CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Estudantes de medicina no Brasil devem passar por novo exame de avaliação

Os coordenadores de cursos de medicina das instituições de educação superior têm até amanhã (20) para fazer a inscrição on-line dos alunos na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). O exame tem caráter obrigatório para o estudante, cuja regularidade será atestada no diploma. A prova será aplicada em 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília), nas próprias instituições de ensino.

Nesta primeira edição da Anasem, farão as provas os estudantes que ingressaram no curso em 2015 (segundo ano). Serão aplicadas 60 questões de múltipla escolha e três discursivas. Apenas o estudante e o coordenador do curso terão acesso ao resultado, que estará baseado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela aplicação do exame, encaminhará a todos os coordenadores de curso um arquivo com o CPF dos alunos que precisam fazer a prova. Os estudantes receberão o resultado do desempenho nas provas no endereço eletrônico (e-mail) informado no momento da inscrição.

Ao inscrever os estudantes, a instituição deve comunicar a situação de cada um ao Inep — matrícula trancada, aluno transferido ou aluno em atividade acadêmica fora do município, por exemplo. Aqueles que fazem parte do curso e não estiverem na base de dados encaminhada pelo Inep também devem ser inscritos. Os que não puderem realizar a prova, desde que tenham a ausência devidamente justificada, vão poder participar da avaliação no ano seguinte.

A inscrição deve ser feita na página da Anasem na internet (http://anasem.inep.gov.br/anasem/#/) . Ela é de responsabilidade das instituições, mas cada estudante pode ter acesso aos dados, após a inscrição, e imprimir o comprovante.

Nenhum comentário: