Rio Tarauacá sobe 73 cm em 6h e ultrapassa cota de alerta

G1-Acre - O nível do Rio Tarauacá, localizado na cidade de mesmo nome no interior do Acre, subiu 73 centímetros em 6h e ultrapassou a cota de alerta, que é de 8,50 metros. A primeira medição, feita às 7h desta quarta-feira (11), mostrou que as águas estavam a 8,13 metros. Já na medição das 13h, o afluente subiu para 8,86 metros.

Ao G1, o soldado do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do município Leandro Simões disse que o nível do rio está subindo muito rápido devido as constantes chuvas na cidade. Apesar disso, o bombeiro afirmou que ainda não há nenhum bairro afetado pelas águas.

"De manhã houve uma solicitação no quartel. Era de uma família que mora muito próximo à beira do rio e o barranco está começando a apresentar sinais de quebra. O quartel entrou em contato com a Defesa Civil do município para enviar uma equipe lá. Não fui informado se foram levados para algum abrigo ou coisa do tipo", contou.

O bombeiro revelou também que o nível pluviométrico não é normal para a época do ano. "Estamos monitorando e fazendo acompanhamentos no bairro Senador Pompeu, que fica bem próximo do rio. Lá tem muitas famílias", confirmou.

O ex- prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno (PT-AC), chegou a decretar estado de calamidade pública em novembro de 2014. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.Enchentes
A cidade de Tarauacá enfrentou uma série de enchentes históricas há dois anos. Foram 12 ocorrências entre novembro de 2014 e março de 2015.

Em dezembro do mesmo ano, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente. Em fevereiro de 2015, o ex-prefeito afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já em março de 2015, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem