ELEIÇÃO 2020 EM TARAUACÁ: "TUDO CERTO E NADA RESOLVIDO"


Como diria o experiente "XANDE GOL", sobre a definição dos nomes que serão candidatos ao cargo de chefe do executivo municipal, "tudo certo e nada resolvido".

A verdade é que em Tarauacá a definição dos nomes que deverão ser candidatos ou candidatas majoritários, ainda vai ter que passar pela famosa "costura política" dos dirigentes partidários. A idéia é definir os nomes, porém, reunir o máximo de aliados possíveis. Uns dizem que não adianta dirigente local "esperniar" que "as decisões são sempre lá de cima"

De um lado, os partidos da Frente Popular, força política que governou o Acre por 20 anos e o município de Tarauacá por 12 anos, tendo o PT como o grande comandante, sendo 8 anos com Jasone Silva e 4 com Rodrigo Damasceno. PT, PCdoB e PSB, que sempre foram a base da FP, buscam a união e ainda sonham com a adesão do PDT. 

Nesse campo, surgem os nomes dos candidatos Lauro Benigno, que atualmente pertence ao PCdoB e deve esperar a "janela" para ingressar no PSB, seguindo os passos do Deputado Jenilso Leite. Lauro tem apoio do PCdoB, porém ainda não conseguiu a simpatia dos dirigentes locais do PSB. 

Neia Lima do PDT, esposa do Deputado Jesus Sérgio é outro nome que poderá integrar esse grupo, mas, nada definido ainda. Neia e Jesus estão conversando com outras forças políticas. O PDT integra o governo estadual, inclusive com cargos e ainda compõe a base de apoio do governador na ALEAC. 

O PT ainda não definiu se participará da eleição com candidatura majoritária. Alguns dirigentes estaduais e locais entendem que sim outros defendem que o partido se recomponha e participe desse processo apenas com candidaturas proporcionais. Se tiver candidaturas próprias os nomes mais cotados são do Presidente da Câmara Vereador Raquel Souza e da Professora Francisca Aragão.

O PCdoB com a possível saida de Lauro Benigno, ainda não anunciou se vai apresentar outro nome ou se apoia o ex integrante. Chagas Batista poderá ser o nome do partido dependendo do rumo que as composições possam tomar.

Do outro lado, os partidos que ajudaram na eleição de Gladson Cameli. Esse grupo governou, na história recente do município, 4 anos com Esperidião Junior, 4 anos com Cleudo Rocha, 6 anos com Vando Torquaro e vai para os 6 com Marilete Vitorino. 

O MDB já definiu o nome do Advogado Junior Feitosa, porém, ainda precisa resolver conflitos internos para unificar o partido. O vereador Valdor do Ó recentemente manifestou interesse em também ter seu nome avaliado pelo partido.

O Progresistas apresentou o nome da Vereadora Janaina Furtado que está aguardando também a "janela" para defnir sua filiação. Apesar de convidada pela direção estadual, Senadora Mailza, Deputado Bestene e o próprio Governador, Janaina também enfrenta rejeição de alguns dirigentes locais ligados à administração municipal. Em março isso deverá ser resolvido. 

Pelo PSD, partido do Senador Petecão, o sonho de todos é a possivel candidatura à reeleição da atual prefeita Marilete Vitorino. Com popularidade baixa, Marilete ainda não se decidiu. Seu grupo político tem esperanças que em 2020 a prefeitura possa realizar muitas obras e a prefeita se recuperar para que se candidate novamente.

No PSDB do vice governador Major Rocha, tudo depende de uma decisão pessoal do ex prefeito Rodrigo Damasceno. Convidado por Rocha para ser candidato. Rodrigo demonstra interesse porém, parte de sua familia defende que ele continue fora desse cenário. O médico deve decidir em breve se será candidato ou não. O atual vice prefeito Chico Batista é filiado e seria o nome do partido se Rodrigo não tivesse sido convidado. 

Correndo por fora e ainda sem definição partidária, temos os nomes do Abdias da Famácia, Chiquinho Guimarães (R7), Chico Batista, Hugo Oliveira, Neto Pro link, Professor Coelho, Ezi Aragão e outros.

Peço desculpas se mimha análise estiver errada na visão de alguns partidos. Cada um que sentir necessidade deverá mandar uma notinha de esclarecimentos que posto no blog. 

Então, podemos afirmar que em Tarauacá, "tudo certo e nada decidido".

Raimundo Accioly
Professor, Radialista e Blogueiro
zap 999775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem