TARAUACÁ: CONFERÊNCIA DA MOCIDADE EVANGÉLICA ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA E TEM COMO TEMA, "DEPRESSÃO - O CÁRCERE DA ALMA"


No próximo final de semana, mais precisamente nos dias 3 e 4 (sábado e domingo), a Mocidade Evangélica d eTarauacá estará promovendo uma Conferência onde o tema principal é a DEPRESSÃO. O evento acontece na Igreja Evangélica de Tarauacá com a presença do Pr. Clemildo Brilhante vindo diretamente de Rio Branco.


O que Deus diz sobre depressão?

Deus quer lhe libertar da depressão. É natural passar por tempos de tristeza mas Deus pode restaurar sua alegria. A depressão não é o fim.

O que é depressão?

Depressão é um tempo prolongado de tristeza e desânimo. A alegria parece perdida e é muito difícil ver a vida de forma positiva. A depressão pode ter muitas causas: doença, perda, desilusão, culpa, sofrimento, isolamento... Pode ser leve e durar pouco tempo ou ser muito profunda e durar meses ou até anos.

A depressão é destrutiva (Provérbios 18:14). Tristeza é um sentimento natural mas passa. Quando dura muito tempo, sem tempos de alegria, pode ser um sintoma de depressão. Outros sintomas podem ser:

Perda de motivação
Sentimentos excessivos de culpa
Baixa auto-estima
Pensamentos negativos constantes
Vontade de se isolar da família e dos amigos
Falta de concentração
Dormir demais
Pensamentos suicidas

Deus e a depressão

Deus entende a tristeza. Jesus se sentiu triste. Muitos Salmos expressam tristeza e angústia profunda. Mas a tristeza não é o fim. A depressão é tristeza fora de controle. Deus quer e pode restaurar sua alegria e esperança.

Durante a depressão pode parecer que Deus está longe ou não gosta de você. Isso não é verdade. Nossos sentimentos são enganosos (Jeremias 17:9). Deus lhe ama e está com você, mesmo quando você não sente. O plano de Deus é lhe dar esperança e futuro, não uma vida de tristeza sem fim (Jeremias 29:11). Creia na verdade de Deus, não em seus sentimentos.

Depressão não é pecado nem sinal de falta de fé. Pessoas muito espirituais e firmes com Deus também passam por tempos de depressão. Elias sentiu depressão ao ponto de querer morrer. Jeremias ficou tão deprimido que desejou nunca ter nascido! (Jeremias 20:17-18) Ainda assim, Deus os sustentou e os ajudou a ultrapassar o sofrimento e a depressão.

Como vencer a depressão?

Lutar contra a depressão não é fácil e leva tempo mas Deus lhe vai ajudar. Você não está sozinho nessa luta. Não desista.

Confie em Deus – Ele promete que a tristeza passará; acredite nisso – Mateus 11:28

Procure ajuda – encontre um pastor ou líder ou psicólogo que pode lhe ajudar na sua situação específica

Não se isole – ter companhia pode ser difícil durante a depressão mas faça o esforço; amigos levantam o ânimo e confortam – Provérbios 17:17

Se ocupe – procure coisas para fazer, mesmo se são só atividades ou trabalhos pequenos; a mente ocupada tem menos tempo para ser negativa
Ore – peça ajuda a Deus, conte para Ele tudo que você está passando; com Deus você pode ser completamente honesto e Ele ainda lhe vai amar – 1 Pedro 5:6-7

Leia a Bíblia – tente ler um Salmo por dia; você pode até fazer do Salmo sua oração;

Mude seu pensamento – se obrigue a pensar em coisas positivas e agradeça a Deus por elas; não deixe a depressão vencer – Filipenses 4:8

Trate dos sintomas físicos – uma doença, uma má dieta ou falta de exercício físico podem causar e piorar a depressão; tome conta do seu corpo. (www.respostas.com.br)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem