AMIGOS SE DESPEDEM DE RAIMUNDO "TROVOADA"


Após tomaem conhecimento da morte de Raimundo Soares de Araújo, popular Raimundo Lino o "Trovoada", amigos se manifestaram pelas redes sociais.

"Trovoada" tinha 84 anos, deixou 11 filhos, 41 netos, 50 bisnetos e 2 tartaranetos.

O falecimento aconteceu no dia 23 e o sepultamento no dia 24 de novembro em Tarauacá.

Algumas Manifestações foram registradas pelo nosso blog.

"Raimundo Soares, o Trovoada, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá na década de 70 e 80. Enfrentou poderosos e suas ganâncias na defesa do homem da floresta, do extrativista, pela defesa da terra e pela preservação da floresta. Deixa um legado de luta, de história e de vida para os seus e para os acreanos, sobretudo os tarauacaenses. 
Mesmo idoso e com a saúde debilitada, nunca se furtou de debater as causas sociais. O oxigênio de seus pulmões tinha como componente a defesa dos menos favorecidos, dos esquecidos pelo poder público. 
Ontem (23), ele descansou. Nossos sentimentos e elevação a Deus que conforte a família neste momento de dor infinita. Por outro lado, manteremos a chama viva na luta por um Acre melhor para todos e todas: justo e igualitário. Sua trajetória de vida nos inspirou e nos inspirará para sempre".

(Edvaldo Magalhaes)


"Perdemos hoje um grande líder, um símbolo de grandes lutas e conquistas. Nosso Eterno RESPEITO ao grande TROVOADA. 
Raimundo Lino, conhecido como trovoada foi presidente do sindicato rural de TARAUACÁ nos Anos 70 e 80. Sempre foi uma referência das lutas dos trabalhadores Rurais, ele nos deixa aos 82 anos. 
Minha SOLIDARIEDADE para toda família, Que Deus de o conforto necessário nesse momento".

(Jenilson Leite)


"Perdemos um grande homem , daqueles que dava gosto conversar . Nas conversas que tínhamos com ele aprendiamos sempre algo de importante e que iria servir em algum momento da nossa vida . Com aquela voz imponente típica dele fazia sempre um discurso coerente. Contava sempre suas batalhas pela terra e pelos trabalhadores rurais. Ele deixou seu legado e suas lutas não serão esquecidas. Que sua família sinta-se abraçada e que Deus os conforte e que receba o Sr. Raimundo Lino em seu reino para que lá ele tenha o descanso de um guerreiro. Meus sinceros sentimentos à toda família e amigos".

(Yonara Machado)

"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. 
Com esse poema, o poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht homenageia os homens que lutam pelos direitos do povo e pela justiça. Raimundo Soares de Araújo, o popular, Raimundo Trovoada, uns dos homens mais importante da história do sindicalismo no Acre, é um dos homenageado.
Trovoada foi presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Tarauacá na década de 70 e 80, período da chegada dos paulistas e sulistas no Acre e da violência da expulsão daqueles que estavam na terra, gerando sérios conflitos e mortes. Trovoada era amigo de Wilson Pinheiro e Chico Mendes, ambos tombados na luta pela violência do latifúndio. 
No mês passado, TROVOADA estava na comunidade Maracanã na BR 364, na casa do seu filho Ednilson e participou de uma reunião da minha campanha. Falou na necessidade de fortalecer o sindicato e a luta dos trabalhadores rurais por melhores condições de vida. Foi seu último discurso.
Trovoada faleceu hoje aos 84 anos de idade, deixando sua esposa, 11 filhos, 41 netos, 50 bisnetos, 1 Tataraneto e um legado para a história de Tarauacá. Seu corpo está sendo velado no bairro do Corcovado, em frente o posto de gasolina ATEM. O sepultamento será dia 24 às 16 horas. 
Minha solidariedade a toda a família. Rogo ao pai que conforte sua esposa filhos e netos pela perda de um Homem imprescindível que cumpriu uma missão histórica em defesa da democratização da posse da terra e dos direitos dos trabalhadores de Tarauacá".


(Chagas Batistsa)

NOTA DE PESAR - RAIMUNDO TROVOADA SE JUNTA A WILSON PINHEIRO, CHICO MENDES E LHÉ 

"É com profundo pesar e dor que lamentamos o falecimento do Sr Raimundo Soares de Araújo, conhecido por todos como Trovoada. Um dos líderes mais importantes na formação política de esquerda e sindical do Acre e especialmente de Tarauacá. 

Trovoada que foi contemporâneo na luta política de Chico Mendes e Wilson Pinheiro, fundou, junto com outros companheiros o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá e o Partido dos Trabalhadores no Município. Presidiu o STR de Tarauacá, esteve à frente de inúmeras lutas dos trabalhadores rurais e foi reconhecido nacionalmente por seu compromisso irrestrito com a categoria, sendo inclusive convidado pessoalmente pelo ex-presidente Lula para sua posse como presidente da república em 2003. 

Em seu último ato político, participou de uma agenda de campanha, da chapa “Todos por Tarauacá”. 

Na oportunidade falou da luta dos trabalhadores e pediu para continuarmos cuidando da luta das pessoas do campo e fortacermos o sindicato de trabalhadores rurais. Trovoada faleceu aos 82 anos de idade, deixando sua esposa, Jacira Araújo e seus filhos. 

Em nome do Partido Trabalhadores pedimos a Deus que conforte sua esposa filhos e netos. 

Para nós do Partido dos Trabalhadores Raimundo Trovoada é e sempre será um ícone da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que guardaremos na memória, cuja a luta será sempre lembrada por todos". 

Direção Estadual do PT/Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem