CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 30 de abril de 2016

FELICIDADES VIVIANE FERRAZ



Desejo para você toda a felicidade do mundo.
Que Deus te ilumine sempre, guie seus passos e dê muita forca para que você possa lutar pelos seus objetivos hoje e sempre.
Que o brilho de tua vida busque no céu a essência da luz da vitória para espalhar em teu caminho,otimismo, esperança, compreensão, coragem e que tenha determinação para continuar a vencer e que Deus esteja contigo e te abençoe, que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante, e te conceda muitos anos de vida! 
Feliz Aniversário!

Delandio Martins 

HOJE É O ANIVERSARIO DO ALEXANDRE


Só temos a lhe desejar tudo de bom que existe no mundo. Essa é uma singela homenagem do grupo 1% pra você!

TARAUACÁ: TIME DO PRAIA ESTREIA HOJE NA COPA DO ACRE DE FUTSAL

Verona e Praia de Tarauacá, Flamengo e Juventus de Feijó, iniciam hoje a disputa na fase da Regional Tarauacá-Envira da Primeira Copa de Futsal do Acre. A primeira rodada acontece neste final de semana. 

Hoje, sábado, 20 de abril, termos a estréia do time do Praia enfrentando o Juventus de Feijó. O jogo acontece no Ginásio Poliesportivo Ruinet Lima de Matos, as 19 horas. Já o Verona estréia neste domingo no ginásio de Feijó contra o Flamengo, daquele município.

A COPA - Com a participação de 34 equipes de 17 municípios acreanos, a Copa do Acre de Futsal 2016 está em andamento desde o inicio deste mês em todas as regionais do estado. A competição é promovida pela Superliga Acreana de Futsal que é presidida pelo Senhor Sérgio Luiz (atual vice-presidente da Federação Acreana de Futsal). 

Campeão e vice de cada município das 5 regionais do Acre, disputam entre si e o campeão de cada regional disputará em Rio Branco a fase final. A equipe vencedora da competição terá como premiação um valor em dinheiro correspondente a R$ 8.000,00 (oito mil reais) e a vice-campeã receberá R$ 2.000,00 (dois mil reais).

TARAUACÁ: PREFEITO RODRIGO ANUNCIA MEDIDAS "AMARGAS" PARA ENFRENTAR A CRISE

Prefeito Rodrigo Damasceno
A crise econômica e politica que tomou conta do país tem causado prejuízos imensos à toda população brasileira. As prefeituras por todo o Brasil estão com seus repasses a cada mês diminuindo. Isso tem feito com que muitos prefeitos tenham que tomar medidas "amargas"  de contenção de gastos e para poderem honrar com os compromissos básicos da administração. 


Em Tarauacá, o Prefeito Rodrigo Damasceno, convocou todo o pessoal de sua administração, além de vereadores,  movimento comunitário, igrejas e outros representantes da sociedade civil organizada, para fazer uma espécie de "Raio X" da crise no município e anunciar as medidas que serão tomadas pela administração para conter gastos e combater a crise. O encontro aconteceu na tarde desta sexta feira, 29 de abril, no Teatro José Potyguara. 

"Tentamos retardar ao máximo de tempo possível essa decisão, porém, nossos recursos diminuíram drasticamente e não estamos mais conseguindo, por exemplo, pagar os cooperados e terceirizados", disse o prefeito.

As principais medidas anunciadas foram as seguintes:

1. Redução em 20%, nos salários do Prefeito, Vice Prefeito, Secretários e Assessores de Cargo em Comissão;
2. Suspensão do pagamento de diárias;
3. Suspensão de todas gratificações e dobras;
4. Redução do tempo de expediente nas secretarias para conter gastos;
5. Redução no número de servidores cooperados;
6. Diminuição do número de servidores terceirizados;
7. Redução de gastos com combustível;
8. Redução de gastos com material de expediente;

"Estas medidas são necessárias para manter a saúde financeira da Prefeitura que paga uma séries de dividas contraídas por outros gestores, tendo em vista a manutenção de qualidade dos serviços públicos para a população, tais como: coleta de lixo, limpeza urbana, atendimento de saúde nas Ubs’S, manutenção das unidades escolares, assim como, o pagamento dos servidores público em dia" finalizou o prefeito. 

Mais tarde por uma rede social, o prefeito Rodrigo Damasceno, que optou por não receber salário de prefeito e sim de médico, que é sua profissão, anunciou que vai destinar 20% de seus vencimentos para os cofres da prefeitura. Rodrigo é concursado e tem dois contratos no Governo do Estado.


Leia o que ele escreveu:

"A Crise chegou em Tarauacá... Mesmo após nossos esforços para segurar... Fizemos uma reunião hj, onde tratamos sobre os cortes que realizamos. Vamos cortar 20% dos salários dos servidores municipais que está na câmara de vereadores para aprovação e diminuir a quantidade de servidores terceirizados e cooperados... E eu não recebo pela prefeitura, tenho dois contratos concursados pelo estado! E vou destinar 20% de meu salário para prefeitura na conta 4025-8, daqui um mês posto o comprovante de depósito". (fotos:assecom)

TARAUACÁ: HOJE É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE


Todos as Unidades Básicas de Saúde do município de Tarauacá, estarão funcionando, neste sábado, 30 de abril, como postos de vacinação contra a gripe. A ação faz parte da Campanha Nacional de vacinação para imunização contra a gripe. Ao todo,8 unidades de saúde estarão abertas no sábado durante todo o dia.

Deverão ser vacinados prioritariamente, as gestantes, mães de bebês recém-nascidos, trabalhadores da área da saúde, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento, hipertensão sistêmica com comorbidade, entre outros.

COM INFORMAÇÕES DA ASSECOM – TARAUACÁ

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016: PTN abandona base de apoio do prefeito de Tarauacá, diz colunista

Em fevereiro partido anunciou apoio a Rodrigo Damasceno
A colunista Política do Site Contilnet, Jornalista Gina Menezes, publicou em sua coluna desta última sexta feria, 29 de abril, que o PTN de Tarauacá, partido do Ex-Deputado Chico Sombra e do Secretário Municipal de Finanças Árife Eleamem, esse último afastado para ser candidato a vereador, anuncia um possível rompimento com o governo de Rodrigo Damasceno. Aliás, o PTN foi o primeiro partido em Tarauacá no ano de 2016 a anunciar o apoio à reeleição de Rodrigo, mesmo antes do PCdoB, principal aliado do PT. As razões desse 'racha 'não estão ainda bem claras.

COLUNA DA GINA MENEZES

PTN abandona a base de apoio a Rodrigo Damasceno
O PTN (Partido Trabalhista Nacional) abandonou a base de apoio do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), e complicou ainda mais a vida do petista que caminha para uma campanha de reeleição complicadíssima.

Prejuízo
O PTN é o segundo maior partido político que fazia parte da aliança que apoiava Rodrigo Damasceno. O rompimento da aliança entre a sigla e o prefeito causa imenso prejuízo ao PT daquela cidade, um dos mais importantes colégios eleitorais do Estado.

Não valoriza
A verdade é uma só: Rodrigo Damasceno não valoriza os partidos aliados, e acaba perdendo apoios, como aconteceu agora com o PTN.

Mania incurável
Rodrigo Damasceno tem aquela incurável síndrome de alguns petistas que acreditam tudo poder fazer sozinhos, e subestimam os aliados que os ajudaram na eleição.

Cenário complicado
Por essas e por outras que a reeleição de Rodrigo Damasceno é algo difícil. Ele não sabe o que é humildade, nem mesmo bom senso.

Leia Coluna Completa AQUI

VENDO OU TROCO MOTO TITAN EM TARAUACÁ


Vendo ou troco por uma moto Bis
Moto TITAN 150 
Telefone (68) 9977-0739
Sandra Santos

sexta-feira, 29 de abril de 2016

TARAUACÁ: LAURO BENIGNO É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SINTEAC

CHAPA SINTEAC FORTE E INDEPENDENTE - LAURO PRESIDENTE (foto: Jardy Lopes)
O Professor Lauro Benigno é o novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Em Educação - Sinteac, no município de Tarauacá. Lauro foi eleito nesta sexta feira, 29 de abril de 2016, com 73,4 % dos votos. O adversário Professor Gleison Daniel obteve 24,9 % da preferência dos associados da entidade. Eurico Paz, Vice-Presidente; Maria Bento – Secretária; Aderlândio França – Secretário; Raimundo Brasil – Tesoureiro e Maria do Carmo Lima – Tesoureira, sindicalistas experimentados e comprometidos com a luta de todos da educação, eram os componentes da chapa 1, encabeçada por Lauro.

Lauro Benigno de Souza, 37 anos, evangélico, membro da Assembleia de Deus, casado com Dalva Azevedo, pai de dois filhos, Lauro Filho e Anna Lis, licenciado em Matemática pela UFAC e Especialista em Gestão e Planejamento da Educação Básica pelo IVE. Servidor concursado da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal, filiado e militante do Sinteac. 

Em 1999, foi aprovado no concurso público, realizado pela Prefeitura de Tarauacá, iniciando como supervisor de Ensino Rural. Atuou ainda como professor nas escolas Rosaura Mourão, Plácido de Castro, Instituto São José, Djalma Batista e José Augusto de Araújo, sendo que nesta última, foi eleito gestor em 2008 e reeleito 2011, ficando até janeiro de 2016. Durante oito anos como Gestor Escolar, foi eleito líder do Colegiado de Gestores Municipais. Atualmente era Vice-Presidente do Sinteac, no núcleo de Tarauacá.

A eleição foi tranquila, Presidida pelo Professor Ademir Gomes Carneiro (Dedé), distribuída em 17 urnas, divididas nas escolas e uma urna central na sede do sindicato. 

RESULTADO FINAL:

VOTARAM : 426 ELEITORES

CHAPA 1 - LAURO BENIGNO - 339 VOTOS (73,4%)
CHAPA 2 - GLEISON DANIEL - 115 VOTOS (24,9%)
BRANCOS E NULOS - 8 VOTOS - (1,7%)

RESULTADO POR ESCOLA

EDUARDO SANTOS MORAES
5 VOTANTES
CHAPA 1 - 4 VOTOS - 80%
CHAPA 2 - 1 VOTO - 20%

15 DE JUNHO
10 VOTANTES
CHAPA 1 - 9 VOTOS - 90%
CHAPA 2 - 1 VOTO - 10%

AUCILENE CALIXTO
27 VOTANTES
CHAPA 1 - 24 VOTOS - 88,8%
CHAPA 2 - 03 VOTOS - 11,2%

DELZUITE BARROSO
11 VOTANTES
CHAPA 1 - 07 VOTOS - 63,6%
CHAPA 2 - 04 VOTOS - 36,4%

EDMUNDO PINTO
10 VOTANTES
CHAPA 1 - 05 VOTOS - 50%
CHAPA 2 - 04 VOTOS - 40%
B/N - 1 VOTO - 10%

JOSÉ AUGUSTO
40 VOTANTES
CHAPA 1 - 40 VOTOS - 100%
CHAPA 2 - 00 VOTO - 00%

TUPANIR GALDÊNCIO
25 VOTANTES
CHAPA 1 - 09 VOTOS - 36%
CHAPA 2 - 14 VOTOS - 56%
B/N - 2 VOTOS - 08%

EDMUNDO PINTO
10 VOTANTES
CHAPA 1 - 05 VOTOS - 50%
CHAPA 2 - 04 VOTOS - 40%
B/N - 1 VOTO - 10%

ADELMAR OLIVEIRA
21 VOTANTES
CHAPA 1 - 19 VOTOS - 91%
CHAPA 2 - 02 VOTOS - 9%

RILZA DANIEL
27 VOTANTES
CHAPA 1 - 16 VOTOS - 59,2%
CHAPA 2 - 10 VOTOS - 37,03%
B/N - 1 VOTO - 3,77%

DONIZETE MORA
17 VOTANTES
CHAPA 1 - 11 VOTOS - 64,7%
CHAPA 2 - 06 VOTOS - 35,3%

VALDINA TORQUATO
19 VOTANTES
CHAPA 1 - 18 VOTOS - 94,7%
CHAPA 2 - 01 VOTOS - 5,3%%

PLÁCIDO DE CASTRO
26 VOTANTES
CHAPA 1 - 20 VOTOS - 76,9%%
CHAPA 2 - 06 VOTOS - 23,1%

ROSAURA MOURÃO DA ROCHA
14 VOTANTES
CHAPA 1 - 10 VOTOS - 71,4%
CHAPA 2 - 03 VOTOS - 21,4%
B/N - 1 VOTO - 7,2%

JOÃO RIBEIRO
33 VOTANTES
CHAPA 1 - 23 VOTOS - 69,7%
CHAPA 2 - 04 VOTOS - 27,3%
B/N - 1 VOTO - 3,0%


DELZUITE BARROSO
17 VOTANTES
CHAPA 1 - 12 VOTOS - 70,5%
CHAPA 2 - 03 VOTOS - 17,7%
B/N - 2 VOTOS - 11,8%

DJALMA BATISTA
31 VOTANTES
CHAPA 1 - 11 VOTOS - 35,5%
CHAPA 2 - 20 VOTOS - 64,5%

URNA CENTRAL-SINTEAC (ESCOLA SÃO JOSÉ, SEME, NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, CEDUP, APOSENTADOS E OUTROS SETORES)

131 VOTANTES
CHAPA 1 - 101 VOTOS - 77,1%
CHAPA 2 - 28 VOTOS - 21,4%
B/N - 2 VOTO - 1,5%

Jesus Sérgio comemora liberação de mais R$ 230 milhões para recuperação da BR-364



O deputado estadual e presidente da Comissão de Obras e Transportes da Assembleia Legislativa do Acre (Acre), Jesus Sérgio, comemorou o anuncio da liberação de mais R$ 230 milhões, que serão destinados às obras de recuperação da BR-364, nos trechos compreendidos entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As intervenções na rodovia devem começar em julho.


Jesus Sérgio não participou da audiência realizada em Brasília, na quinta-feira, 28, porque estava participando das festividades de aniversário da cidade de Jordão. O governador Tião Viana esteve acompanhado do supervisor de Obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano e dos demais membros da Comissão de Obras da Aleac com o ministro Antônio Carlos Rodrigues.

Na ocasião, houve também a entrega dos projetos relacionados ao Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) da rodovia, que o ministro Rodrigues determinou o encaminhamento imediato para licitação. Esse contrato garante a trafegabilidade da BR-364 o ano inteiro.

O Crema é um contrato de conservação e manutenção da BR-364 que vai garantir que ela ofereça tráfego o ano inteiro. Não é um contrato emergencial, e sim um contrato que assegura não só o verão amazônico, mas o inverno de manutenção constante do Dnit na rodovia.

O Ministério dos Transportes autorizou ainda o empenho para ação emergencial das obras na região do Massipira, entre o Rio Macapá e Tarauacá (trechos mais críticos). Além disso, foi solicitada ação emergencial também para os trechos entre o Purus e Feijó

“O nosso projeto de restauração da BR-364 foi aprovado, e agora vamos avançar no processo licitatório. Amanhã o Dnit realiza uma reunião interna de coordenadoria para poder, em cima do que foi determinado pelo diretor-geral do órgão, dar os encaminhamentos necessários”, explica o supervisor do DNIT.

Recentemente, Jesus Sérgio reuniu os deputados que compõem a Comissão de Obras da Aleac e os engenheiros do Deracre e Dnit para realizarem uma vistoria na rodovia de Sena Madureira a Tarauacá. Um relatório minucioso está sendo preparado e nele constará detalhes dos trechos mais críticos, os quais devem receber atenção prioritária. Com informações da Agência Acre.
ASSESSORIA

Homem é assassinado a golpes de faca em Feijó durante assalto


Um menor de 16 anos é suspeito de ter matado a golpes de faca Jerremilson de Sousa Damasceno, 38 anos, morador do bairro Esperança em Feijó. O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (28), durante uma tentativa de assalto.

Policiais foram acionados pelos vizinhos que perceberam movimentação estranha na residência de Jerremilson. Quando os policiais chegaram à residência, viram um corpo caído no chão e duas pessoas percorrendo no interior da casa.

Ao entrarem na residência, o menor foi apreendido pelo policias com duas mochilas cheias de objetos que seriam da vítima. O menor ainda alegou ser o dono da casa e que Jerremilson é que tinha tentado assaltar à residência, mas acabou confessando o crime.

O menor foi levado para a delegacia do menor do município onde ficará a disposição da justiça.​

AC24HORAS

TARAUACÁ: DR. JAIME CALDERON NO LBCLIN


TARAUACÁ: GIOVANNI ACIOLY AO VIVO HOJE NA CERVEJARIA SEMÁFORO PUB


SENADOR GUIOMARD: TCE manda suspender reajuste para trabalhadores em educação do município

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) mandou suspender o reajuste salarial de 31,5% para os trabalhadores da rede municipal de educação.

O aumento foi concedido após aprovação de lei no parlamento municipal e o prefeito ter sancionado a matéria. Mais o processo 21.820.2016-01 TCE passou a apurar a responsabilidade dos atos administrativos que concederam reajuste salarial e o limite de despesa de pessoal previsto em lei.

O Prefeito James Gomes (PP) lamentou o ocorrido. “Nós tentamos fazer o que foi possível, cortamos gastos, aprovamos a lei e o TCE nos mandou suspender o reajuste, agora vou procurar a saída com o corpo técnico e jurídico da Prefeitura para achar uma saída para essa situação”, analisou o gestor.

Na decisão, o Conselheiro Ronald Polanco Ribeiro escreveu: “a situação orçamentário-fiscal da municipalidade requer sejam tomadas medidas administrativas não no intuito de reajustar a remuneração de pessoal da educação como se pretende, mais sim impor economia e sanear urgentes os excessos de gastos em diversas rubricas…”

A decisão prevê o cumprimento imediato da determinação do Tribunal. Dentre outras sanções previstas pelo órgão de controle, o TCE informa que caso a decisão não seja cumprida haverá processo autônomo com pagamento de multas de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e ainda crimes de desobediência.

Assessoria da Prefeitura

Aproxime-se do seu contador porque o bicho vai pegar!

Definitivamente empreender no Brasil não é para qualquer um. A maior parte dos empresários que conheço, os que perseveraram em suas jornadas, demoraram uma boa década para aprender a navegar nessas águas hostis. Não conheço nenhum que não traga na pele, na memória e no bolso as marcas deste aprendizado.

O primeiro conselho que um empresário brasileiro tarimbado pode dar para um empreendedor de primeira viagem é sempre o mesmo.Contrate um bom contador. O “bom contador” é fundamental na trajetória de um empresário tupiniquim por dois motivos.

Primeiro, porque o “bom contador” é diligente no seu trabalho, não cria problemas para a sua empresa e não te expõe desnecessariamente a penalidades e multas. Em segundo lugar, porque, até aqui, o “bom contador” resolvia a vida do empresário sozinho. Ele se virava para fazer o seu trabalho e entregar declarações para o governo com dados faltantes, incompletos e incoerentes, devido, em grande parte, à pouca cooperação de empresários como eu.

Pois bem, este tempo acabou. Mudanças recentes implementadas pelo Governo Federal fazem com que, a partir de agora, o contador não possa mais se virar sozinho. Para não ter problemas seríssimos com a Receita, empresários pouco diligentes terão que trabalhar a quatro mãos com seus contadores, de preferência fazendo suacontabilidade online. Veja abaixo três mudanças implementadas pela Receita Federal e os impactos que terão para você!
E-Financeira
Todas as transações financeiras que ocorrerem no Brasil desde dezembro de 2015 serão enviadas para a Receita Federal por bancos e demais instituições financeiras. Este é o último elo que faltava para alimentar o T-REX, maior sistema de cruzamentos de dados financeiros, contábeis e fiscais do mundo, e que foi desenvolvido para combater a sonegação fiscal no país.

Mas por que você deve se preocupar com isso? Porque esse sistema vai pegar tanto sonegadores como empresas desorganizadas que tiverem lançamentos contábeis não compatíveis com suas transações financeiras.

Sped Contábil
Essa é uma obrigação super trabalhosa e detalhada que o seu contador envia para o governo. É composta basicamente dos seus demonstrativos contábeis em formato eletrônico. O que a Receita faz com isso? Alimenta o T-REX, obviamente. Começou em 2009 para empresas de lucro real; em 2015 passou a cobrir empresas de lucro presumido que distribuem lucro acima do limite de presunção; e já se fala que será ampliada para todas as empresas de lucro presumido.

Para gerar o Sped Contábil da sua empresa, o seu contador precisará saber o detalhe de tudo que entrou e de tudo o que saiu das suas contas bancárias. Nome do cliente e do fornecedor, valor, natureza da despesa e da receita, etc. Você não pode mais imprimir um extrato do banco no final do mês e mandar pelo motoboy para o seu “bom contador” se virar. Ele não tem bola de cristal, não vai conseguir deduzir essas informações e quem vai se dar mal é você.

Atrasos na entrega do Sped geram multas pesadas que variam de R$ 500 a R$ 1.500, já declarações incompletas ou inexatas podem custar 3% do faturamento anual da sua empresa.
Desenquadramento do Simples
Pouca gente sabe, mas a não apresentação de registros contábeis coerentes e organizados é uma das causas de desenquadramento do Simples. Isso está bem claro na lei complementar 123 de 2006, seção VIII, art 29 que diz “A exclusão de oficio das empresas optantes pelo simples dar-se a quando: (…) VIII – houver falta de escrituração do livro-caixa ou não permitir a identificação da movimentação financeira, inclusive bancária”.

O desenquadramento do Simples gera um aumento doloroso de impostos e encargos sociais que a sua empresa não precisa ter. Para evitar este caso, também será fundamental uma boa cooperação com o escritório contábil da sua escolha.

O impacto negativo desses três itens apresentados acima é incalculável para qualquer empresa. Multas altíssimas, jurosmonstruosos, autuações, aumentos de custos e muita dor de cabeça.

Como passar longe deste problema

Tenha uma conversa franca com o seu contador. Cumprir com essas obrigações é uma responsabilidade compartilhada entre vocês dois. Explique para ele como você organiza suas finanças, seja franco com relação ao tempo que você tem para preparar e enviar essas informações.

Tenho certeza de que, juntos, vocês estruturarão um processo e escolherão ferramentas que funcionarão bem para os dois lados. ONibo foi desenvolvido com esse objetivo, ajudar empresários e contadores a se integrarem melhor, a desperdiçarem menos tempo com burocracia e a focarem suas energias no desenvolvimento do seus negócios. Faça uma visita no nosso site e veja como podemos ajuda-lo!


Fonte: Jornal Contábil

SEME e SEE realizam Formação dos Agentes do Asas da Florestania

Formação do Asas da Florestania Infantil, realizada nos dia 14 e 15 de Abril do corrente mês ,com o objetivo de Oportunizar aos Agentes de Educação, situações que favoreçam reflexão e a construção de competências necessárias para o desenvolvimento da metodologia do Programa Asas da Florestania Infantil.

A Formação contou com a participação de 24 agentes de Educação, que atendem nas comunidades de difícil acesso do município.

“O Acre é o Estado pioneiro com esse modelo de ensino”, diz Carlos Gomes, Secretário Municipal de Educação citando a coragem e a disposição de se trabalhar educação nessa modalidade de ensino na adversidade da floresta.

“Antes de tudo é um aprendizado que se transforma em satisfação pelos resultados. Está sendo uma troca de conhecimento. Estamos aprendendo e ensinando”, diz a coordenadora Katiana de Albuquerque.

Segundo Katiana, o Asas da Florestania no Município atende cerca 80 famílias que são assistidas com o programa de ensino infantil na zona rural.

A Formação foi ministrada por quatro formadoras da SEE, além da equipe local da SEME. O Programa é desenvolvido através de uma parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Tarauacá.

Asinhas Infantil é o nome carinhoso do Programa de educação que está levando ensino à comunidades de difícil acesso na zona rural do Município.

Assecom – SEME

ACRE: Governador Tião Viana garante R$ 230 milhões para obras de recuperação da BR-364

Tião Viana, Dnit e Comissão de Obras da Aleac se reuniram com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (Foto: Ministério dos Transportes)
Uma excelente notícia para a infraestrutura e a integração rodoviária no Acre: o governador Tião Viana conseguiu em Brasília, no Ministério dos Transportes, em audiência nesta quinta-feira, 28, com o ministro Antônio Carlos Rodrigues, a liberação de mais R$ 230 milhões, que serão destinados às obras de recuperação da BR-364, nos trechos compreendidos entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As intervenções na rodovia devem começar em julho.

Participaram da audiência a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, o supervisor de Obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano, e os deputados estaduais membros da Comissão de Obras e Transportes da Assembleia Legislativa do Acre (Acre) Jonas Lima e Raimundo Correia da Costa (o Raimundinho da Saúde).

Na ocasião, houve também a entrega dos projetos relacionados ao Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) da rodovia, que o ministro Rodrigues determinou o encaminhamento imediato para licitação. Esse contrato garante a trafegabilidade da BR-364 o ano inteiro.

“O Crema é um contrato de conservação e manutenção da BR-364 que vai garantir que ela ofereça tráfego o ano inteiro. Não é um contrato emergencial, e sim um contrato que assegura não só o verão amazônico, mas o inverno de manutenção constante do Dnit na rodovia”, explica a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira.

O Ministério dos Transportes autorizou ainda o empenho para ação emergencial das obras na região do Massipira, entre o Rio Macapá e Tarauacá (trechos mais críticos). Além disso, foi solicitada ação emergencial também para os trechos entre o Purus e Feijó

“O nosso projeto de restauração da BR-364 foi aprovado, e agora vamos avançar no processo licitatório. Amanhã o Dnit realiza uma reunião interna de coordenadoria para poder, em cima do que foi determinado pelo diretor-geral do órgão, dar os encaminhamentos necessários”, explica o supervisor.

Em maio de 2015, o governador Tião Viana buscou a ajuda diretamente com a presidente Dilma Rousseff e o Ministério dos Transportes, e conseguiu a liberação imediata de R$ 78 milhões para a obra de recuperação emergencial nos trechos mais críticos, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. As ordens de serviço foram assinadas no fim de agosto de 2015.

Atualmente o Dnit está executando as obras desses contratos e outras de pequeno porte. Com o projeto pronto para fazer a restauração entre Sena Madureira e o Rio Liberdade, a garantia do empenho e do recurso, e a licitação já encaminhada, as obras devem ser executadas ainda este ano.

“Nossa expectativa é lançar em um mês o edital para contratação das empresas executoras. Provavelmente em julho já teremos iniciado as intervenções na rodovia”, garante Caetano.

Reforço parlamentar

O deputado Raimundo Correia contou que a Comissão de Obras da Aleac esteve há 15 dias fazendo uma vistoria na rodovia de Sena Madureira a Tarauacá.

“A rodovia carece de uma intervenção urgente. Ficamos muito felizes com a liberação de R$ 230 milhões. Agora, no início do verão, já começarão as obras de recuperação, para garantir a trafegabilidade na BR-364”, conta o deputado.

O deputado Jonas Lima parabenizou o governador Tião Viana pelo empenho e prestígio que ele tem nas instituições federais. “Isso demonstra seu compromisso com o Acre, com confiança no plano nacional dos ministérios. Essa garantia será muito boa para os próximos anos na BR-364, já que irá beneficiar os municípios que necessitam da rodovia”, parabenizou o parlamentar.
Esforços do governo e responsabilidade do Dnit

Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), o governo foi responsável pela manutenção da BR-364 até dezembro de 2014, ficando apenas com o trecho de Massipira (62 km) e 49 km entre Tarauacá e Feijó.

A partir de janeiro de 2015, o Dnit assumiu a responsabilidade da rodovia e iniciou o Plano Anual de Trabalho e Orçamento (Patos), destacando três empresas para fazer a manutenção da estrada.

Em abril do mesmo ano, o governo entregou ao Dnit a responsabilidade também pelos trechos Massipira (62 km) e 49 km entre Tarauacá e Feijó.
Autorização de empenho para a BR-317 e a Avenida Marinho Monte

Outras demandas também foram encaminhadas positivamente na audiência ministerial, como a resolução de pendências nos convênios da BR-317, além das questões dos empenhos da rodovia.

Foi autorizado o empenho para a finalização dos trabalhos e confirmada a conclusão das obras de recuperação na Avenida Marinho Monte, em Brasileia.

“Foi dado o encaminhamento para que a gente conclua todos os serviços. A princípio, vamos concluir a parte central dos sete metros que já estamos fazendo. Paralelamente, vamos nos reunir amanhã [hoje] para ver as melhores estratégias de avançar nos outros sete metros, onde a prefeitura de Brasileia iniciou a ampliação e não concluiu”, informou o supervisor do Dnit.

Da Agência Acre

TARAUACÁ: VEREADORA PEDE INFORMAÇÕES SOBRE O QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Na sessão da quarta-feira (27) de Abril, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade), apresentou na tribuna da câmara, 3 três requerimentos.

No primeiro, a parlamentar pede para que seja enviado pela prefeitura, o quadro funcional de todas as escolas da rede publica de ensino do município, especificando, cargo, data da lotação, situação funcional e formação. 

O segundo, é um pedido para que a administração envie um relatório sobre a aplicação dos recursos provenientes do pagamento da Taxa de Iluminação Pública do município, desde o ano de 2012 até abril de 2016. 

Por ultimo, Janaina quer saber sobre os recursos que foram destinados no Orçamento/2016 para a Coordenação de Mulheres do Município.

Após a sessão, a vereadora juntamente com outros parlamentares, participou de uma reunião com o Secretário de Administração, Dilvo Barreta, sobre o atraso no pagamento dos servidores do Lar Novo Hamburgo, que estão há 7 sete meses com seus salários atrasados. Do Secretário, a parlamentar ouviu que o recurso já foi repassado para a empresa e já está na conta. "Acredito que amanhã o pagamento dos prestadores de serviço do Lar Novo Hamburgo, já seja liberado’’, afirmou Dilvo. 


Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

Coluna Política na Toca do Coêlho, 29-04-2016

Comportamento tendencioso
Não pegou nada bem, no momento em que o Senado analisa o processo de impeachment da presidente Dilma- PT, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros- PMDB, manter conversas reservadas, com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. Esse tipo de comportamento depõe contra a independência dos poderes e deixa dúvidas, contra a isenção do presidente do Senado Federal.

Sinais de despedidas da presidente Dilma
Com o prosseguimento do impeachment da presidente Dilma- PT tramitando no Senado e com o placar, até então, desfavorável à mandatária do Palácio do Planalto, percebe-se os primeiros sinais de despedidas. Diminuiu consideravelmente a entrada de carros, no palácio da Alvorada, a agenda na presidente, já não está lotada, ela já está reclamando que o cafezinho está frio e os amigos de outrora, já não ligam como antes.

Previsão 
Confirmando o afastamento da presidente Dilma-PT, por 180 dias, a oposição prevê para o mês de julho, antes do início do recesso parlamentar, a conclusão do processo de cassação da presidente Dilma.

Transição governamental
O Diretório Nacional do PT e suas principais lideranças definiram em reunião, que não farão a transição governamental, caso o vice-presidente Michel Temer, assuma a presidência da República com o afastamento de Dilma Roussef- PT.

Proposta de Emenda Constitucional
Foi protocolada no Senado Federal, por aliados da presidente Dilma- PT, percebendo que são diminutas as chances da mesma permanecer no cargo, uma Proposta de Emenda Constitucional, que prevê eleições gerais, em outubro de 2016.

Plano B do PT: 1 de maio.
O presidente Lula tem participado de reuniões definindo estratégias para o PT e aliados, com a participação de lideranças dos movimentos sindicais, ligadas às corrente partidárias do PT, no sentido de mobilizar a sociedade para deslegitimar o possível governo, do vice-presidente Michel Temer- PMDB, a partir de 1 de maio, nas comemorações do Dia do Trabalho.

PTB Nacional
O ex-deputado Roberto Jefferson, condenado no mensalão, foi quem primeiro denunciou os desvios através de propinas, para manter a base política no governo Lula. Recentemente, teve a sua pena perdoada pelo Supremo Tribunal Federal e reassumiu a presidência nacional do PTB, em Brasília.

De Volta pra Casa
Com o impeachment da presidente, quem deverá voltar para o melhor lugar para viver na Amazônia, são os acreanos, que ocupam cargos federais em Brasília:

· Binho Marques- PT, ex-governador, que assume cargo no Ministério da Educação;
· Aníbal Diniz- PT, ex-senador, que ocupa um cargo, na ANATEL;
· Perpétua Almeida- PC do B, ex- deputada federal, que ocupa um cargo, no Ministério da Defesa.

Mudanças nas relações políticas
Atualmente, os dois políticos do Acre, com mais influência política no governo federal, são o senador Jorge Viana- PT e o governador, Tião Viana- PT. Com a possível posse do vice-presidente, Michel Temer- PMDB, quem se fortalecerá nesta relação, com o Palácio do Planalto, serão os deputado federal Flaviano Melo e Vagner Sales, prefeito de Cruzeiro do Sul.

Enfraquecimento de forças
A perspectiva de mudança das forças políticas em Brasília, sem dúvida refletirá aqui no Acre. Ontem, lideranças da oposição, tiraram o PTB do Acre, da Frente Popular. Em breve, tirarão ainda, o Partido Solidariedade e mais dois partidos, que já se encontram em conversas bastante avançadas.

Escândalo da Secretaria de Habitação
Os deputados passaram a pedir o afastamento do secretário Jamil Asfury e a entrada do Ministério Público Federal no caso, já que os recursos do Programa são federais. As denúncias do grave escândalo culminaram com as prisões dos principais assessores do secretário, por vendas de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O que muito tem desgastado politicamente o governo do estado.

Tribunal de Contas do Estado I
O Tribunal de Contas do Estado condenou os ex-prefeitos Nilson Areal e Wanderley Zaire, por contratações irregulares, quando exerceram o cargo de prefeito, em Sena Madureira.

Tribunal de Contas do Estado II
O conselheiro Antonio Malheiros, corregedor do TCE, nas próximas semanas apresentará para conhecimento público, os nomes dos gestores que não poderão participar do pleito de 2016, por estarem inelegíveis, em função de condenações por aquela corte de contas.

Pensão de ex-governadores
A Assembleia Legislativa instalou uma Comissão Especial, para analisar a Proposta de Emenda Constitucional Nº 01/2016, de autoria do deputado Gehlen Diniz- PP, que revoga integralmente o art. 77 da Constituição do Estado do Acre e dá outras providências. Em síntese, objetiva extinguir a pensão de ex-governadores.

Movimentações políticas em Tarauacá
· Várias pessoas, de Tarauacá, que fazem tratamento fora de domicílio- TFD estão revoltadas com o descaso da coordenação estadual, que não autoriza as passagens e não reembolsa as despesas, prejudicando os seus tratamentos;

· Grande tem sido a correria de vários pré-candidatos a vereador, levando pessoas junto ao cartório eleitoral da cidade, para tirar seus títulos eleitorais, já que o prazo encerra no próximo dia 04 de maio, pensando no pleito de 2016.

· Tenho recebido muitas ligações perguntando por que o Portal da Transparência da Prefeitura de Tarauacá, não permanece atualizado;

· O prefeito Rodrigo Damasceno- PT, que passa por um grande desgaste eleitoral, em função da anulação do último concurso da saúde, encontra-se em Rio Branco, articulando apoiamentos para a sua reeleição;

· O DETRAN-TK, vai realizar, no próximo dia 10 de maio, um leilão de 32 motos e 1 carro. Os interessados deverão fazer os seus cadastros.

· O Governo do Estado, recentemente, fez a entrega de casas do Programa Nacional de Habitação Rural, de ferramentas e insumos para os agricultores da comunidade do Gregório.

· A comunidade São Vicente, foi contemplada com 129 kits de produção, dois galpões para comercializar os produtos florestais, a fim de fortalecer a agricultura familiar.

Mobilização Política no Jordão
· Bastante prestigiadas as festividades comemorativas alusivas ao 24º aniversário do promissor município do Jordão, lideradas pelo prefeito Elson Farias- PC do B;

· A população do Jordão ganhou um grande presente no dia do seu aniversário. A aprovação do Dr. Elielson, em primeiro lugar e já com o seu CRM em mãos, para prestar seus serviços profissionais com competência, humildade e indistintamente, para todos que precisam de atendimento médico;

· A Prefeitura, recebeu de Emendas do senador Petecão-PSD, uma máquina minicarregadora compacta, que poderá adaptar vassoura mecânica e frisador de asfalto, além de uma quadra de grama sintética;

· Mesmo com a audiência pública, realizada pela a Assembleia Legislativa recentemente sobre a energia elétrica do Jordão, os preços da energia continuam exorbitantes, os apagões se repetem a cada dia em um serviço de péssima qualidade. 

· Se em Rio Branco se reclama dos preços dos combustíveis, vejam os valores cobrados no Jordão: gasolina R$ 5,30, óleo diesel R$ 4,59 e a botija de gás R$ 79,00;

· A pré- candidata Daiana- PSDB, que é técnica de enfermagem, vem entusiasmando a juventude do Jordão, na corrida por uma vaga à Câmara Municipal;

· Mesmo com algumas agressões nas mídias sociais por parte de apoiadores das candidaturas de Turiano Filho- PSDB e Esperidião Júnior- PMDB, parece que já estão fumando o cachimbo da paz. Nos últimos dias, as duas forças políticas tem se reunido em prol do entendimento para lançar apenas uma candidatura de oposição no Jordão.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

TARAUACÁ: Faça seu exame de endoscopia e previna-se contra o Cancer de Estomago


Dor de estômago, refluxo e azia são alguns sintomas que não dão trégua a algumas pessoas. Apesar de a causa normalmente ser uma alimentação inadequada, esses podem ser sinais de doenças mais graves, como gastrite, inflamações ou mesmo tumores. 

O exame que identifica essas doenças é a ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA, um procedimento que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado. Ele é feito usando um tubo sensível (endoscópio) que possui na ponta um chip, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo, como uma câmera.

Segundo Inca(Instituto Nacional do Cancer) o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer do estômago é a infecção em longo prazo pela bactéria H. pylori. É uma das infecções mais comuns no mundo e pode ser responsável por 63% dos casos de câncer gástrico. A prevalência mundial calculada de infecção pelo H. pylori é de 50%, sendo que chega a 90% nos países em desenvolvimento.

Em 2016, estima-se 12.920 casos novos de câncer de estômago em homens e 7.600 em mulheres para o Brasil.Esses valores correspondem a um risco estimado de 13,04 casos novos a cada 100 mil homens e 7,37 para cada 100 mil mulheres . Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de estômago em homens é o segundo mais frequente nas Regiões Norte (11,62/100 mil) e Nordeste (10,67/100 mil).

Segundo o Dr. Neuber Mageste Fouly Martins, Clinico Geral e especialista em Endoscopia Digestiva Alta da Clinica Mageste, a nossa região é de grande incidência o numero de pessoas com problemas Gastricos, realizando estes exame há mais de 3 anos em Tarauacá e região, já diagnosticamos vários casos com gravidade por exemplo , ulcera e câncer de estomago que foram encaminhados para tratamento em Rio Branco.


PREVINA-SE! ENDOSCOPIA É NA CLINICA MAGESTE!

TARAUACÁ: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA, NA MODALIDADE DE APOIO AS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC,

EDITAL Nº 017/2016

O INSTITUTO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOM MOACYR GRECHI - IDM, representado pela Diretora Presidente, MARIA RITA PARO DE LIMA pelo Decreto nº 040/2015, no uso de suas atribuições legais, torna público ba abertura do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA, NA MODALIDADE DE APOIO AS ATIVIDADES ACADÊMICA SE ADMINISTRATIVAS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO –PRONATEC,

6. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

6.1 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregarem envelope único, os seguintes documentos:

a)Ficha de inscrição (ANEXO II), correspondente ao cargo de interesse, anexa ao envelope, devidamente preenchida e sem rasuras (especificando o município, código do curso e carga horária para o qual concorre;

b)Fotocópia de Comprovante de Escolaridade, conforme exigido parao cargo pretendido. Só será aceito fotocópia de comprovante de escolaridadeexpedido por instituição de Ensino reconhecida pelo MEC. OsCertificados de Conclusão de Cursos Técnicos, de Graduação e Pós--graduação ou declarações de conclusão expedidas em língua estrangeira,somente serão considerados se apresentados já traduzidos paraa Língua Portuguesa, 

c)Fotocópia do Documento Oficial de Identidade com foto. 

d) Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

e) Fotocópia de documentos que comprovem os requisitos mínimos exigidosneste edital. Não sendo necessária apresentação de CurriculumVitae ou Lattes.

6.2 No ato da inscrição, o candidato deverá optar obrigatoriamente pelomunicípio, código do curso e carga horária para o qual concorre, conformevagas descrita neste edital, sob pena de desclassificação.

6.3 Caso o Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas aprovadono processo seletivo tenha feito inscrição para Município que não sejao da sua moradia, todas as despesas com deslocamento e permanênciaserão por conta do candidato, não cabendo nenhuma obrigação porparte do IDM.

OFERTA PARA OS MUNICÍPIO DA REGIONAL – TARAUACÁ / FEIJÓ E JORDÃO

Feijó

Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – 20h
Período: 05 meses
FEF- Curso Superior em Enfermagem. Manhã, tarde ounoite
–Vagas 02 –

Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Bucal – 20h
Período: 03 meses
FSB - Curso Superior em Odontologia. Manhã, tarde ounoite
–Vagas 02 

Jordão

Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – 20h
Período: 05 meses
JEF- Curso Superior em Enfermagem. Manhã, tarde ou
noite - Vagas - 05 

Tarauacá

Curso Técnico de Nível Médio em Análises Clínicas – 20h

Período: 03 meses
TAC
Curso Superior em Farmácia Bioquímica, ou Curso Superior em Biomedicina, ou cursando o último período de Farmácia Bioquímica, ou cursando o último períodode Biomedicina.

Manhã, tarde ou noite – Vaga - 01 -

Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – 20h

Período: 05 meses
TEF Curso Superior em Enfermagem. Manhã, tarde ounoite
Vagas - 08 

Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Bucal – 20h

Período: 03 meses
TSB Curso Superior em Odontologia. Manhã, tarde ounoite 
Vaga 01 


OBS: MAIORES INFORMAÇÕES NO D.O.E DO DIA 27/04/2016 – WWW.IDM.GOV.BR

CONTATOS: 9999-9515 / 994-1739 

A COORDENAÇÃO!!!