Maçônicas.De caráter filosófico, social, educativo e cultural forma uma federação de lojas espalhadas pelo Território Brasileiro.Seu Fundador e primeiro Grão-Mestre Geral foi Manoel Queiroz Gomes.Mantém tratado de Amizade Fraterna e Reconhecimento Mútuo, desde 1972, com dezenas de Obediências Maçônicas Internacionais, nos cinco continentes.Pertence ao CLIPSAS - Centro de Ligação e Informação das Potências Maçônicas signatárias do Apelo de Strasburgo - que reúne 62 Potências Maçônicas no Mundo.


Poder Legislativo

O poder Legislativo do Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Brasil é exercido pela Grande Assembléia Federal Legislativa.

Poder Executivo

O Poder Central, além do Grão Mestre Geral, ainda é composto pelo Grão Mestre Geral Adjunto, Ministros, Assessores e Diretores dos Ministérios.

Poder Judiciário

O Superior Tribunal de Justiça Maçônica é composto de sete ministros e tem o tratamento de "excelso".

Os Dez Pontos da Glória do Ocidente do Brasil

1. A crença em Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
2. Os compromissos de fidelidade maçônica são prestados sobre o Livro da Lei Sagrada (Bíblia) pelo qual é expressa a revelação Divina à qual se vincula a consciência do Maçom.
3. A Glória do Ocidente do Brasil não é uma religião, mas expressa nos Rituais a sua fé cristã.
4. Proíbe, no recinto das Lojas, as discussões sobre assuntos políticos-partidários e de religião.
5. É uma obediência exclusivamente masculina, mas não opõe obstáculos às obediências com formação diferentes.
6. A Glória do Ocidente do Brasil é soberana sobre as Lojas sob o seu controle, quer dizer, é um organismo responsável, independente e inteiramente autônomo, com autoridade sobre os graus simbólicos postos sob sua jurisdição, inclusive o Santo Real Arco, e ainda, sobre o Supremo Conselho MQG do Grau 33 do R.E.A.A.
7. As três Grandes Luzes da Maçonaria Universal são o Livro Sagrado (a Bíblia) o Esquadro e o Compasso. Serão sempre expostas durante as reuniões, sendo o Livro da Lei Sagrada a principal dessas Luzes. As Sagradas Escrituras são para governar a nossa Fé, o Esquadro regula as ações e o Compasso orienta o limite ético do maçom para com toda a humanidade, particularmente para com os Franco-Maçons.
8. Exclui das regras para o ingresso na Obediência os critérios elitistas para escolha de candidatos. O principio moral é a exigência para a admissão. A veste ritualística de uso obrigatório nas lojas é o balandrau na cor específica do grau.
9. Os Princípios dos "Antigos Limites", de Alberto G. Mackey, a Constituição de Anderson, usos e costumes do Simbolismo Maçônico Universal são estritamente observados.
10. Afirma a prevalência do espírito sobre a matéria e proclama Deus como o Princípio Criador.


CONHEÇA A MAÇONARIA GLÓRIA DO ORIENTE DO BRASIL

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem