Acre registra quase 6 mil focos de queimada neste ano, aponta Inpe


O Acre contabiliza, entre 1º de janeiro deste ano até a quinta-feira (15), um total de 5.840 focos de queimadas, segundo relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número, conforme o levantamento, é 78% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o estado acreano registrou 3.284 focos.

O relatório aponta que, com o resultado neste ano, o Acre é o 7° estado do pais com mais queimadas. Somente na primeira quinzena deste mês, o Inpe identificou 2.994 focos de incêndios.

Só para se ter uma ideia, o número é 322% superior ao período de 1 a 15 de agosto, que teve 709 registros. Nos primeiros 15 dias de julho, por sua vez, o estado teve 96 focos.

Levando em consideração apenas o mês de setembro, no ranking dos que mais queimaram, o Acre subiu para 3° lugar, ficando abaixo apenas do Mato Grosso (MT) - com 6.934 focos - e de Rondônia (RO), que calcula 3.293 queimadas. Os estados de Sergipe (SE) e Roraima (RR) tiveram somente um foco de queimada cada em setembro.

Municípios que mais queimaram em setembro
O Inpe mostra que Feijó e Sena Madureira, no interior do Acre, ficaram entre os 10 municípios brasileiros com mais focos de queimadas nos primeiros 15 dias deste mês. O primeiro teve, até a quinta-feira (15), 515 focos, representando um crescimento de 230% em relação ao mês de agosto, que teve 156 queimadas. Sena Madureira registrou 488 focos, um percentual de 857% no mês. Em agosto, a cidade registrou 51 queimadas.

Veja mais no G1-Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem