Sesacre confirma presença de agente causador da doença de Chagas em açaí do Acre

A Folha do Acre - O secretário de Saúde do Acre, Gemil Junior, afirma que foi confirmado a presença do DNA Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, em amostras do suco de açaí comercializado no Acre.

Gemil afirma que as amostras da polpa da fruta foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, onde foi constatado a presença do causador da doença.

O secretário disse, ainda, que assim que foi confirmado o resultado o Departamento de Vigilância Entomológica e Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre iniciou um trabalho de ação estratégica.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde do Acre colheu, em julho deste ano, amostras de suco de açaí no estado e encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, para que fossem analisadas.

O laboratório é referência em exames para identificação do DNA Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, em amostras alimentares.

As amostras encaminhadas registraram a presença do agente causador da Doença de Chagas. Diante disso, a Sesacre, por meio do Departamento de Vigilância Entomológica e Epidemiológica, iniciou um trabalho de ação estratégica.

A Secretaria de Estado de Saúde ressalta que esse é um tema debatido, há muito tempo, inclusive no Congresso Nacional.

Ainda como senador da República, o governador Tião Viana apresentou projeto de lei para que os produtores de açaí fizessem investimentos no processo de pasteurização do suco da fruta, método que assegura a esterilização e a qualidade do produto, permitindo assim, o consumo seguro, sem riscos à saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde rechaça boatos maldosos e reafirma o seu compromisso com a saúde da população acreana.

Rio Branco – Acre, 9 de outubro de 2016.

Gemil Salim de Abreu Júnior

Secretário de Saúde do Estado do Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem