Tarauacá: II edição do festival da melancia será realizado nos dias 08 e 09 de setembro na comunidade Lago Novo

Realizado pela primeira vez em 2015, o festival da melancia chega a sua II edição na comunidade Lago Novo, no rio Muru.  A sede da festividade fica localizada cerca de seis horas de viagem em barco pequeno motorizado saindo de Tarauacá.
O evento é promovido pelo gabinete do vereador Ezi Aragão (PT), em parceria, com a Coordenação de Ensino Rural do Estado e o professor Pacheco.  A festividade será promovida durante dois dias (08 e 09 de setembro de 2018).
Vereador Ezi Aragão, idealizador do festival da melancia
Segundo o parlamentar, a iniciativa do evento surgiu após as realizações dos torneios que o seu gabinete promovia nas comunidades rurais do rio Muru, mas o ato esportivo atingia apenas uma pequena parcela dos colonos, além de estar ficando violento. “ Meu gabinete sempre promoveu atividades esportivas nas comunidades rurais do rio Muru, no entanto, percebemos que apenas uma parcela dos colonos [jovens] era contemplada, além do mais, estava ficando violento. Aí, depois de uma conversa com o professor Pacheco, que coordena o Ensino Rural do Estado, decidimos pela realização desta festividade”.
Nos anos de 2016 e 2017 não foi possível a realização da festa que promove entretenimento entre os ribeirinhos. No primeiro ano, em decorrência do período eleitoral, o vereador optou por não realizar o evento; já em 2017, a falta de parceria comprometeu a execução, segundo o petista.
A escolha da comunidade Lago Novo para sediar o evento deu-se em razão de sua localização. Ou seja, fica próxima da cidade, bem como das demais comunidades circunvizinhas.
Além do concurso da maior melancia e exposição do produto pelos produtores, serão desenvolvidas várias atividades: torneio de futebol de areia (masculino e feminino), queda de braço, quem come mais e mais rápido, embaixadinha, melhor dançarino (a), corrida de cavalo, corrida do saco, pau de sebo, cabo de força, corrida da barra, ect.
O evento será concluído com uma festa animada por um cantor local, que o vereador levará de Tarauacá para agitar o público, cuja estimativa são de 500 a 600 pessoas.
O evento será fundamental para aquecer a economia dos produtores rurais, com a venda de comidas típicas, por exemplo, galinhas caipiras. Segundo Ezi Aragão, muitas famílias vieram à cidade comprar materiais para produzir alimentos e vender durante a programação. “ O festival é um incentivo à produção de melancia, além de outros produtos, movimenta a economia, além da integração entre os moradores das diversas comunidades às margens do rio Muru”, comenta o vereador.
O evento contará com a parceira do Corpo de Bombeiro Militar e da Polícia Militar.
Por Leandro Matthaus

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem