TARAUACÁ: 'TERRA DO ABACAXI GIGANTE' PRODUZ FRUTOS DE ATÉ 15 KG; CONHEÇA

O município de Tarauacá (AC), distante 400 km de Rio Branco, ficou famoso pela produção de abacaxis gigantes. A cidade que também é conhecida como a “terra do abacaxi gigante”, registra que já foram encontrados frutos de até 15 quilos.

O Portal Amazônia foi entender motivo de os frutos de lá são tão grandes. O pesquisador e engenheiro agrônomo da EMBRAPA, doutor Romeu de Carvalho Andrade Neto, que esclarece o fato.

Foto: Reprodução / G1 Acre
Portal Amazônia: Por que o abacaxi em Tarauacá tem esse tamanho?

Romeu de Carvalho Andrade Neto (Pesquisador): Devido a uma característica própria da variedade e da sua interação com o ambiente da região. É uma característica genética associada a uma boa condição do local. Algumas pessoas têm atribuído o tamanho e massa de frutos somente às condições de Tarauacá. De fato, em solos mais férteis os frutos têm maior tamanho e massa, porém essa característica do solo (fertilidade) pode ser alterada pelo homem.

Portanto, esses frutos produzidos em qualquer região do Acre sob solos férteis ou adubados e, com manejo correto, podem ter o mesmo tamanho e massa que os frutos de Tarauacá. Resumindo: é um erro dizer que esse frutos são grandes e pesados somente em Tarauacá.

Portal Amazônia: Existe alguma especificidade? É um outro fruto da família do abacaxi?

Pesquisador: As cultivares tradicionais de abacaxi são diplóides (50 cromossomos), mas o gigante de Tarauacá são triplóides (75 cromossomos). Portanto, apesar de ser a mesma espécie, possui essa particularidade genética.

Provavelmente, ocorreu um cruzamento natural levando a efeito a obtenção do Gigante de Tarauacá e, algum produtor ou os próprios índios pegaram as mudas e começaram a plantar.

A massa média dos frutos é em torno de 4,0 kg, mas pode chegar a 15 kg.

Foto: Reprodução / G1 Acre
Portal Amazônia: Como se dá a produção do abacaxi em Tarauacá?

Pesquisador: Concentra-se em áreas de pequenos produtores cuja produção é voltada para consumo próprio. A ciclo de produção varia de 14 até 24 meses. Geralmente, os espaçamentos são de 2m x 2m a 3m x 3m. O manejo da cultura influencia muito o tamanho dos frutos.

Alguns produtores plantas essa variedade na capoeira ou em consórcio com mandioca ou banana. O plantio é feito no início das chuvas.

Portal Amazônia: Existem algumas outras frutas que sejam diferentes, das comumente encontradas nas feiras, que também são produzidas na região de Tarauacá?

Pesquisador: Sim. A banana que eles chamam de "Peroa" e a banana tipo pele de sapo é bastante comercializada.

Portal Amazônia: A Embrapa desenvolve algum estudo com relação a esse abacaxi?

Pesquisador: Essa variedade está no banco de germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura, mas não tem sido usada no melhoramento do abacaxi para a geração de novas variedades.

A cidade que também é conhecida como a “terra do abacaxi gigante”, registra que já foram encontrados frutos de até 15 quilos. Um dos produtores desse feito, é o agricultor 


Fonte : http://portalamazonia.com/noticias/terra-do-abacaxi-gigante-produz-frutos-de-ate-15-kg-conheca

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem