A Importância da Fisioterapia no tratamento e recuperação da COVID-19


O Fisioterapeuta é um profissional de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19.

A atuação do profissional contribui para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem está contaminado e aqueles que estão se recuperando da doença. É responsável por indicar exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória, bem como do corpo em sua totalidade, seja de quem acabou de sair da UTI, seja de quem está se recuperando em casa.

O profissional está habilitado para avaliar e indicar a melhor abordagem terapêutica do paciente que vai desde o uso de ventilação não invasiva (VNI), exercícios respiratórios, adequação postural, manutenção de amplitude de movimento e exercícios físicos aeróbios leves.

Os especialistas recomendam que a fisioterapia inicie tão logo o paciente esteja curado dos sintomas mais graves para o desfecho benéfico da recuperação funcional do paciente.


Em Tarauacá e Feijó os fisioterapeutas Úrsula Prado, Mari Silva e Thiago Dantas estão constantemente se capacitando para oferecer tratamento a esses pacientes.

As atividades propostas incluem desde o uso de um aparelho específico para trabalhar a musculatura respiratória (VNI) até atividades físicas leves, que envolvem o uso de pesos ou outros aparelhos.

No caso do exercício respiratório, é necessário um acompanhamento constante do paciente para que se possa quantificar a resistência ideal do aparelho em cada caso.

Para esclarecimentos agende sua avaliação com um profissional qualificado.

9.9226-0154 - Úrsula Prado 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem