TARAUACÁ: ESTUDANTES DA UFAC REALIZAM ATO PÚBLICO PELA MANUTENÇÃO DO PARFOR,


Estudantes da UFAC, dos cursos de pedagogia e letras, oferecidos pelo PARFOR em Tarauacá, organizaram um manifesto de resistência à medidas do Governo Federal de por fim ao programa. "RESISTE PARFOR" é o nome no movimento que realizou um um ato público na manhã deste sábado (24/03), no Clube da Maçonaria.   


O Reitor da UFAC Minouro Kimpara esteve presente no ato e se manifestou. "Estou aqui para apoiar o movimento 'Resiste Parfor' e me juntar a vocês nessa luta", disse.


Professora Francisca Aragão representando o Núcleo Estadual de Educação também esteve no manifesto e declarou todo o seu apoio à luta dos estudantes. Presentes ainda, o Professor Mark Clark, Coordenador do Parfor no Estado, Professora Leila Oliveira Coordenadora do Núcleo da UFAC em Tarauacá, Professor Francisco Souza, coordenador municipal do Programa Quero Ler, professores da UFAC e estudantes.  

Para o coordenador do Parfor, professor Mark Clark, é um grande desafio proporcionar formação aos professores que, por muitas vezes, residem em comunidades onde em o ensino a distância chega. 


Uma das líderes do movimento estudante Roberta, disse que com o fim do programa os atuais cursos não serão prejudicados, porém, não se tem garantia de novas vagas. "Eu e todos os colegas dos cursos atuais vamos concluir esse ano, mas, estamos lutando pelos que ainda não tiveram oportunidade de ingressar. Temos muitas pessoas inscritas na plataforma Paulo Freire que serão prejudicadas" enfatizou.


PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica objetiva oferecer cursos de licenciatura gratuitos para professores em exercício nas escolas públicas que não possuam habilitação adequada. 

Em Tarauacá o programa foi implantado no ano de 2015, na gestão do Prefeito Rodrigo Damasceno, com objetivo de investir na qualificação dos professores e melhoria da educação básica do município. Atualmente, estão sendo oferecidos pelo programa os cursos de pedagogia para cinco turmas e letras para uma turma, totalizando uma média de 200 alunos. 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem