ACRE: Secretário diz que acreanos podem tomar açaí “sem medo” e contaminação foi caso isolado

Secretário comentam sobre contaminação do açaí no Acre/Foto: Folha do Acre
A Folha do Acre - Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (10), o secretário de Saúde do Estado do Acre, Gemil Júnior, afirmou que não há nenhuma proibição para consumo de açaí produzido no Acre.

Acompanhado do secretário da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, e o do diretor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, Ronaldo Queiroz, Gemil Júnior frisou que o açaí do Acre é um dos melhores produzidos na região Norte, e que a presença do transmissor da doença de Chagas foi um caso isolado a qual ele atribui a falhas de higienização no processo de manuseio do açaí.

“Podem tomar açaí, mas desde que sejam respeitadas as questões de higienização. O açaí não tem problema nenhum, o problema é o manuseio”, disse.

Gemil cita, ainda, que o laudo detectando a presença do transmissor da doença de Chagas foi um fato isolado, de amostragem de um dia apenas”, disse.

Frisando que a responsabilidade de fiscalização da industrialização do açaí cabe ao governo Federal, a secretária de Comunicação do governo do Acre, Andréa Zillio, afirmou que haverá um esforço conjunto para que se amplie a qualificação dos produtores na área da produção do açaí.

Lourival Marques frisou que a Seaprof incentivará higienização maior na área da produção do açaí.

Gemil Júnior salientou que esta semana as três secretarias irão fornecer treinamento e qualificação quanto à higienização, começando pelo município de Feijó.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem