Por meio do edital Jamaxi, artistas levam cultura para municípios do Acre


Agência/Acre - Levar arte e cultura para o interior do Acre. Foi com essa proposta que o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) lançou o edital Jamaxi Cultural, que contempla quatro áreas de produções artístico-culturais: teatro, dança, música e artes visuais.

Quase 40 grupos foram selecionados. As apresentações começaram desde de outubro de 2016 e, neste ano, seguem até maio, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Jordão.

Barbary levará o show Junto e Misturado para Assis Brasil (Foto: Acervo pessoal)
Como prevê o processo do edital, além do espetáculo, os artistas precisam levar ações que interajam diretamente com o público, de forma gratuita. Um dos beneficiados, o músico André Dantas, conta que ministrará oficina no dia 28 próximo, em Brasileia.

“Pretendo falar sobre as bases musicais, os acordes, as notas e minha experiência ao longo dos anos trabalhando com isso. Depois, farei um concerto no qual apresentarei minhas músicas autorais, além de tocar músicas de outros artistas regionais”, diz Dantas.

Oriundo do Fundo Nacional de Cultura, o repasse totalizou o valor de R$ 2,2 milhões. De acordo com Alex Barbary, vocalista da banda Junto e Misturado, que se estará em Assis Brasil também no dia 28, poder se apresentar em cidades dentro do próprio estado é uma chance única.

“Levar nossa arte para locais nos quais sabemos que, de alguma forma, ainda são carentes de cultura, é um privilégio. Outra coisa que acho interessante é poder ter um momento mais próximo com o público por meio de palestras e oficinas, pois é aí que muitos jovens podem se identificar e ter a iniciativa de seguir seu sonho no meio artístico”, afirma.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem