TARAUACÁ: Programa Quero Ler inicia capacitação dos alfabetizadores


Blog/Nucleo de Educação - Teve início na manhã desta quarta feira (22) no salão paroquial e se estenderá até sexta feira (24), a capacitação dos professores alfabetizadores e coordenadores que vão atuar na próxima fase do Programa Quero Ler em Tarauacá. O evento de abertura do encontro contou com as presenças da Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Professora Francisca Aragão e da Prefeita Marilete Vitorino. Ao todo são 98 alfabetizadores que passarão três dias aprendendo as melhores técnicas e uso do material didático. Eles irão trabalhar com 98 turmas, com cerca de mil alunos. As aulas começam no dia 6 de março.

A Profª Francisca Aragão Leite disse que o encontro de Coordenadores de Turmas e Professores Alfabetizadores do Programa Quero Ler tem como objetivo organizar a prática do planejamento como um processo fundamental do trabalho do alfabetizador na organização e orientação das atividades pedagógicas da formação inicial em todas as áreas do conhecimento de modo a garantir a efetividade do ensino e aprendizagem dos alunos.

A prefeita Marilete reafirmou o desejo de que a prefeitura possa contribuir com o Programa. "Quero dizer que seremos um grande parceiro do Quero Ler para que todos juntos possamos erradicar o analfabetismo em Tarauacá", destacou a Prefeita. 

Segundo o coordenador do Programa Francisco Souza "Moço", já estão funcionando 31 turmas com cerca de 350 alunos. A alfabetização dessas turmas foi iniciada no ano passado e deve ser encerrada em maio deste ano. Em 2017 serão mais 99 turmas, sendo 58 na zona urbana e 41 na zona rural. O programa atingirá um total de 130 turmas num processo de alfabetização de 1. 800 alunos. 

No Acre, nos últimos 15 anos foram alfabetizados em torno de 80 mil pessoas. No entanto, 13,1% da população ainda são de analfabetos. Em Tarauacá o analfabetismo atinge um percentual de 22,5%, cerca de 6.500 pessoas (dados de 2010).

foto: Vitório Silva

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem