MORRE O PROFESSOR E EMPRESARIO JOÃO MAIA


Caros amigos,

Hoje, infelizmente, a famigerada Covid-19 levou o meu irmão JOÃO Augusto da Costa MAIA, pessoa muito conhecida e um verdadeiro “patrimônio cultural e histórico” de Tarauacá, pois ele sabia como ninguém os detalhes da formação histórica da cidade onde ele nasceu e viveu toda a sua vida, suas lendas e seus personagens. E o João adorava contar essas histórias, pois sendo historiador de formação e professor que foi (dos melhores que eu tive o privilégio de ter), era pessoa de papo sempre muito agradável e enriquecedor.

Mas o João, acima de tudo foi uma espécie de “pai provedor” para os demais irmãos, nos tempos mais difíceis das nossas vidas ele era quem literalmente “colocava comida na mesa”. Foi com ele que o Francisco, eu, o Savio e o Joãozinho começamos a trabalhar no comércio desde muito novos e com ele aprendemos até que pudéssemos trilhar nossos próprios caminhos. O João verdadeiramente nos “deu a mão” e nos conduziu para que construíssemos nossas próprias histórias de vida, que tiveram seus rumos vitoriosos por conta de um detalhe que mudou o destino de todos nós: O João sempre comprou livros e assinava revistas desde os anos 1970, disponibilizando para os irmãos o acesso ao conhecimento e à cultura, o que fez toda a diferença nos êxitos que alcançamos em nossas carreiras.

O João sempre foi um trabalhador incansável (professor, bancário, comerciante, fazendeiro), um pai de família zeloso e, acima de tudo, um cidadão de um caráter ímpar, de retidão à toda prova. Sei que ele deixa esse legado aos seus filhos DAYSSEJANE, PAULO TASSO e AUGUSTO MAIA, bem como à sua esposa NEYDELY.

Nos últimos anos ele sempre era convidado a palestrar em escolas, dividindo um pouco do seu vasto conhecimento sobre a história de Tarauacá, o que ele fazia com muito gosto, apesar de sua timidez de falar em público.

É uma pena que ele não tenha registrado em livro toda a gama de conhecimentos que possuía, por isto que sua partida é, sem dúvida, uma grande perda para Tarauacá e para todos aqueles que apreciam a busca pelo conhecimento.

Registro aqui os mais sinceros agradecimentos e o reconhecimento de toda a nossa família aos médicos JENILSON LEITE, GLÁUCIA HAJE (nossa prima e casada com o Jenilson) e LUCIANNY CRUZ (sobrinha do João e da NÊ) por toda a atenção e cuidado com ele nos últimos dias, nos dando informações privilegiadas e nos atualizando de tudo que ocorria. Que Deus os proteja, pois sabemos os riscos a que vocês estão expostos diariamente.

Por fim, que Deus receba o João Maia em sua Morada e dê aos filhos DAYSSEJANE, PAULO TASSO, AUGUSTO MAIA e à esposa NEYDELY a força para enfrentar essa dura perda e equilíbrio para seguir em frente, retomando o caminho por ele iniciado.

Agradeço a solidariedade de todos que o conheceram e o admiravam por tudo que ele era.

Vamos nos cuidar ainda mais, pois essa doença é muito perigosa e atinge qualquer pessoa que vacilar.

Fiquem com Deus e que ele nos proteja.

Raimundo Nonato Maia

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem