TARAUACÁ: Professora de Biologia ministra aula prática com ervas medicinais

Professora Tamarya Hanan

A professora Tamarya da área de biologia da Escola Estadual Djalma Batista, ministrou uma aula prática para estimular os estudantes na definição do uso dos sentidos. "Primeiramente quis proporcionar aos alunos um momento de sensibilização. Para isso, utilizei a atividade prática, fazendo com que os alunos pudessem utilizar os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão) através do contato direto com as plantas", comentou. 


Na aula, foram utilizadas algumas ervas in' nature, tais como: Erva cidreira, Hortelã, Alfavaca, Crajirú, Boldo, entre outras.

Procedimento da aula: Foi preparado um chás de três ervas diferentes, colocados em garrafas pets e identificados com letras A, B, e C. Sobre uma mesa foi disponibiliado amostras das 3 ervas, identificando cada uma com sua classificação dentro do Reino plantae. 


A dinâmica da atividade: Os alunos tiveram que percorrer a bancada ou mesa tendo em mãos uma folha em branco, lápis e borracha. Primeiramente, deveriam ver as ervas ‘in natura’. Nesse momento, a professora os estimulou o aluno a cheirar e tocar as folhas, permitindo assim que ele tente descobrir qual é a erva. As anotações foram realizadas em todos os momentos da atividade.
Em seguida, o aluno poderá observar as garrafas pet com os chás e tentar associar a cor observada com as ervas que foram tocadas e cheiradas. 


Por fim, o aluno com os olhos vendados e com a ajuda da professora, experimentou os chás, tentando associa-lo com as etapas anteriores. Lembrando sempre de anotar para depois conferir as combinações de letras das três etapas. com letras A, B e C. 


"O principal objetivo dessa aula foi fazer com que os alunos, conheçam e saibam identificar as plantas utilizando os 5 (cinco sentidos) que são: olfato, paladar, visão, tato e audição" explicou a professira Tamarya.

Por Tamarya Hanan
Blog da Escola Djalma Batista

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem