TARAUACÁ: ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL PASSAM POR AVALIAÇÕES EXTERNAS.

Coordenadora de Ensino do Núcleo Estadual de Educação em Tarauacá, Professora Vânia Lucia Monteiro
Blog do Núcleo de Educação - Escolas urbanas e rurais das redes estadual e municipal de educação do município de Tarauacá, estão sendo submetidas a uma série de avaliações externas. As principais são ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização, e Provinha Brasil, PROA - Programa de Avaliação da Aprendizagem e SEAPE - Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar. 

As informações são da Coordenadora de Ensino do Núcleo Estadual de Educação em Tarauacá, Professora Vânia Lucia Monteiro. Vânia explica que em Tarauacá, A ANA e o SEAPE a são de responsabilidades da coordenação do Núcleo Estadual de Educação.Já o Proa e a Provinha Brasil têm suas aplicações a cargo de cada rede de ensino. "Nós sempre trabalhamos em parceria com a rede municipal na aplicação das avaliações", disse Vânia. 


1) ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização - As provas, aplicadas nas próprias escolas entre 14 e 25 de novembro, avaliam a proficiência dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em leitura, escrita e matemática. 

A terceira edição da ANA é aplicada em 5.545 municípios, 48.860 escolas e 106.575 turmas. Por ser uma avaliação censitária e direcionada a crianças, as provas são divididas em dois dias e sempre começam pela de língua portuguesa. São 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática. A ANA faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi realizada pela primeira vez em 2013, em uma edição piloto. Houve uma segunda edição em 2014 e este ano será a terceira vez que os alunos passarão pelas provas.


2) PROVINHA BRASIL - Destinada às escolas das redes estadual e municipal, a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação processual que apoia o trabalho cotidiano dos professores. Aplicada aos alunos da 3ª série do ensino fundamental, ela é composta por cinco instrumentos: teste de leitura/aluno, teste de leitura/aplicador, teste de matemática/aluno, teste de matemática/aplicador, guia de correção. 

3) PROA - Programa de Avaliação da Aprendizagem - Programa foi criado para avaliar habilidades desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e orientar possíveis intervenções pedagógicas. Identificar o que já sabiam as crianças, o que não estavam aprendendo, quais as dificuldades e aprendizagem em relação à alfabetização bem como definir conteúdos da formação de professores, coordenadores e formadores das secretarias de educação. O nome PROA faz referência à parte frontal de uma embarcação, que tem como função apontar a direção. Assim, o resultado do Proa indicará os conteúdos que devem ser trabalhados no programa de formação continuada, ofertada a toda rede de ensino. A avaliação em Tarauacá acontece nesta quarta, 30 de novembro e quinta 01 de dezembro. 

4) SEAPE - Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Em Tarauacá deve ser realizado no período de 5 a 9 de dezembro de 2016. 

O Sistema é uma avaliação em larga escala em que se analisa a evolução da qualidade do sistema público de ensino, verificando anualmente o desempenho dos alunos da educação básica nos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e no 3º ano do ensino médio. Adotando metodologias dos padrões nacionais e internacionais para avaliações do tipo, os testes são voltados para as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, fazendo com que o Seape se torne um instrumento para detectar pontos de trabalho que irão contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem. Além disso, também é realizada a verificação dos fatores associados ao desempenho escolar, como a questão socioeconômica.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem