Xapuri conta às horas para sua 115ª Procissão de São Sebastião


Por Jonathan Matheus de Xapuri - A dois dias do Dia de São Sebastião, a movimentação já é intensa em Xapuri. De acordo com a Prefeitura. Municipal já estão esgotados os pontos reservados para a instalação das barracas para os comerciantes ambulantes.

Na igreja São Sebastião o trabalho de organização da festa é incessante. Tanto a equipe que cuida da parte litúrgica das celebrações, quanto àquelas que organizam os bingos e leilões se esforça para que tudo aconteça conforme planejado.

As novenas se iniciaram no dia 11, com a celebração da Santa Missa de abertura na Praça São Sebastião em frente à Agência do Banco do Brasil, e se encerram amanhã, dia 19, véspera da grande procissão. Todas as noites, após as tradicionais novenas, são realizadas várias rodadas de bingos, venda de artigos religiosos e salgados. As prendas são doações feitas por fiéis do santo em todo o município. A programação da paróquia de Xapuri prevê para amanhã, dia 19, o encerramento das novenas em homenagem ao santo padroeiro, com a apresentação de um musical retratando o martírio de São Sebastião. 

A estimativa do município é receber entre 08 e 10 mil romeiros para a procissão, no dia 20. 

Sobre São Sebastião

Seis meses antes que Plácido de Castro tomasse a então Mariscal Sucre, controlada pelos bolivianos, no dia 6 de agosto de 1902, dando início à Revolução Acreana, um grupo de cem pessoas saiu em procissão pelas ruas do vilarejo. Começava assim uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião, o santo padroeiro de Xapuri.

Não existem registros documentais das origens da procissão de São Sebastião na cidade. As informações são baseadas em depoimentos de pessoas da época que foram sendo repassadas às novas gerações. A história conta que a imagem do santo chegou a Xapuri em 1912, vinda da Itália, antes de ser embarcada para o Brasil pelo poeta e escritor Gabrielle D’Annunzio, autor do livro “O Martírio de São Sebastião”.

No decorrer de 115 anos de realização ininterrupta, a festa do santo padroeiro de Xapuri cresceu e extrapolou a esfera religiosa. Os dias de janeiro que antecedem a data da grande procissão são marcados pela chegada de uma grande multidão de romeiros, turistas e comerciantes à cidade.

Xapuri se transforma nesta época em um grande centro comercial temporário, onde as ruas são fechadas ao trânsito de veículos para dar lugar aos tradicionais “marreteiros”, que se deslocam de vários locais do Acre e de outros Estados. 

Informações históricas contidas no livro 
Festa de São Sebastião, de Josué Fernandes, 1988

3 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem