TARAUACÁ: ASSOCIAÇÃO PROMOVE PRIMEIRO TORNEIO DE BALADEIRA NO MUNICÍPIO.


Associação de Moradores do Bairro da Cohab em Tarauacá vai promover neste domingo, o Primeiro Campeonato de "Baleadeira ou Baladeira" no município.

Em parceria com a Rádio Comunitária NOVA ERA FM, o evento inicia as 8 horas, na pracinha da rádio e será destinado exclusivamente para crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Haverá premiação para os primeiros colocados.



O objetivo do torneio, além da competição é a conscientização dos jovens sobre o uso da baladeira, um brinquedo tradicional originário da Índia, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses. 

Fabricado a partir de uma vara de marmelo de boa grossura, flexível e ressecada ao fogo, com ganzepe nas extremidades onde faz-se o encaixe para amarrar a corda, mais ou menos no centro, a madeira deve ser afinada para melhor flexibilidade.

Conhecido também por setra, baladeira e atiradeira, sua utilidade é medir a pontaria dos participantes. É composto de três partes distintas: o gancho ou forquilha (cabo), o espástico e a malha. A forquilha é feita preferencialmente de laranjeira, goiabeira ou jabuticabeira. Nas extremidades das duas hastes da forquilha, amarra-se o elástico diretamente na madeira. O elástico usado é de câmaras-de-ar de pneus de automóveis, onde risca-se à lápis duas paralelas e corta-se duas tiras longas de mais ou menos trinta centímetros de comprimento e um centímetro de largura. A malha é uma parte do couro onde vai o projétil: pedra, mamona verde ou pelota de barro cozido.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem