Banco da Amazônia abre inscrições para editais de patrocínio e incentivo à cultura

ASCOM BANCO DA AMAZÔNIANa última segunda-feira, 5, o Banco da Amazônia divulgou seus editais públicos de patrocínio para projetos com execução em 2017. A partir desta data até o dia 21 de setembro, produtores que atuam nas áreas cultural, esportiva, social e ambiental, além do apoio a exposições e congressos, podem apresentar projetos e concorrer aos recursos disponíveis nos três processos seletivos que a instituição financeira está lançando. São eles: Edital de Seleção Pública de Patrocínio, Edital de Chamada Pública de Projetos com Lei Rouanet e Edital de Pautas do Espaço Cultural Banco da Amazônia.

O primeiro se destina ao financiamento de feiras que incentivem o desenvolvimento do agronegócio regional, micro e pequenas empresas e o turismo na região. E, ainda, projetos ambientais de cunho educativo, além de ações na área social voltada à garantia dos direitos da criança e do adolescente, prevenção à violência contra a mulher, ações de combate à fome e à extrema pobreza, dentre outras.

Editais públicos de patrocínio para projetos com execução em 2017 /Foto: Assessoria
O Edital de Patrocínio também contemplará iniciativas culturais nas áreas de literatura, para projetos de incentivo à leitura e formação de novos leitores, música, audiovisual, para exibições, mostras e festivais regionais, e artes cênicas. Outra área contemplada é a esportiva, onde está previsto aporte de recursos para projetos esportivos olímpicos e paralímpicos nas mais diversas modalidades. Para esse edital, o Banco da Amazônia prevê investimentos de R$ 35 mil para cada projeto aprovado.

“A prioridade é investir em ações que difundam a cultura da Amazônia e estejam aliados às políticas públicas e sejam feitos em parceria com os diversos atores sociais. Também valorizamos àqueles comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região”, explica Luiz Lourenço Neto, gerente de Imagem e Comunicação do banco.


O Edital da Lei Rouanet é para o patrocínio de projetos incentivados pela lei federal, apresentados por entidades privadas e sem fins lucrativos, nas áreas de teatro, dança, performance, ópera e circo. Também se destina a projetos de música (erudita ou instrumental), cinema (mostras e festivais) e artes visuais (realizados no Espaço Cultural Banco da Amazônia). Nesse último caso, as ações devem estar vinculadas à região e podem ser na forma de desenho, pintura, gravura, técnicas mistas, fotografia, escultura, objeto, instalação e mídias contemporâneas.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem