TARAUACÁ: INSS DIGITAL É IMPLANTADO NA AGÊNCIA DO MUNICÍPIO

Desde a última quarta feira (17), que a Agência do O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS de Tarauacá passou a atender o público por meio de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital.
Rondinele Albuquerque – Gerente/Tarauacá
Rondinele Albuquerque, gerente da Agência Local, acompanhado do Gerente Fernando, da Agência de Cruzeiro do Sul, estiveram na Rádio Comunitária Nova Era FM para divulgar o serviço. “Com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel, diminuindo assim o tempo de espera do segurado e também aumentando a segurança contra possíveis fraudes”, disse Rondinele. No Acre, Cruzeiro do Sul foi a primeira agência a adotar o novo serviço.
Dados da agência do INSS local ainda do mês de dezembro de 2017, apontavam 5.349 (cinco mil, trezentos e quarenta e nove) benefícios ATIVOS em Tarauacá, gerando uma folha de pagamento na ordem de R$ 4.954.708, 87 (cinco milhões, novecentos e cinquenta e quatro mil, setecentos e oito reais e oitenta e sete centavos). 
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está testando, desde o início do ano, novos fluxos de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado, promover qualidade de vida para os seus funcionários e mitigar problemas como falta de servidores e de agências físicas. O chamado INSS Digital é um projeto que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.
O quê?
O INSS Digital consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado (deverá ser testado futuramente) ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.
Meu INSS – envio online  
Também no conjunto de ações pensadas dentro do INSS Digital está a mudança na forma de contato entre o Instituto e o cidadão. O Meu INSS (meu.inss.gov.br) é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela Internet. Por meio do Meu INSS é possível a emissão de extratos e consultas.
Por meio do Meu INSS já é possível o envio online dos documentos necessários para o reconhecimento do seu direito. Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela Internet.
Esta forma de interação com o usuário ainda está sendo avaliada e é uma forma de familiarizar o segurado com o cerne principal do INSS Digital: conceder o direito do cidadão sem que ele tenha que ir a uma agência. No site Meu INSS estão descritos os procedimentos de como devem ser enviados os documentos. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.
 Agência Digital
Outra vertente da nova forma de atendimento que está sendo pensada no INSS é a Agência Digital, em que os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.

O que é o INSS Digital?

Atualmente, os brasileiros precisam comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para receber atendimento ou ter acesso a determinados serviços. No entanto, o órgão está mudando a sua forma de atender ao público e digitalizando os seus canais.
Com o INSS Digital, os contribuintes podem requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de forma digital. Ou seja, não é necessário agendar atendimento online numa agência, tampouco esperar dias e até mesmo meses para que falar com um atendente e oficializar a solicitação.

Como enviar a documentação do INSS pela internet?

Aos poucos, o INSS está oferecendo o serviço de envio de documentos pela internet. Com esse recurso, o segurado pode encaminhar a sua documentação digitalizada para que um servidor da Previdência Social possa analisar, em qualquer lugar do país. Assim, não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

Como utilizar o INSS Digital?

A implementação do INSS Digital depende de um acordo de cooperação técnica. (Foto: Divulgação)

A plataforma INSS Digital está sendo disponibilizada através de um acordo de cooperação técnica. Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.
Através desse acordo de cooperação, o cidadão conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.
As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e aposentadoria.

E no caso de pessoas que não estão em empresas?

O trabalhador rural pode ser representado pelo seu sindicato no INSS Digital. Já o trabalhador avulso vai continuar tendo que comparecer pessoalmente a uma agência para requerer auxílio-doença, aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.

Como cooperar com o INSS Digital?

As empresas e entidades interessadas na nova modalidade devem procurar a agência do INSS mais próxima e conversar com o gerente local. Dessa forma, será possível saber como formalizar o acordo de cooperação e esclarecer as dúvidas sobre o sistema.
Você quer obter mais informações sobre a modalidade INSS Digital? Então acesse o site oficial (www.previdencia.gov.br) ou entre em contato pela Central 135.

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