CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

domingo, 21 de agosto de 2016

Segurança Pública esclarece atentados e mantém reforço contra ações criminosas

Segurança Pública reforça efetivo policial (Foto: Assessoria PMAC)
DA AGÊNCIA ACRE - Em entrevista para a TV Acre e a TV Rio Branco neste sábado, 20, o coronel Marcos Kinpara, da Polícia Militar do Acre (PMAC), e o delegado Josemar Portes, secretário adjunto de Estado de Polícia Civil, falaram sobre os atentados criminosos ocorridos na sexta-feira, 20, em Rio Branco e outras cidades. Os militares também esclareceram a tentativa frustrada de uma rebelião por parte de 60 detentos do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC). O Sistema Integrado de Segurança assegura à população que todos os esforços serão mantidos.

Segundo Kinpara, na noite de ontem, os detentos tentaram armar uma emboscada contra os policiais que realizavam o monitoramento e revistas na unidade. A ação rápida e eficaz do contingente policial que impediu a ação criminosa e a situação atual no presídio estão sob controle.

“Houve uma denúncia de que na cela do Pavilhão K tinha alguém fazendo ligações telefônicas. Os integrantes do sistema foram acionados para fazer a verificação. No final do corredor, havia umas celas abertas, o que seria uma emboscada para os policiais. Suspeitando da ação, os agentes da segurança recuaram, e aí nosso contingente, que é grande, fez o reforço e em menos de 40 minutos foi possível conter o tumulto”, explicou Kinpara.

No confronto, detentos, policiais e agentes penitenciários necessitaram de atendimento médico. Os casos simples foram atendidos no próprio presídio. Outros 24 presos foram para o pronto-socorro. “O pessoal foi isolado e foi feita toda revista e atendimento. Deixamos claro que os órgãos de segurança trabalham as medidas legais de acordo com a lei. Vai ser aberto processo administrativo desses detentos e serão tomadas todas as medidas necessárias”, assegurou Kinpara.

O delegado Josemar Portes disse que o Serviço Integrado de Segurança está identificando lideranças dentro do presídio e avançando nas ordens de patrulhamento e monitoramento das celas. “Todas as ações delituosas registradas até agora tiveram uma resposta. Estamos atentos, e a polícia está agindo rápido na identificação dos autores dos atentados”, disse.

Ações de combate na capital e no interior

Na noite desta sexta, foram registrados em Rio Branco quatro incêndios – no pátio do Detran, no Centro da Juventude do São Francisco, na Avenida Amadeo Barbosa e no escritório da regional do bairro Belo Jardim. No interior houve duas tentativas – um caminhão foi queimado em Sena Madureira e um trator, em Xapuri.

“A gente pode assegurar que o Estado do Acre, o Sistema Integrado de Segurança Pública, o Ministério Público Estadual e o Judiciário estão todos unidos, e as medidas estão sendo tomadas. Muitos têm sido presos no ato e vão responder de acordo com a lei e com todo rigor”, assegurou Kinpara.

Apoio da população

O coronel Kinpara pediu o apoio da população para que boatos não sejam disseminados e que aguarde as informações precisas da Segurança Pública.

“Se a pessoa não tiver certeza do fato, não compartilhe, pois quem vai dar as informações precisas é o Estado, o Sistema Integrado de Segurança Pública. Vamos continuar com as operações de forma rigorosa e trabalhar todas as noites com esse efetivo, e se preciso convocar ainda mais policiais. A sociedade pode ficar tranquila, pois faremos nosso trabalho da melhor forma possível, respeitando a lei e agindo com firmeza para que tudo volte à normalidade”, garantiu.

Mais informações AQUI

Nenhum comentário: