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sábado, 27 de agosto de 2016

TARAUACÁ: CONHEÇA "OSMIR DA SUCAM" O NOSSO "ATLETA CORREDOR" DE TODOS OS DIAS

Osmir Bezerra Alencar
O Blog do Accioly apresenta à todos vocês, Osmir Bezerra Alencar, um cruzeirence de nascimento e que, depois que casou com uma mulher bonita da "terra do abacaxi grande e da mulher bonita" Maria Araújo Alencar a 'Maricota', com a qual teve 3 filhos, virou tarauacaense de coração. Osmir, há 30 anos é servidor público da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.  


Esse camarada, que tem 56 anos, mede 1,60m e pesa em média 60 quilos, poderia passar desapercebido e no anonimato se não fosse sua atividade física de correr em média de 12 a 15 Km em quase todos os dias da semana. Só não vai às quartas e sábados, pois é dia de ir à igreja fazer suas orações. 


Sua última aventura foi enfrentar encarar os 45 quilômetros que separam as cidades de Tarauacá e Feijó. "Foi um grande desafio. No dia 10 de junho resolvemos correr até Feijó. Eu e meu colega Professor Monteiro saímos da rotatória do Bairro do Triângulo às 4 horas da manhã e às 9 já estávamos na ponte sobre o Rio Envira." disse. Ele conta ainda que há cerca de 5 anos ele pratica essa atividade física e desde essa época seu desempenho e sua saúde só melhoraram. 


OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA - Os benefícios da corrida vão muito além do corpo bonito e definido; melhora o humor; melhora a qualidade do sono; proporciona sensação de relaxamento; tonifica os músculos; fortalece o coração; amplia a capacidade de funcionamento dos pulmões; estimula o raciocínio e a memória; traz equilíbrio para o corpo e ainda aumenta a autoestima. 

A melhora da autoestima foi comprovada por um estudo desenvolvido na Alemanha. Neurologistas da Universidade de Bonn, identificaram que há mais receptores de endorfina em quem corre do que em praticantes de outras modalidades. Sem contar que a sensação de evoluir um pouco a cada dia faz muito bem para a autoconfiança. 

Por outro lado, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas. 

Vale dizer que no início é comum ficar desanimado e não encontrar prazer com a corrida, mas com a prática regular a sensação de bem-estar aparece, no entanto cabe lembrar que por mais motivada que a pessoa esteja com a nova atividade física, é fundamental respeitar os limites do corpo. Isso vai ajudar a evitar lesões, como inflamações em ligamentos e desgastes em cartilagens.

É aconselhável ainda, segundo especialistas no assunto, antes de começar a correr, fazer, pelo menos, 5 minutos de alongamento dinâmico, tais como: saltos, polichinelos, agachamentos e rotações de quadris, tornozelos e braços, para acordar os músculos — principalmente se vai andar logo cedo — ou caminhe 5 minutos em intensidade leve antes de imprimir o ritmo do treino do dia.

Para deixar a corrida mais estimulante, varie o ambiente, ou seja se usa esteira vá correr na rua e se corre na rua, evite repetir o mesmo trajeto e tente intercalar ritmo forte e fraco.

Para desviar o foco do esforço e do relógio, uma boa opção para quem corre ao ar livre é ouvir música e para os que usam a esteira em casa, uma boa pedida para acabar com a monotonia é só ligar a TV no seu programa favorito e deixar acontecer … só não esqueça de respeitar os limites de seu corpo!

Mas, qual é o melhor: Correr na rua ou na esteira?

Como vimos, adotar a corrida como prática esportiva é um grande passo para ter uma vida saudável e um corpo bonito, somada a vantagem de que pode ser praticada na esteira, que hoje em dia é um dos equipamentos mais concorridos nas academias ou, para os mais privilegiados, pode ser praticada no conforto do seu lar e no horário que melhor lhe convém e, também, tem para os que adoram a suadeira nas ruas, praças e parques— o que vale dizer que muitos não a trocam por nada — pois além de desfrutarem da natureza, podem explorar novos lugares com diferentes paisagens e formarem grupos, aumentando assim a motivação para se manterem ativos.

Para o educador físico Bruno Modesto — pesquisador da Escola de Educação Física e Esportes da USP e instrutor de primeiros socorros do Instituto do Coração de São Paulo, o Incor — "A escolha do piso em que se vai correr deve se basear nos objetivos do indivíduo. Iniciantes ou sedentários podem começar no aparelho e evoluir posteriormente para a corrida de rua, que apresenta mais dificuldades de percurso sem contar a influência de fatores ambientais.”

Afirma ainda que "Uma das principais vantagens da esteira é a possibilidade de controlar o ritmo da corrida. Além disso, nela é mais fácil aprender a mecânica correta do movimento, o que deixa o atleta mais eficiente. 

"Ao alternarmos a velocidade e a inclinação do equipamento, pode-se fazer um trabalho progressivo e adequado, inclusive para indivíduos com sobrepeso ou obesos”, diz o professor Bruno.

Acrescenta ainda que "O sistema de absorção de impacto do equipamento ajuda principalmente os que estão acima do peso".

Já o ortopedista André Pedrinelli, da Faculdade de Medicina da USP, recomenda treinar nos dois pisos, já que ambos apresentam prós e contras. "A esteira oferece mais amortecimento para as articulações que o asfalto, além de garantir um melhor controle do esforço e, portanto, dos resultados. " Segundo ele, correr na engenhoca gera menos impacto e, consequentemente, diminui-se o risco de lesões.”

Confira as vantagens de cada piso

►Esteira
• Gera menos impacto nas articulações;
• Menor risco de lesões;
• Melhor controle do esforço e dos resultados;
• Mais indicada para iniciantes e para quem está acima do peso;
• Ideal para dias chuvosos, muito quentes ou frios demais.

►Rua
• Diferentes paisagens e contato com a natureza;
• Maior socialização; 
• Maior gasto energético devido às irregularidades do terreno;
• Envolve mais grupos musculares;
• Desenvolve o sistema de equilíbrio.

É sabido que o gasto energético na rua é maior, devido à mecânica dos movimentos e, no chão, o corredor fica sujeito a diversas variações de rota, como subidas, descidas, curvas e inúmeras irregularidades no terreno que aumentam a demanda do organismo, envolvendo mais grupos musculares, contribuindo assim para um maior consumo calórico e ainda desenvolvem o sistema de equilíbrio. 

Por outro lado, não podemos esquecer que a esteira é ótima para dias chuvosos ou para fugir do frio e do calor extremos, sem contar que é uma ótima pedida para aqueles que, no dia a dia, lutam contra o relógio.

Como vimos, na esteira ou na rua, há os pontos positivos e negativos, portanto, cabe a você, tão somente você, descobrir qual a alternativa que mais se adapta às suas necessidades.

Entretanto, tenha em mente que muito embora a corrida seja uma atividade física fácil — segundo esporte mais popular nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e perde apenas para o futebol —, antes de colocar um tênis confortável e sair correndo em busca de boa forma e saúde, seja numa esteira ou nas ruas ou nos parques, é aconselhável fazer uma avaliação com um médico e procurar a orientação de um profissional para que planeje um treinamento seguro e saudável de acordo com seus objetivos.


Benefícios da corrida — na Rua ou na Esteira — Boa Forma e Saúde.
Pesquisa: Veja, Saúde, Boa Forma, Emagrece Brasil e Unimed

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