TARAUACÁ: DE BLOGUEIRO PRA BLOGUEIRO - ENTREVISTA COM RAIMUNDO ACCIOLY


Por Leandro Matthaus/Cruzeiro do Sul - Acre -  Raimundo Nonato Accioly Gomes, 50 anos de idade, mais conhecido pelo codinome de Accioly é simplesmente o maior blogueiro do Acre. Seu blog atingiu na semana passada a marca de 12 milhões de acessos. Escrever no maior portal da blogosfera acreana é um dos hobby de Accioly. Outro hobby deste homem espécie de “Bombril” é a locução na rádio Nova Era FM - fundada com seus recursos para auxiliar os trabalhos do seu bairro e de toda Tarauacá, terra natal do comunicador. Destacando que em ambas as atividades o trabalho é voluntário. O único ganho é o reconhecimento dos leitores e ouvintes.

Raimundo Accioly é professor da rede pública estadual com formação em pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), vascaíno (dos bons), sindicalista, sendo um dos fundadores do núcleo do Sinteac em Tarauacá e responsável pela modernização da sede da entidade. Na área da cultura têm desenvolvido inúmeras atividades, dentre elas, a construção em Seu Bairro do Galpão de Cultura da Cohab espaço para atividades de formação e apresentações culturais e, ainda, o grande Projeto de Formação Cultural e Inclusão social (Ponto de Cultura) desenvolvido pela associação comunitária de seu bairro e que atendeu mais de 3.000 pessoas de toda a cidade, em 3 anos. A Associação do Bairro da Cohab em Tarauacá, da qual ele é fundador e atual presidente, é considerada a mais organizada e atuante do município.

O blog do Accioly foi criado em 22 de março de 2008, com objetivo de ser apenas uma página pessoal para postagens de assuntos que o blogueiro gostasse. Logo se tornou uma extensão do seu programa de Rádio intitulado Terminal Comunitário onde a cidade para literalmente, para ouvir diariamente. Com média diária de sete mil acessos, é o café da manhã de milhares de taraucaenses, por que não dizer de outros internautas nos mais longínquos lugares do País e do mundo. Foi a partir do enorme prestigio do seu blog que surgiram outros na terra mais politizada do estado do Acre. Dentre os blogs inspirados no dele está o meu, Blog Tarauacá Agora.

Eu, Leandro Matthaus, editor deste blog, entrevistei Raimundo Accioly. Nesta entrevista vamos falar de vários temas.

Blog Tarauacá Agora: Accioly fale um pouco de como surgiu a ideia do Blog e se você imaginou que iria fazer tanto sucesso?


Accioly De início eu criei o blog para postar coisas minhas tipo assuntos do cotidiano, musicas, questões ligadas à cultura e especialmente à educação. Uma página pessoal como todas que as pessoas criam para postarem suas preferências. Quando comecei a postar os assuntos que chegavam ao meu programa de rádio diariamente tipo: reclamações, denunciam, festas da cidade, lugares interessantes da nossa cidade, seus personagens, assuntos do esporte e da política. Com isso, as pessoas começaram a acessar e ver as notícias postadas diariamente no Blog do Accioly. Logo a nova ferramenta despertou interesse da população. O blog contribuiu inclusive para a venda de computadores e a expansão da internet no município.

Blog Tarauacá Agora: O que você atribui tanto acesso e qual o segredo para isso?

Accioly - Quando percebi que muitas pessoas começaram a acessar o blog, logo pensei no tamanho da minha responsabilidade de não usar a ferramenta para fazer qualquer que fosse o proselitismo. Responsabilidade é o segredo. Notícias e informações verdadeiras e sempre garantindo o sagrado direito do contraditório. Nunca usei o blog para meu favorecimento pessoal, de minha família ou de grupos ligados a política, economia ou religião. Nunca ganhei um centavo usando o blog, apesar de que se eu quisesse hoje ele me renderia no mínimo uns três mil reais por mês. Eu acordo todos os dias às 5 horas da manhã para atualizar o blog. Faço isso com o maior prazer da minha vida. Do aniversário da criança ao fato político mais importante do município eu posto com o mesmo prazer. O blog tornou-se um espaço do povo de Tarauacá e, é a ele que eu dedico essa tarefa apaixonante.

Blog Tarauacá Agora: Assim como no Blog, você também é referência no Acre como radialista. Fale um pouco dessa sua outra atividade.

Accioly - Rádio é uma missão que eu tenho na minha vida. Desde criança eu escutava rádio. Na adolescência, tive meu primeiro contado com uma emissora que foi a Rádio Educadora 15 de Junho. Lá conheci Antônio Alves, F. Salles e outros companheiros apaixonados pela atividade. Ainda muito jovem fui diretor da Rádio difusora de Tarauacá no governo do prefeito Esperidião Junior. Lá todas as decisões eram tomadas depois de ouvirmos toda a equipe da rádio. Tive uma experiência no Governo Romildo Magalhães, na época o prefeito era Cleudon Rocha. Fui convidado para apresentar um programa na Rádio Difusora e, durante o programa fiz algumas ‘observações’ das condições da cidade que não estavam boas. No outro dia fui “convidado a sair”. Voltei ao rádio há 13 anos. Sou um dos principais fundadores e cuido com toda dedicação e carinho da Rádio Comunitária Nova Era FM, onde a associação do meu bairro detém a concessão. Apesar da potência limitada por lei tentei transformar a emissora num instrumento de luta da população. Democratizamos o acesso ao rádio criando programas das associações de moradores, sindicatos, entidades de defesa da população, polícia militar, bombeiros, Igrejas, escolas, juventude, mulheres, etc....e o meu programa Terminal Comunitário, uma espécie de tribuna popular da sociedade Tarauacaense. Além disso, oportunizo aos jovens a realização de sonhos de se tornarem comunicadores populares, o que os faz crescer intelectualmente além de ‘abrir portas’ na vida deles.

Blog Tarauacá Agora: Sua maior paixão é sua família, Já foi tema de uma matéria no site ContilNet como o “super” pai. Fale um pouco do Accioly família.

Accioly - O maior bem da gente é, sem dúvida, a nossa família. Sempre procurei ser um bom sujeito. Daí você será um bom filho, bom irmão, bom esposo, bom pai, bom professor, bom locutor, bom sindicalista, bom blogueiro e bom ser humano.

Blog Tarauacá Agora: Continuando falando de família, mais mesclando com política. Como foi a experiência vivida na campanha da sua esposa Janaína Furtado (REDE)?

Accioly - Quando a conheci ela era a única mulher vereadora em Tarauacá e estava ainda nos primeiros meses do seu mandato. Janaína sempre teve brilho próprio. Daí foi só exercer o mandato como a gente gostaria que todas as lideranças se comportassem. Sem o sectarismo proveniente do radicalismo conservador tradicional das forças políticas vigentes no município, Janaína optou pelo mandato representativo e propositivo, deixando de lado os rótulos atrasados dos partidos tradicionais de situação e oposição no seu conceito mais medíocre. Ela exerceu o direito de fazer ‘oposição’ com proposição, sem radicalismos e ‘situação’ sem precisar bajular e nem tão pouco se vender ao poder executivo. Tanto que ela logo se tornou uma referência nas lutas das pessoas. Qualquer movimento espontâneo da população na luta por direitos, a Janaína era sempre a primeira a ser chamada para ajudar as comunidades. Ganhou a admiração e confiança do povo e o respeito das autoridades. Criamos um blogpara divulgar as ações do mandato dela. Ela por si só já é comunicativa. Ai foi só exercer a atividade parlamentar com a simpatia que ela já trouxe do berço. A campanha foi uma experiência muito rica. Sabíamos que ela não seria a mais votada, porém que sua reeleição estava garantida. Fomos a busca de colher o que ela plantou no primeiro mandato. Não foi preciso nos endividarmos e nem tão pouco fazer negócios em troca de apoio para a campanha dela. Deu certo!

Blog Tarauacá Agora: Por mais de duas décadas você foi um militante de esquerda filiado ao PCdoB. Deixou o partido há uns quatro anos, mas continuou a militar. Em 2015 fundou a Rede Sustentabilidade com outros dissidentes do próprio PCdoB, você deixou de acreditar na esquerda ou apenas sentiu a necessidade de mudar de casa?

Accioly - Eu continuo acreditando nas mesmas coisas que eu sempre acreditei. O PCdoB foi uma grande escola de formação da minha consciência. Sou um militante da luta do povo dessa cidade. Já cheguei aos 50 anos e minha contribuição já poderia dar um bom livro. Mas isso é uma química que está na nossa mente. Depois de alguns anos que deixei o partido e pela necessidade de propormos uma nova força política para nossa cidade, fundamos a Rede. Estamos construindo esse novo espaço de luta política aqui em nossa cidade. A rede é a boa novidade em Tarauacá.

Blog Tarauacá Agora: O Accioly manterá a mesma postura com o governo da Marilete Vitorino (PSD) como vem fazendo com os seus antecessores?

Accioly - Não haverá nenhum tipo de mudança nas minhas ações por conta de termo um governo que foi eleito com o meu apoio. Rodrigo Damasceno foi eleito com o meu apoio e da turma da comunicação aqui em Tarauacá. O cara fez um bom governo e nós o apoiamos em todas as ações que a gente entendeu que mereciam nossa aprovação. O problema é que alguns governos acham que quando a gente apoia ações de interesses do povo, já é aliado até o fim da vida. E na política não é assim. Marilete terá nosso apoio e nossa ajuda por entendermos que nosso papel é esse. Não temos razão nem interesse de atrapalhar sua gestão.

Blog Tarauacá Agora: Defina os nomes abaixo:

- Accioly por Accioly? Um cara do bem

- Um livro? Acre, Uma História em Construção. Conta a história do povo que lutou pela ocupação, libertação e autonomia do nosso Acre.

- Um político? Marina Silva

- Lula? Jogou o jogo da burguesia brasileira

- Mariana Silva? Acreana de valor e esperança de futuro para o Brasil

- Um momento especial? Dia do nascimento do Giovanni

- O melhor prefeito de Tarauacá? Não há um melhor prefeito. Cada um no seu tempo

- Uma música? Tente outra vez (Raul)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem