Alunos das escolas públicas e particulares de todos os municípios do Estado se preparam para colocar na quadra de esportes a determinação, o esforço e o resultado de meses de treinamento.
O pontapé inicial dos Jogos Escolares 2009, ação do Governo do Estado para a promoção do esporte e integração dos jovens, será dado nesta quinta-feira, 2, em Rio Branco, com a condução da tocha e o ato simbólico de acendimento da pira.
O evento começa às 17 horas na Escola Glória Peres. Durante o percurso até o ginásio Álvaro Dantas, onde será realizada a cerimônia de abertura, atletas de várias modalidades esportivas e alunos de escolas participantes dos jogos se revezam na condução da tocha.
O ginasta Diego Hipólito é um dos convidados e carrega o fogo simbólico dos jogos na travessia de catraia sobre o rio Acre.
A tocha percorrerá todos os municípios do Estado em atos esportivos a serem realizados nas quadras e ginásios esportivos de cada um deles, envolvendo a comunidade estudantil até o dia 20 de maio.O futsal é a única modalidade que terá uma etapa de pré-classificação já que todas as escolas têm equipes participantes.
A primeira etapa acontece de a 6 a 30 de abril. As inscrições para as competições de handebol, basquete, voleibol, atletismo começam no dia 8 de maio, sendo que a municipal termina no dia 30 de maio. Xadrez, natação e judô serão realizadas somente na etapa estadual.
Este ano cada município será responsável pela realização das fases municipais, organizadas pelas prefeituras. No ano passado, 48 escolas participaram dos Jogos Escolares no Acre, evento organizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), Secretaria de Estado de Educação e prefeituras municipais.A meta em 2009 é envolver cerca de 20 mil alunos. N
o ano passado, 12 mil participaram das competições.
Os jogos são divididos em quatro fases: municipal, regional, estadual e nacional, para faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e são disputados no Acre nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol e atletismo.Na etapa regional, o Estado será dividido em duas regiões.
A regional 1 compreende o Vale do Acre englobando os municípios de Rio Branco (a sede), Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manuel Urbano, Sena Madureira, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Xapuri.Na regional 2, a do Juruá, tendo Cruzeiro do Sul como sede, estão os municípios de Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.
Fonte: Agência de Notícia do Acre