Mostra Viver Ciência 2019 é aberta ao público pelo governo


Maior evento do estado voltado para a promoção da Educação, Ciência e Tecnologia segue até esta quinta, 31, no parque de exposições de Rio Branco; expectativa é receber mais de 30 mil pessoas

O parque de exposições de Rio Branco se transformou em um verdadeiro campo voltado para a educação, ciência e tecnologia. Teve início nesta quarta-feira, 30, a edição 2019 da Mostra Viver Ciência, A feira é organizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), além de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Nesta quinta edição, o evento tem como tema principal Bioeconomia: desenvolvimento e riqueza para a Amazônia. A novidade deste ano são as feiras itinerantes realizadas no interior. Na capital acreana, a exposição segue até esta quinta-feira, 31, e é aberta ao público em geral, onde são aguardados mais de 30 mil visitantes.


Os estudantes Sued Alves e Adécio Soares participam da mostra científica pela primeira vez. Os alunos da escola estadual Tancredo Neves, localizada no bairro Bahia Nova, demonstravam, empolgados, a condutividade elétrica das substâncias por meio de recipientes com água, açúcar e sal.

“Temos um copo com sal e outro com açúcar. Se colocarmos o fio no copo de água com açúcar, a luz não vai ligar porque o açúcar não produz energia, diferente do sal, já que o cloreto de sódio produz energia e possui cargas elétricas negativa e positiva fazendo com que os íons se atraiam”, explicou Sued.

Adécio afirma que “está gostando muito de participar da feira porque tem a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos em Química, Física e em conhecimentos na escola e com certeza vai levar tudo que aprendeu na feira para a vida toda.”

Já o estudante Guilherme Dantas, da escola Presbiteriana João Calvino, expôs ao público o funcionamento e vantagens da utilização da energia solar. Este tipo de tecnologia possibilita a geração de eletricidade e se destaca pela sustentabilidade, pois não gera grandes impactos ambientais, como o caso das tradicionais hidrelétricas. O clima tropical e a dimensão continental colocam o Brasil em posição privilegiada para ser referência mundial da produção da chamada energia limpa.

“Está muito bom tratar sobre este tema porque o momento que a gente vive a degradação do meio ambiente vem crescendo e poder apresentar uma alternativa para combater isso é muito gratificante. As pessoas que nos procuram têm demonstrado interesse sobre o funcionamento da energia elétrica e nos fazem várias perguntas por conta do problema do alto preço da energia que vem sendo cobrado em nosso estado”, observou.

O professor de Física Paulo Cezar Augusto avalia como fundamental essa interatividade do aluno com a parte prática. Prova disso é o reconhecimento por meio de um prêmio nacional conquistado pela escola João Calvino graças a um projeto inovador que reaproveita a água gerada pelo ar-condicionado para ser utilizada na limpeza do prédio e nos banheiros.

“Desde 2013, a nossa escola já participou da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência], Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fomos campeões nacionais do prêmio Samsung. Temos como foco a ciência, tecnologia e sociedade, e o aluno precisa entender que ele está inserido no meio ambiente e se preocupar com a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. Isso é muito importante porque desenvolve a crítica, a capacidade de interpretar os problemas e buscar soluções adequadas para que possamos preservar o meio ambiente para esta geração e também para o futuro”, disse.
Governo comprometido com a educação e desenvolvimento do Acre

Durante a abertura oficial do evento, o secretário Mauro Sérgio Cruz enfatizou que a atual gestão não tem medido esforços para ofertar ensino público de qualidade para os mais de 140 mil estudantes da rede estadual e que a realização da Mostra Viver Ciência demonstra o empenho de proporcionar uma educação cada vez mais prática que acompanhe as transformações da sociedade.

“Conseguir transformar o nosso parque de exposições em uma feira de conhecimento onde o nosso aluno é o verdadeiro protagonista é maravilhoso porque bastar andar pelos estandes onde estão expostos os trabalhos para comprovar que os nossos estudantes são inteligentes, criativos e estão conectados com o mesmo discurso do governo, que é desenvolver o Acre”, pontuou Mauro Sérgio.

Para o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Lima, a realização da mostra reafirma o compromisso do governo em proporcionar que a população tenha cada vez mais acesso ao conhecimento. O gestor está otimista com o futuro promissor da economia acreana. Ele fez parte da comitiva presidencial em recente viagem à China e avalia com entusiasmo a sinalização de empresários do gigante país asiático em investir R$ 1 bilhão no estado, possibilitando a geração de pelo menos 20 mil novos empregos.

“A realização desta feira é grande relevância porque gera conhecimento e inovação para que as pessoas consigam se preparar para este um novo tempo de desenvolvimento e geração de emprego que tanto sonhamos. Acabamos de chegar de uma agenda super positiva na China com o governador Gladson Cameli e que foram prospectados grandes negócios e tenho certeza absoluta que o Acre vai passar por uma grande transformação econômica e social”, salientou o gestor.

Da Agência/Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem