TARAUACÁ: Mãe Yanawá faz da varanda de casa uma sala de audioaula e acompanha atividades com os filhos

A rotina na casa de dona Edna Yawanawá, no bairro Ipepaconha, na cidade de Tarauacá, mudou desde a última segunda-feira, 22, quando passou a ser transmitido pela rede pública de comunicação, o programa Escola em Casa, uma das plataformas do ensino a distância do Governo do Acre.

Pela manhã, Edna faz da varanda de casa uma sala de aula, organiza um café da manhã com produtos regionais e acompanha os estudos junto com as filhas indígenas Nêtê e Tamaruiza Foto: Cedida.

Pela manhã, ela faz da varanda de casa uma sala de aula, organiza um café da manhã com produtos regionais e acompanha junto com as filhas indígenas Nêtê e Tamaruiza, as aulas do ensino fundamental anos iniciais.

“Esse meio de ensino foi muito importante, a gente sabe que para alguns pais existem dificuldades, mas, como é um momento de alfabetização, as crianças não podem ficar desinformadas”, disse dona Edna.

Natural da região do Rio Gregório, em Tarauacá, Edna já era ouvinte da Rádio Difusora Acreana Foto: Cedida.

Natural da região do Rio Gregório, em Tarauacá, Edna já era ouvinte da Rádio Difusora Acreana. Ao migrar para a cidade, adaptou o celular em uma caixa de som e passou a acompanhar o programa pela Aldeia FM. Ela disse que “mesmo a escola não estando aberta, está presente. A gente procura informações, eles repassam, fazem o que é possível. Eles tiram as dúvidas, estou gostando”, acrescentou a indígena.

Ela fez questão de agradecer o governador Gladson Cameli pela oportunidade. Edna afirmou que foi como voltar à sala de aula, disse que o estado se destaca pelo lançamento do programa.

“O senhor pensou bem, atinge a todos, não desista, lute por nós que acreditamos em um governador diferente. A equipe é comprometida”, concluiu.

O radialista Raimundo Acioly, com 30 anos de profissão, comentou que diferente do que alguns pensam, “as rádios públicas avançam. O formato de audioaulas possibilita acesso às regiões mais remotas, sendo fundamental nesse momento de pandemia. O Acre se integra pelo Rádio”, disse o comunicador.
Transmissão das aulas

O projeto consiste no fornecimento de Educação Básica gratuita com videoaulas, audioaulas, e acesso à plataforma digital para alcançar todos os alunos do estado do Acre, durante o período da pandemia.

A transmissão das aulas estão sendo feitas pelo canal Amazon Sat e rádios Aldeia e Difusora Acreana, além da plataforma educ.see.ac.gov.br, com o objetivo de alcançar os estudantes nos locais mais longínquos do estado. (Agência/Acre)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem