FEIJÓ: VEREADOR TARCÍSIO É BICAMPEÃO DE VOTOS NO MUNICÍPIO


O Vereador Tarcísio Araújo é o bicampeão de votos em Feijó, município localizado às margens do Rio Envira, distante 350 quilômetros da capital Rio Branco, com uma população estimada de 32.372, área da unidade territorial de 27.975,427 Km². Na eleição de 2012, se elegeu o vereador mais votado com 739 votos e agora em 2016 novamente recebeu a maior votação entre os proporcionais, com 728 votos.

Em Feijó, três candidatos a prefeito e mais de 80 candidatos e candidatas a vereadores, disputaram a preferência dos 19.739 eleitores do município, divididos em 77 seções eleitorais em 2 de outubro de 2016. Compareceram apenas 14. 754 eleitores (74,75%) o que somou uma abstenção de 4.985 votos (25,25%). Considerando os votos brancos que somaram 127 e os nulos, 662, tivemos apenas 13.965 votos válidos. 


A maioria do eleitorado elegeu Kiefer Cavalcante da coligação PP/PSDB/PSB/PDT/DEM/PSC, o novo prefeito do município com 6.558 votos (46,96%), contra o Atual Prefeito Merla Albuquerque - PT/PCdoB/PSL, que obteve 4.532 (32,45%) e Pele Campos - PMDB/PR/PSD/PRP, que ficopu em terceiro lugar com apenas 2. 875 votos (20,59%). 

Kiefer Cavalcante é o novo prefeito(foto: Giiro Feijó)
Renova Feijó. Esse é foi o tema utilizado pelo candidato Kiefer Roberto Cavalcante Lima. Natural de Rio Branco, Kiefer é casado, tem nível superior, e tentava pela segunda vez consecutiva chegar ao cargo máximo do município. Em 2012 ele obteve 25,89% dos votos válidos, ficando em segundo lugar na disputa com o atual prefeito, Mêrla Albuquerque. Em 2016 foi 33º colocado na eleição para Deputado Estadual, obtendo 3.208 votos. Com um patrimônio de R$ 345 mil, ele conseguiu juntar seis partidos nesta eleição: PP / PSDB / PSB / PDT / DEM / PSC. O vice é Claudio Braga Leite.


O campeão de votos entre os vereadores é Tarcísio Araújo Pereira, professor, com formação em nível superior na área da matemática, pós graduado em tecnologias da educação, casado e pai de 5 filhos. 

Tarcísio é filiado ao PCdoB há 23 anos, único partido que pertenceu e disputou a primeira eleição em 2008, obtendo 487 votos. Ná época mesmo sendo o sétimo mais votado, não foi eleito por conta da legenda. Em 2012 foi eleito o vereador mais votado com 739 votos e agora em 2016, novamente obteve a maior votação com 728 votos. 

Suas principais bandeiras de lutas foram o movimento pela implantação de cursos superiores para a população de seu município e sua inserções dentro dos movimentos sociais. Sempre presente nas ruas da cidade, ramais e  rios ele fala que tem horas que é preciso radicalizar para que as autoridades respeitem os direitos da população. "Acampamos nos órgãos públicos, enfrentamos prefeito, governo e até justiça, mas, sempre tivemos êxitos" disse o vereador.

Em nota publicada na sua página em uma rede social, o bicampeão de votos do município de Feijó, agradece. 


"É com enorme alegria que venho agradecer, primeiramente a Deus, pelas bênçãos e o carinho e o apoio que recebi durante esses 45 dias de uma campanha intensa e muito difícil. A dedicação de vocês foi essencial para, mais uma vez, eu ser eleito como o vereador mais votado na nossa querida Feijó. Vou cumprir à risca a promessa que fiz de me dedicar e me empenhar ainda mais às políticas que interessam às pessoas menos favorecidas de nossa cidade. Minha responsabilidade aumentou ainda mais depois de tantos apoios recebidos, muitos até inesperados. Mas, como sempre, estou preparado para enfrentar os desafios, e coloco-me à disposição de todos para lutarmos juntos pelas causas dignas de luta, independentemente das dificuldades que tenhamos que enfrentar. Muito obrigado a todos que me proporcionaram essa maravilhosa vitória"(Tarcísio - O Amigo do Povo)

FEIJÓ 

Histórico - Habitavam as terras do atual município de Feijó as tribos Jaminauás e Chacauás. 

A primeira expedição de civilização data de 1879, com a chegada, à foz do rio Envira, do navio Munducurus, que trouxe para a região grande número de imigrantes nordestinos. 

Houve lutas com os naturais, mas, aos poucos, os nordestinos desbravaram o lugar. Subindo os rios e igarapés, começaram a demarcar seus domínios. 

É neste contexto que surge à margem direita do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó. Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Feijó, nome que se conserva até hoje.

Formação Administrativa - Elevado à categoria de vila com a denominação de Feijó, por Decreto do Prefeito n.º 31, de 03-05-1906, sede na vila de Feijó. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Feijó, pelo Decreto-lei n.º 968, de 1928.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto territorial n.º 43, de 29-03-1938, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Seabra (ex-Tarauacá).

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Feijó, pelo Decreto-lei Federal n.º 968, de 21-12-1938. Desmembrado de Seabra. 

No antigo distrito de Feijó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede. Composto das zonas de Feijó, Ajubim, Bom Sucesso, Califórnia, Foz do Jurupari, Porto Brasil e Porto Rubim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Fonte

Prefeitura Municipal http://www.feijo.ac.gov.br Confederação Nacional de Municípios www.cnm.org.br

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem