CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

domingo, 31 de julho de 2016

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016: PTN FAZ CONVENÇÃO E OFICIALIZA APOIO A RODRIGO DAMSCENO


O PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL (PTN), do município de Tarauacá-Acre, reuniu neste último sábado, 30 de julho, em sua sede, os filiados e convencionais, para a Convenção Municipal do partido, onde deliberou sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional e discussão, aprovação e nome da coligação, escolha de candidato a Prefeito e Vice-Prefeito, escolha de candidatos a Vereadores, sorteio dos números para candidatos a Vereador, eleição dos Membros do Diretório Municipal. 

O partido oficializou a sua chapa de candidatos a vereadores e no campo majoritário o apoio aos Candidatos a Prefeito e Vice da Frente Popular Rodrigo Damasceno (PT) e Chagas Batista (PCdoB)



TARAUACÁ: ANÁLISE DO MANDATO DOS VEREADORES NA VISÃO DO FLAVIO SANTOS (KBYM)


Ezi Aragão (PT): Um político experiente e centrado de um objetivo único: Alcançar seus objetivos. Tem na sua base eleitoral (comunidade rural) o seu eleitorado consciente, onde sempre conta com apoio forte e determinante para sua campanha. Não se expõe "antes de começar a festa". É muito respeitado dentro de seu partido, o PT. A educação também lhe dá bons frutos na hora da contagem dos votos.

Janaina Furtado (Rede): Uma vereadora determinada no que faz e no que quer. Corre atrás de seus projetos e objetivos de vida e trabalho, por isso hoje é vereadora. Faz um trabalho diferenciado, e também se destaca pela simpatia e carisma com seu eleitor. É a primeira vereadora da Rede Sustentabilidade do Acre. Tudo indica que voltará à ocupar uma cadeira na câmara de vereadores de Tarauacá. Se tem um problema na comunidade, é com ela mesma a solução!!!

João Moreira (PP): Foi inteligente no momento crucial de buscar aliados para campanha anterior (2012). Busca reeleição em 2016. Foi situação e hoje é oposição em Tarauacá. Gente humilde e que procura seu espaço na política de Tarauacá.

Manoel Monteiro (PC do B): Gente humilde e carismático. Coração enorme!!! Gosta de uma boa conversa com seu eleitor. Sempre estar presente para um abraço fraterno aos tarauacaenses. Cumpre seu papel com determinação e seu forte é compartilhar amizades. Um cara do bem e que procura se consolidar ao meio político tarauacaense. "Se tem um pedaço de pão e há alguém com fome. Pode ter certeza que repartirá esse pão com alguém". Esse é o Manoel Monteiro.

Marlindo (PP): Vereador super inteligente. Organizado e capaz. Já demonstrou isso na sua organização para eleição de vereador. Gosta de tudo certinho e dentro da lei. Cumpriu seu papel enquanto representante do povo de Tarauacá. Tem sua base eleitora na zona rural do município. É um líder nato!!! Ganhou respeito de todos e admiração de seus colegas parlamentares.

Mirabor (PMDB): Sempre falava em seus discursos que não queria seguir carreira como vereador. Dito e feito. Foi candidato à deputado estadual. Não conseguindo êxito, mas busca outro mandato, agora como prefeito da terrinha do abacaxi grande e da mulher bonita. É um político de opinião formada. 

Nasso Kaxinawá (PCdoB): Tem sua base eleitoral nas aldeias indígenas. É cacique dos bons. Espontâneo e simples como pessoa. Gosta de um bom diálogo. Na coligação passada teve que "bater' bons concorrentes e venceu!!!. agora terá que consolidar seus votos e apoio, pois com o partido ao qual faz parte, se tornou mais difícil conseguir um mandato. É um forte candidato. Isso é!!!

Sidenir (PC d B): Homem de caráter e determinação. Gosta de um bom embate político. Não foi fácil ser vereador dentro de uma coligação disputada igual à sua na última eleição. Poucos conhecem a zona rural igual esse vereador. Luta pelo que acredita e defende os ideais de seu partido sempre. 

Valdozinho do Ó (PMDB): Base eleitoral consolidada na família. Conta com o apoio de boa parte eleitoral de seu partido. Gente humilde e que não gosta de polêmicas, mas que fala pelo que acredita ser o correto. 

Maria José (PT): Uma Mulher vencedora e batalhadora. Não desiste facilmente de seus objetivos traçados. Não foi fácil ganhar experiência e sair candidata à vereadora, chegando ao seu objetivo. É articulada. Não se engane!!!. Já aprendeu como poucos que agregar valores e traçar metas é meio caminho andado para se vencer uma eleição. 

Lulu Nery (PT): É um vereador articulado com todos. De família forte e tradicional em Tarauacá que sempre busca alcançar seus objetivos. Candidato que aposta no seu discurso e argumentação, sempre forte e coerente. Se está meio Ao povão, ele está feliz!!!

Por Flávio Santos

HOJE É O NIVER DO EMPRESÁRIO CODÓ


TARAUACÁ: NOSSA ACADEMIA ABRE MATRÍCULAS PARA BALÉ


TARAUACÁ: COORDENAÇÃO PROMOVE DIA DE LAZER PARA CRIANÇAS DO PROERD


Sob a coordenação da Professora e Policial Militar Hálida Prado e com apoio do comando da PM, escolas, Corpo de Bombeiros, Sinteac e outros parceiros,  o PROERD em Tarauacá promoveu um dia de lazer para crianças de diversas escolas que estão recebendo os conteúdos de resistência ao uso de drogas. Todos foram levadas ao Clube do Sinteac onde puderam tomar banho de piscinas e se divertirem. "Muitas dessas crianças são carentes e sequer conheciam uma piscina. Nosso objetivo é mantê-las conscientes e livres da droga", disse Hálida.   






JORDÃO: LIDERANÇAS TENTAM UNIFICAR OPOSIÇÃO


O presidente da câmara municipal de Jordão, Vereador José Cariolanda, acompanhado do presidente do PSDB de Tarauacá, reuniram-se com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, no Hotel Pro-Link em Tk, para tratarem sobre unificação da oposição em Jordão. 

Cariolanda irá a Jordão neste domingo na companhia de Vagner, onde haverá uma reunirão da cúpula de oposição para buscarem um consenso. Cariolanda aparece nesse cenário, como um líder conciliador e coloca seu seu partido a disposição do consenso. Com seu espírito de conciliador, Cariolanda entende que se a aposição se dividir, irá favorecer mais uma vez, o projeto da frente popular.

Marina silva, a candidata a presidente em que os brasileiros mais confiam

De uma lista de seis políticos, a ex-senadora Marina Silva (REDE), duas vezes derrotada em eleições presidenciais, seria o primeiro que os brasileiros convidariam para almoçar em sua casa.

Seria também o primeiro a quem eles entregariam a administração de uma grande empresa se a tivessem. E o primeiro com quem deixariam um filho pequeno para que fosse cuidado por um dia.

O ex-presidente Lula está em situação oposta. Seria aquele que os brasileiros não gostariam de ter como vizinho. E o maior suspeito pelo desaparecimento de um objeto de valor em meio a uma festa particular.

Foi o que apurou o Instituto Paraná Pesquisas que entre os últimos dias 20 e 23 entrevistou 2.020 habitantes maiores de 16 anos em 24 Estados e Distrito Federal e 158 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A maioria dos brasileiros não acredita que Lula acabará preso. É a favor de que os políticos sejam julgados pela Justiça comum. E diz que não votará em candidato que teve o nome envolvido em investigações de corrupção ou na Operação Lava Jato.

Vou lhe mostrar uma relação com o nome de algumas pessoas e gostaria que o Sr(a) dissesse qual delas seria a primeira pessoa que o Sr(a) convidaria para almoçar em sua casa? (ESTIMULADA)

Não sabe – 0,9%
Nenhuma – 17,2%
Marina Silva – 20,2%
Lula – 15,1%
Aécio Neves – 12,6%
José Serra – 9,2%
Jair Bolsonaro – 8,7%
Geraldo Alckmin – 6,1%

Caso o Sr(a) tenha ou tivesse uma grande empresa, para qual destas pessoas o Sr(a) entregaria a administração da sua empresa? (ESTIMULADA)

Não sabe – 1,0%
Nenhuma – 18,1%
Marina Silva – 18,1%
José Serra – 14,1%
Lula – 12,6%
Aécio Neves – 12,0%
Jair Bolsonaro – 7,2%
Geraldo Alckmin – 6,7%

Caso o Sr(a) tenha ou tivesse um filho(a) pequeno(a) e tivesse que deixar seu filho(a) com alguma destas pessoas para que cuidasse dele(a) por um dia, com quem o Sr(a) deixaria seu filho(a)? (ESTIMULADA)

Não sabe – 0,9%
Nenhuma – 24,4%
Marina Silva – 31,9%
Lula – 9,7%
Aécio Neves – 7,8%
José Serra – 7,1%
Jair Bolsonaro – 6,4%
Geraldo Alckmin – 5,4%

Qual destas pessoas o Sr(a) não gostaria de ter como vizinho(a)? (ESTIMULADA)

Não sabe – 2,5%
Nenhuma – 7,7%
Lula – 43,9%
Aécio Neves – 17,4%
Jair Bolsonaro – 11,3%
Marina Silva – 5,4%
José Serra – 4,3%
Geraldo Alckmin – 3,7%

Se o Sr(a) estivesse em uma festa na sua casa com todas essas pessoas e sumisse algum item de valor, qual dessas pessoas seria o maior suspeito? (ESTIMULADA)

Não sabe – 7,9%
Nenhuma – 7
Geraldo Alckmin – 4,1%
Marina Silva – 2,7%

O ex-Presidente Lula vai ser preso pelas denúncias de corrupção?

Não – 67,8%
Sim – 28,0%
Não sabe/ não respondeu – 4,2%

Os políticos devem ser julgados na justiça comum como qualquer cidadão ou continuar tendo foro privilegiado, ou seja, serem julgados apenas por instâncias/ Tribunais Superiores?

Deveriam ser julgados na justiça comum – 92,5%
Devem ter foro privilegiado – 4,3%
Não sabe/ não respondeu – 3,2%

Para as próximas eleições, o Sr(a) votaria em algum candidato que teve o seu nome envolvido em investigações de corrupção ou na Operação Lava Jato?

Não votaria – 91,5%
Sim, votaria – 5,9%
Não sabe/ não respondeu – 2,6%

O fato de um candidato pertencer ao PT, ou seja, ao Partido dos Trabalhadores, faz com que o Sr(a) tenha mais vontade de votar nele, menos vontade de votar nele ou isso é indiferente para o Sr(a)?

Faz com que tenha mais vontade – 3,9%
Faz com que tenha menos vontade – 42,9%
Isso é indiferente – 50,4%
Não sabe/ não respondeu – 2,8%,0%
Lula – 46,7%
Aécio Neves – 16,9%
Jair Bolsonaro – 5,8%
José Serra – 4,8%

jornalatribuna.com.br

Aniversário do Tiago Albuquerque


TARAUACÁ: Ao lado de Sebastião Viana, Rodrigo Damasceno é oficializado candidato à reeleição

O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), e seu vice Chagas Batista (PC do B), foram oficializados neste sábado, 30, como candidatos à reeleição, durante convenção no Swing Club, com participação da militância da Frente Popular e lideranças da aliança partidária, entre elas o governador do Acre, Sebastião Viana.

A chapa, que tem Damasceno como cabeça, é sustentada por dez partidos da Frente Popular em Tarauacá: PT, PSB, PC do B, PTN, PRB, PSL, PROS, PTC, PSOL e PMB.

Aos vários militantes presentes, o candidato petista disse estar preparado para o desafio das eleições deste ano. “Com a força que senti hoje, teremos uma eleição firme em defesa dos feitos que conquistamos nos primeiros quatro anos e com a certeza que Tarauacá precisará continuar no rumo certo com mais 4 anos de obras, investimentos, superação e respeito ao bem público.” O bloco de 10 partidos conta com 65 pré-candidatos a vereador.

Do outro lado na disputa política, a oposição lançou a ex-prefeita Marilete Vitorino, do PSD, como candidata. O nome da advogada foi apresentado durante evento da oposição com a presença de diversas lideranças na terça-feira passada.

Texto de Luciano Tavares
Fotos de Jardy Lopes

tarauacá: FAMÍLIA WANDERLEY AGORA COM QUATRO ADVOGADOS


Se formou ontem em Direito, Júlia Maria, com OAB na mão, honrando a tradição da família Wanderley.

Já temos na família vários advogados, Carlos Augusto (Carlinhos, João Wanderley), Carlos André (Wilson), Dalton (João Wanderley) e agora Júlia Maria.

Júlia Maria é filha do Cilson e Maria Augusta pais dedicados, amorosos e agora exultantes.

A família agradece os votos de sucesso e felicidades que a família recebeu e vem recebendo em virtude da mais nova Dr.ª acreana.

Parabéns à Júlia Maria e a família.

POSTADO POR PALAZZO

TARAUACÁ:TRIBUTO AO PASSADO -ZEQUINHA PINHEIRO COM GARIBALDI BRASIL


Zequinha Pinheiro com Garibaldi Brasil. Homem culto, falava seis idiomas. Como fato curioso, podemos citar que foi ele quem sugeriu o nome de Afrodite para a filha do Zequinha Pinheiro.

Esse singular personagem chamado Garibaldi Carneiro Brasil, nascido em 27 de setembro de 1908, era, segundo Zé Leite, o mais acreano dos paraenses. Afinal de contas, apesar de nascido no Pará, aos seis meses veio para Sena Madureira onde seu pai era seringalista. Mas foi enviado de volta ao Pará, aos 17 anos, para estudar na Faculdade de Direito, como era comum naquele tempo. E assim passou boa parte de sua vida, hora no Pará, hora no Acre. Mas, tanto lá como cá, não conseguia se furtar de dedicar boa parte de seu tempo às artes. A poesia, a pintura, as letras corriam em suas veias tal como o gosto pela política e o exercício do direito.

E nestes múltiplos ofícios se desenrolaram as tramas da vida de Garibaldi. Aqui no Acre, ainda em 1929, realizou sua primeira exposição de caricaturas, charges e pinturas no hall do Cine-Teatro Recreio. No Pará, em 1936, fundou o Salão Paraense de Pinturas e organizou duas pinacotecas, uma para a Prefeitura de Belém e outra para o Governo do Estado.

Por outro lado, no Acre, especialmente, teve uma importante atuação política. Foi Promotor Público, Diretor da Rádio Difusora Acreana e Chefe de Gabinete de nada menos que onze governadores. A esse respeito Garibaldi dizia “Me vacinei contra os políticos, não contra a política. E me vacinei, sobretudo, contra as políticas do Acre”. E foi assim que outro ofício ainda surgiu na vida dele: “Por força de trabalhar, com tantos governadores, posso dizer que acabei por influir na compra de maquinas para fazer e imprimir jornais no então Território”.

Nasceriam assim o “Jornal do Povo” e o “Correio do Oeste”, que tornariam Garibaldi Brasil professor de boa parte dos melhores jornalistas que o Acre já teve como Aluízio Maia, Zé Leite e muitos outros. 

Mas como o ofício de incorrigível boêmio tampouco o abandonava, abriu a primeira boate acreana chamada “Tapíri”, onde se apresentaram artistas do porte de Dircinha Batista, Nelson Gonçalves e Luiz Gonzaga. Definitivamente Garibaldi foi um homem de muitas e distintas facetas/talentos, tendo nos deixado em 13 de dezembro de 1986. A Fundação de Cultura do Município de Rio Branco leva seu nome desde 1992, numa justa homenagem feita durante a gestão de Jorge Viana na Prefeitura de Rio Branco.

Postado Por Palazzo
Fonte: Site de Jorge Viana

sábado, 30 de julho de 2016

Tribo Ashaninka figura em enredo inicial da nova novela de Glória Perez

O núcleo de direção da novela À Flor da Pele (Rede Globo) – nova trama da escritora acreana Glória Perez – esteve no Acre nos últimos dias, para gravar algumas cenas do enredo inicial, que se passa na Terra Indígena (TI) Ashaninka Kampa do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá. As filmagens foram feitas na Aldeia Apiwtxa.

A novela vai mostrar a cultura, costumes, crenças e tradições do Povo Ashaninka do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Nesta quinta-feira, 28, o grupo composto por 11 pessoas, acompanhado pelo diretor da trama, Rogério Gomes, se reuniu com o governador Tião Viana, na Casa Civil. A novela, que está programada para ir ao ar em março de 2017, no horário nobre da Globo, às 21h, promete mostrar para o país inteiro um pouco da cultura, costumes, crenças e tradições do povo Ashaninka do Acre.

“Viemos pro Acre fazer as primeiras gravações, já que na dramaturgia, a Glória escreve, no início da novela, a história de um índio ashaninka encontrando duas crianças que foram perdidas numa tempestade amazônica. Esse índio sabe do sonho que as duas crianças tiveram simultaneamente e diz que tem um significado que vai perdurar a novela inteira”, conta o diretor.

O grupo relatou a Tião Viana como foram os dias na aldeia, a recepção, o trabalho e o contato com os ashaninkas, um povo que, segundo eles, tem um diferencial enorme, uma simplicidade indiscutível e uma cultura amplamente preservada.

“Filmamos as primeiras cenas na tribo e vamos levar pra Glória, incluindo outras imagens para que ela veja onde podem ser inseridas. Pra gente a experiência na aldeia foi sensacional. É um lugar onde todos são iguais e há uma espiritualidade muito grandes. Chegamos aqui de uma forma e estamos saindo de outra. É uma visão de vida muito diferenciada”, disse Gomes.
Do Acre para o Brasil

A diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, destacou que é um orgulho para o Acre ter uma leitura da cultura do povo ashaninka exibida para todo o Brasil. “É uma leitura da Glória, nossa grande novelista, sobre um povo daqui, uma cultura genuinamente acreana nessa interface de fronteira com o Peru e que será fundamental no enredo da novela”, pontua.
À Flor da Pele

À Flor da Pele irá substituir A Lei do Amor, de Maria Adelaide Amaral, que tem previsão de estreia para setembro, no lugar de Velho Chico. Os primeiros capítulos terão cenas na Amazônia, com gravações iniciais no Acre e Amazonas.

Após a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, está é a segunda vez que Glória Perez mostra para o país a cultura acreana (Foto: Divulgação)
Vale lembrar que em 2007, o país inteiro se emocionou com a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, escrita por Glória e que retratou a história do Acre – o último estado a ser anexada à nação brasileira.

Agência - Acre

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016: REDE SUSTENTABILIDADE REALIZA CONVENÇÃO MUNICIPAL E ESCOLHE CANDIDATURAS


O Partido REDE SUSTENTABILIDADE, do município de Tarauacá-Acre, realizou na noite desta sexta feira, 29 de julho, sua convenção municipal na presença de seus filiados e convidados. O evento aconteceu às 19 horas, no prédio da Câmara Municipal. 


O Porta Voz Municipal Professor Eurico Paz, que também representou a direção estadual do partido, presidiu os trabalhos da convenção, fez um balanco das ações do partido em Tarauacá desde sua criação em setembro de 2015 e conduziu os trabalhos.  

DELIBERAÇÕES: 


Foram aprovados os nomes e os números dos pré-candidatos a vereadores, Janaina Furtado - 18.000, Francisca Moura (Chiquinha) - 18 888 e Ricardo Lima  - 18 123 e a Coligação Proporcional "Avança Tarauacá 2", composta com a Rede, Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB e Partido Democrático Trabalhista (PDT).


Para os cargos majoritários, os filiados da rede aprovaram os nomes de Marilete Vitorino, do Partido Social Democrático (PSD) como candidata a prefeita e Chico Batista do Partido Democrático Trabalhista - PDT, candidato a vice. foi aprovado ainda o nome da Coligação "Avança Tarauacá" composta pelos partidos PSD, PDT, PP, PSDB, PRP, PHS, REDE E DEM. Após deliberação sobre as coligações partidárias e escolha dos candidatos a vereadores, Prefeita e Vice-Prefeito, aconteceu a escolha dos 25 membros do Diretório Municipal da Rede sustentabilidade Tarauacá. 


O Porta Voz da Rede Professor Eurico Paz disse aos presentes que a rede participará desta eleição de forma propositiva e responsável. "A rede nasceu em setembro de 2015 e ainda estamos em construção. Nossos compromissos políticos firmados aqui, vamos honrá-los e esperamos que seja uma eleição baseada nos debate das boas idéias para Tarauacá", falou o Eurico. 

Durante o encontro foi exibido um vídeo, onde a Porta Voz Nacional da Rede, Marina Silva, gravou uma mensagem para os membros do partido.


Em sua fala, a Vereadora Janaina Furtado, primeira parlamentar da rede no Acre, disse que se sentia disposta e esperançosa naquele momento em que ela e a rede estavam fazendo história na política tarauacaense e acreana. "Estou muito feliz em estar ajudando na construção dessa nova força política em Tarauacá que é a rede. Estamos fazendo e vamos fazer uma campanha alegre e com propostas", disse a vereadora. Janaina falou ainda que teve a satisfação de conhecer e conversar com Marina Silva recentemente. "Uma grande mulher que merece respeito dos acreanos. Ela é a acreana do mundo inteiro, mulher íntegra e que carrega consigo uma grande capacidade de disseminação da paz através de sua luta", comentou Janaina.


A candidata a vereadora da Rede Francisca Moura, fez uma fala que emocionou todo o público e disse que quer ser uma vereadora para lutar todos os dias em defesa da população de Tarauacá. 


Na fala do candidato a vereador Ricardo Lima, o mesmo disse que precisa-se urgentemente qualificar a atuação política para que não tenhamos tantas decepções. 


Falaram ainda durante a convenção o Professor Flávio Santos (Kbym) e o Radialista Antônio Alves Pereira, representando a direção da rede. O professor Rosenir Arsênio, Presidente do PSDB, empresário Erik Batista representando o PDT, Professora Deise Figueredo representando o PRP e os demais partidos da coligação Avança Tarauacá. Falaram ainda o vereador Vavá do PSDB de Jordão e a Militante Toinha Silva. Por fim falaram Chico Batista Marilete Vitorino que fizeram agradecimentos aos dirigentes e filiados da rede por manifestarem apoio à coligação Avança Tarauacá. 


Veja galeria de fotos AQUI     

TARAUACÁ: SOUZA TÁTICOS COM ESTOQUE DE CHUMBINHOS AOS PRATICANTES DO TIRO ESPORTIVO


Ao praticantes de tiro esportivo com carabina de pressão 4.5 e 5.5, chegaram na Souza Táticos, uma grande quantidade e variedades de modelos de chumbinhos. 

TARAUACÁ: DR. JAIME CALDERON NO LAB CLIN


CD Arrocha Sertanejo Vol.20 - 2016 - Dj Tiago Albuquerque

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Estado do Acre recebe 15 profissionais do Mais Médicos

O Acre receberá 15 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos. Entre os médicos, 2 são brasileiros formados no exterior e 10 são cubanos que estão em Brasília (DF) participando do acolhimento e regularizando a documentação antes de se deslocarem no início do próximo mês para 10 municípios. Os 3 restantes serão selecionados por meio edital em 3 cidades do estado.

Os profissionais irão trabalhar nas cidades de Cruzeiro do Sul, Bujari, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. Rio Branco ficará com dois profissionais e o restante da cidade com um profissional cada uma.

Em todo o Brasil, mais de 1.350 vagas já estão sendo repostas. Dessas, 550 são com médicos cubanos, 305 com brasileiros graduados fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão é que mais cerca de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

Do AC24horas

TARAUACÁ: RETRATAÇÃO AO PREFEITO RODRIGO DAMASCENO

Venho por meio desse veículo de comunicação, pedir desculpas ao Prefeito de Tarauacá Dr. Rodrigo Damasceno Catão, pelo compartilhamento de uma matéria na minha página de Facebook, matéria pela qual eu não tinha total conhecimento da mesma, pois compartilhei de um Facebook com o nome de Francisco Moro.

Como outras pessoas eu também fui enganado e compartilhei as informações, sem acrescentar qualquer opinião pessoal de tal matéria. 

E que fique claro que em momento algum tive a intenção de denegrir a imagem do prefeito Rodrigo e seus assessores.

Tarauacá 28 de julho de 2016


JEFERSON LIMA SOUZA

FEIJÓ: HOJE TEM GIOVANNI ACIOLY NO POINT DO PARK


TARAUACÁ: HOJE NO TEQUILA LUAU SERTANEJO


Coluna Política na Toca do Coêlho, 29-07-2016

Confirmada
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, passou a ser oficialmente a primeira mulher, candidata à presidência dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata.

Relatório financeiro de campanha
O Tribunal Regional do Estado do Acre lembra a obrigatoriedade, por parte dos partidos e candidatos, de enviar à justiça eleitoral, no prazo de 72h, via internet, o relatório financeiro de campanha, após cada doação de campanha, em conformidade a legislação vigente.

Eleições 2016

Eleitores do Acre
O Estado do Acre tem 532.452 eleitores, aptos a participarem das eleições de 2016. Sendo, 49% do sexo masculino e 51% do sexo feminino.

Rio Branco
Rio Branco tem aptos, 241.196 eleitores, a votarem nas eleições de 2016, que decidirão as 17 vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.

Período das convenções partidárias
Conforme prevê a legislação partidária, as convenções acontecerão no prazo de 20 de julho a 05 de agosto, confirmando as candidaturas apresentadas.

Convenções Já realizadas
· Rio Branco: A Frente Popular de Rio Branco realizou sua convenção partidária unificada, dia 22 de julho, no ginásio coberto, na Sobral, com 15 partidos, apoiando a candidatura do atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre- PT e Socorro Neri- PSB.

· Cruzeiro do Sul: Na oposição, a candidatura do ex-deputado Iderlei Cordeiro- PMDB e Zequinha- PP, com o apoio de 16 partidos, realizou sua convenção partidária, dia 23/07, lotando a quadra de esportes da sede da AABB de Cruzeiro do Sul. Foi considerado um dos maiores atos políticos, dos últimos tempos.

· Brasiléia: A Frente Popular de Brasiléia consagrou a candidatura da vereadora Fernanda Hassem- PT e Carlinhos do Pelado- PSB, através de sua convenção, realizada dia 23/07, com o apoio de seis partidos: PT, PSB, PC do B, PDT, PSDC e PROS.

· Tarauacá: A oposição realizou a sua convenção partidária, com uma ampla participação da população, lotando o Clube Swing, dia 26 de julho, onde aclamaram a chapa formada pela advogada e professora Marilete Vitorino- PSD e o ex-vereador Chico Batista- PP, e com o apoio de 8 partidos: PSD, PP, PDT, PSDB, REDE SUSTENTABILIDADE, PHS, PRP e DEM.

As coligações em Rio Branco

Oposição:

· PMDB+PSD=DEM. Beneficia os candidatos Roberto Duarte- PMDB, Lene Petecão- PSD e N. Lima- DEM;

· PP+PTB+PPS+PMN. Beneficia os candidatos Fabiano Oliveira- PP e Júnior Santiago- PP.

Frente Popular:

· PT+PSB. Beneficia os candidatos, Jacson Ramos-PT, Antonio Lira-PT, Rose Costa-PT, Rodrigo Forneck-PT e Artêmio Costa-PSB.

· PDT+PRB. Beneficia as candidaturas do vereador Manuel Marcos- PRB, Elzinha Mendonça- PDT, Thiago Almeida-PDT e Sandra Asfury-PDT.

· PHS+PTN. Beneficia os candidatos, Raimundo Nénen- PHS e Jailson-PTN.

Desistência de candidatura
O pré-candidato e ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom, oficializou sua desistência em disputar à prefeitura de Rio Branco e confirmou que apoiará a candidata do PMDB, deputada Eliane Sinhasique.

Posse prestigiada
Com uma festa bem organizada e extremamente prestigiada pelos integrantes do Diretório Nacional do PRB, bem como, por deputados federais do partido na Câmara dos Deputados, dirigentes estaduais, municipais e vereadores, o deputado Alan Rick, foi empossado pelo senador Eduardo Lopes, presidente nacional do partido, no cargo de presidente do Diretório Estadual no Acre.

PSD rompe com PSDB em Cruzeiro do Sul
Por pressão, do deputado Jairo Carvalho- PSD, o partido retirou o apoio ao candidato Henrique Afonso, pois o PSDB, não retirou à candidatura da professora Branca Menezes em apoio a André Maia- PSD, em Senador Guiomard.

Candidatura de Raimundo Vaz
Os partidos PR, PSDB, PSC, SOLIDARIEDADE, PEN, PTC decidiram lançar as candidaturas do vereador Raimundo Vaz- PR, como candidato a prefeito e Francineudo Costa- PSDB, na condição de vice-prefeito.

Perda dos vices
· Em Rio Branco, o PC do B, perdeu a vaga de vice-prefeito, para o PSB, na reeleição do prefeito Marcus Alexandre;

· Em Feijó, o prefeito Merla Albuquerque- PT, perdeu o seu vice Claudio Braga- PSB, para o candidato Kief Cavalcante- PP;

· Em Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso- PSDB perdeu o vice e o apoio, que seria indicado pelo PSD.

Tarauacá
Numa composição política, formatada na busca da terceira via, o ex-prefeito Vando Torquato- PR, articulou e convenceu o vereador Mirabor Leite- PMDB, desistir de sua pré-candidatura a prefeito de Tarauacá e apoiar a sua irmã Teka Torquato- PR, na condição de vice-prefeito.

Sem entender
Os aliados do vereador Mirabor Leite-PMDB, ligaram para dizer, que não entenderam essa composição política, já que o vereador não fez composição com o outro e mais forte grupo de oposição da cidade, por sistematicamente enfatizar, que não abriria mão de sua candidatura à Prefeitura de Tarauacá, e foi ser vice, na chapa da professora Teka Torquato- PR.

As perdas de Rodrigo Damasceno
O prefeito Rodrigo Damasceno, começa a contabilizar significativas perdas de importantes forças políticas do município, que pode comprometer à sua reeleição:

· Não contará com uma coordenação profissional e sincronizada, que teve na eleição de 2012;
· Não contará com o apoio do ex-prefeito Vando Torquato, que jogou seu capital político, em prol do governo de um novo tempo;
· Não contará com o apoio dos valorosos integrantes do Partido Rede Sustentabilidade, que foram decisivos, principalmente no setor da educação, em sua eleição de 2012;
· Não terá o apoio, de grande parte da juventude, que buscava uma oportunidade de emprego, através da anunciada fábrica de compensado, que seria instalada, no complexo industrial, conforme anunciado, desde 2012;
· Terá contra sua reeleição, a insatisfação de mais de cinco mil inscritos, no concurso que foi cancelado, o que causou um prejuízo imensurável aos inscritos no certame.

O contraponto
Aliados da administração destacam que ainda existe uma possibilidade de se reverter o quadro político, em função dos seguintes aspectos:

· A administração estar adimplente;
· Pela realização do concurso público da educação;
· Pelo apoio dos 108 estagiários colocados recentemente;
· Pela regularização da invasão, no bairro Ipepacunha;
· Pela construção da escola modelo Idelzuith Barroso;
· Pela construção da Biblioteca Pública;
· Pela construção da Rodoviária, em parceria com o governo do Estado;
· Pela construção da quadra de grama sintética.

Destituições
Em um grande e inesperado desentendimento, entre a presidente do Partido da República- PR, ex-deputada Antonia Lúcia, e o secretário geral do partido, Paulo Ximenes e o presidente do Diretório Municipal de Rio Branco, Dr. Carlos Beiruth, a mesma, resolver destituir seus ex-aliados dos seus cargos no Partido da República.

Município do Jordão
A Frente Popular do Jordão, já com sua chapa definida, com Elson Farias- PC do B, para prefeito e Ademir Figueiredo- PT, para vice-prefeito, aguarda a decisão da oposição, sobre quem vai enfrentar nas eleições de 2016.

O candidato da oposição
Conforme anunciado anteriormente, a escolha do candidato da oposição será feita, através de uma pesquisa, que está acontecendo atualmente no município, entre os pré-candidatos, Turiano Filho- PSDB e Esperidião Menezes- PMDB.

Festival de praia de Tarauacá
Muito elogiada, a organização das atividades culturais e desportistas, coordenadas pelo secretário João Maciel, no decorrer do festival de praia de Tarauacá. A coluna se associa ao reconhecimento pelo sucesso alcançado.

17º Festival do Açaí
A prefeitura do município de Feijó, já se mobiliza e toma as providências necessárias, para a realização do tradicional festival do açaí, que acontecerá, entre os dias 12 a 14 de agosto, que já faz parte do calendário cultural do nosso Estado.

Convenção da Rede Sustentabilidade de Tarauacá
A direção do Diretório Municipal do partido da Rede Sustentabilidade de Tarauacá, convida os seus dirigentes, pré-candidatos, filiados, simpatizantes e a população em geral, para participarem da Convenção Municipal, que acontecerá, hoje dia 29 de julho (sexta-feira), às 19h, na sede da Câmara Municipal de Tarauacá, para deliberarem sobre a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, para as eleições de 2016.

Justificativa
Por conta de atividades profissionais, não foi possível a publicação desta coluna na semana passada.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

TARAUACÁ: VERONA X MEC DE MANOEL URBANO NESTE SÁBADO PELO ACREANO DE FUTSAL


Jenilson discute com SESP melhoria na segurança dentro dos hospitais em todo o Acre


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), membro da comissão de saúde da ALEAC, se reuniu na tarde de terça-feira, 26, com o secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias; e o Cel. Ricardo Brandão, secretário-adjunto de Integração operacional da pasta. No encontro, o parlamentar discutiu com a cúpula de segurança do Estado medidas que possam serem adotadas pelos órgãos de segurança estaduais dentro dos hospitais públicos para evitar a violência e roubos no âmbito das instituições de saúde.

Leite relatou ao secretário que a segurança dentro dos hospitais é fundamental para que se tenha um atendimento com êxito. O parlamentar também mencionou o PL de sua autoria que torna obrigatório a identificação de qualquer pessoa que circule nos hospitais públicos e privados do Acre.

Ainda segundo o deputado, a ideia é fazer com que todos os hospitais do estado implante um sistema de vigilância em conexão direta com própria secretaria de segurança. Isso consiste no uso de câmeras, limitar a entrada e saída de pessoas dentro dos hospitais. ” Com a implantação destes mecanismo vamos diminuir os furtos, e dar mais segurança aos profissionais de saúde e pacientes dentro das unidades hospitalares”.

Emylson Farias frisou que a pauta reivindicada pelo deputado é de fundamental importância para a segurança dos trabalhadores de saúde do Estado e dos usuários do sistema de saúde. “Muito importante a presença do deputado aqui para discutirmos relevantes matérias voltada para questão da segurança dentro das nossas unidades hospitalares. Temos tido avanço na área, através das parcerias com o sindicato dos médicos, secretaria de vigilância, secretaria de saúde, e agora com o apoio do legislativo na pessoa do deputado Jenilson Leite vindo unir força para dá mais segurança em nossas unidades hospitalares”.

A reunião foi realizada no gabinete do secretário.
Da redação ac24horas

TARAUACÁ: REDE SUSTENTABILIDADE REALIZA CONVENÇÃO MUNICIPAL NA NOITE DESTA SEXTA FEIRA


O Presidente da REDE SUSTENTABILIDADE, do município de Tarauacá-Acre, tem a honra de convidar todos os filiados do partido, bem como os seus simpatizantes e a população de maneira geral, para participarem da convenção Municipal que será realizada nesta sexta feira, 29 de julho, às 19 horas, no prédio da Câmara Municipal.

O evento contará com as presenças de membros da direção estadual e municipal do partido, vereadora Janaina Furtado, pré-candidatos a vereadores, filiados, os prefeitoráveis Marilete Vitorino e Chico Batista e representantes de partidos políticos.

Na convenção, os filiados devem deliberar sobre coligação partidária, escolha de candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores, eleição dos Membros do Diretório Municipal e outros assuntos de interesse partidário e eleitoral. 

Às 19 horas desta sexta feira, 29 de julho, na câmara municipal.


Cordialmente


José Eurico de Lima Paz
Presidente

Governo sanciona lei que institui termo “acreano” como gentílico oficial

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 28, o governador Tião Viana sancionou a lei nº. 3.148, de 27 de julho de 2016, a qual institui o termo “acreano” como gentílico oficial do Estado e o acresce ao conjunto de símbolos a que se refere o art. 8º da Constituição Estadual.

O decreto estabelece ainda que fica facultada, no âmbito da administração pública estadual, em respeito aos usos, costumes, memória social, aspectos históricos e culturais, o uso do termo “acreano”, em preferência à construção ortográfica “acriano”. A lei entrou em vigor na data de sua publicação.

“Essa lei que autoriza o uso do gentílico ‘acreano’ e ‘acreana’ nos documentos públicos estaduais é uma forma de e conhecimento do nosso governador à história de nossos antepassados, aos nossos costumes e autoestima”, conta a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira.

A chefe afirma também que a busca se torna uma realidade jurídica, já que todos os documento ficam ratificados a partir desta lei e com o uso não sendo considerado errado por parte dos órgãos de governo. “A gente fica feliz com os esforços da Academia Acreana de Letras e o reconhecimento da Aleac, e agradece aos deputados, que entenderam a importância da história de nossos antepassados, nossos costumes e autoestima”, concluiu.

Agência - Acre

TARAUACÁ: SINTEAC FIRMA CONVÊNIO COM CENTRO DE BRONZEAMENTO


O Centro de Bronzeamento “Corpo Dourado” fé o novo parceiro do Sinteac em Tarauacá em convênio firmado com a entidade, com intuito de atender todos os associados e seus dependente.


O Verão chegou e você não pode ficar de fora, venha buscar autoestima, saúde e bem estar, com uma bela marquinha, uma pele dourada e pelos platinados. O centro com Sessão de Bronzeamento: Bronze de camomila, Bronze de Amêndoas, Chocobronze, Banho de lua, Esfoliação, Descoloração Hidratação e Refrescância total.


Atendimento também por agendamentos, onde a pessoa tem a opção de se bronzear sozinha. Produtos como cera natural de vários sabores para depilação, biquínis adesivos, tatuagens solares e porções de todos os produtos para um bronze.


Venha conhecer o nosso espaço de bronzeamento. Só a sua visita já lhe garante um cadastro para concorrer a sorteio de prêmios na área da estética, no dia da Inauguração, que acontecerá no dia 30/07, próximo sábado, as 9:hs. 

Sorteios: 

1-Bronzeamento Natural
2-Bronzeamento de chocolate
3-Banho de Lua
4-Esfoliação Corporal
5-Hidratação Corporal
6-Descoloração de pelos
7 –Depilação
8 –Manicure
9 –Corte de cabelo
10-Biquínis adesivos
11 –Tatuagens solares 
12 -Limpeza de pele.


Então vamos aproveitar e marcar sua sessão.
Agendamento: 34621211 – 81142425 - 99961018 Whatsapp. 
De Segunda á Domingo, das 7:30 às 11:00 e das 3:30 ás 18:00.
Pele Macia e Marquinha Sensual, só fazendo Bronzeamento Natural
Endereço: Avenida Antônio Frota, 512, No Prédio da Loja Mirely Modas

Blog do Sinteac