Saúde implanta rede de comunicação em 19 municípios do estado

Agência Acre - Para que haja uma ampla rede de comunicação entre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou em outubro deste ano a implantação do Programa Telessaúde, para formar e consolidar essa rede de assistência, possibilitando a interação entre profissionais de saúde ou entre estes e seus pacientes, bem como o acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico ou até mesmo terapêutico.

O Telessaúde faz uso das modernas tecnologias da informação e comunicação para realizar atividades à distância relacionadas à saúde em seus diversos níveis (primário, secundário e terciário).

No período de 13 de outubro a 24 de novembro deste ano, foram implantados Pontos de Telessaúde em 19 municípios do Acre. Também foram cadastrados 750 profissionais de saúde das diversas categorias. Ficaram pendentes Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, tanto devido à logística quanto à falta de implantação da rede de internet nas unidades de saúde lá existentes.

O Programa Telessaúde no Acre tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS, utilizando tecnologias capazes de promover a Tele-educação e a Tele assistência, criando uma rede de educação médica em Atenção Primária continuada on-line, contribuindo na formulação de estratégias de saúde da família e implementação da rede de assistência médica do interior do estado.

Benefícios

A utilização dessa tecnologia trará grandes benefícios para o Sistema Único de Saúde local, com a redução de gastos para deslocamento de pacientes, redução das filas de especialidades médicas, agilidade na tomada de decisão para o encaminhamento ou condução terapêutica dos pacientes, integração entre profissionais de saúde e educação continuada para toda a equipe por meio de teleconsultorias, Web conferência, vídeo conferência, cursos EAD, palestras e/ou reuniões on-line, entre outras.
Utilização

Por meio do Núcleo de Telessaúde é possível orientar as equipes dos municípios com maior agilidade, visando definir estratégias para a realização das ações de prevenção, promoção, assistência, além de permitir a capacitações de profissionais para o controle e a prevenção de doenças relevantes para o estado, tais como dengue, malária, hepatites, além de auxiliar os gestores nas situações de emergências e calamidades públicas.

O Núcleo de Telessaúde (NT), ou serviço de Telessaúde, é caracterizado como um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, com ênfase no caráter educativo de suas ações, ao prover apoio assistencial por meio das teleconsultorias e/ou descentralizando a realização de procedimentos diagnósticos/ terapêuticos.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem