Aumenta em 45% o registro de dengue no estado do Acre


Casos de dengue aumentam em 45% no estado do Acre em comparação a 2007. De 2.941 casos notificados, 690, foram...

Casos de dengue aumentam em 45% no estado do Acre em comparação a 2007. De 2.941 casos notificados, 690, foram confirmados e estão presentes nas estatísticas da Gerencia do Departamento em Saúde. Sendo que dos casos confirmados, cinco foram por dengue hemorrágica, quatro casos em Rio Branco e uma no interior do estado.

Dados mostraram que o aumento no número de casos de dengue ultrapassou os de 2007. Os levantamentos feitos pela Gerência de Saúde confirmaram um acréscimo significativo nos diagnósticos médicos. Mesmo os órgãos de saúde estando trabalhando pesado no combate à doença, os números fecharam o ano de forma negativa.

A dengue segundo dados da Gerência do Departamento de Vigilância em Saúde está presente em 11 municípios acreanos, sendo que em Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Acrelândia, Senador Guiomar, Rio Branco e Sena Madureira estão presentes o agente circulante e a presença da doença no homem. Nos demais, as doenças não foram diagnosticadas.

Dos 2.941 casos notificados ano passado, 690 deles foram confirmados a presença da doença em estagio clássico. Com febres, dor de cabeça, náuseas e tonturas. Resultado que chegou a mais de 45%, em comparação a 2007. Com o registro de cinco casos de dengue hemorrágica. Sendo que quatro dos casos foram em Rio Branco e um no interior.

De acordo com a Gerente do Departamento em Saúde Marize Lucena, os casos de dengue e outras enfermidades como virose, estão relacionadas ao clima e o inverno amazônico. Ela disse ainda, que as chuvas e o pouco cuidado da população, podem gerar um certo aumento nos casos.

“As medidas junto como o plano de gerência de surto e epidemias estão organizadas e em alerta. O estado e os municípios estão fazendo constantemente campanhas e combatendo os focos e o vetor da doença. Mas, precisamos que a população ajude a combater também o transmissor, lavando as caixas de água, os vasos de plantas, baldes e os lixos acumulados. Os trabalhos estão sendo feito pelos órgãos públicos responsáveis. Os Postos e o Pronto Socorro de Rio Branco tem condições de acolher e tratar os infectados, mas todos devem combater o vetor, assim, vamos evitar um surto ou epidemia”, explicou a Gerente.

Diagnóstico Clínico

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.

Hemorrágica

As manifestações clínicas iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas descritas nas formas clássicas de dengue. Entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença, quando da efervescência da febre, surgem sinais e sintomas como vômitos, dor abdominal intensa, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, derrames,

(WILIANDRO DERZE)
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem