Educandos de Tarauacá e Feijó cumprem estágio em Rio Branco

No Acre, por meio do IDM, o Pronatec está presente nos 22 municípios (Foto: Assessoria IDM)
Um grupo de 20 alunos de Tarauacá e outro de nove de Feijó do curso Técnico em Enfermagem estão em Rio Branco há mais de uma semana, cumprindo estágio na área de urgência e emergência.

Coordenado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por intermédio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, o curso é oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Acre, o Pronatec está presente nos 22 municípios.

Antônio Viana, um dos educandos que já trabalha no ramo da saúde em uma farmácia, conta um pouco de sua experiência. “Fazer este curso está sendo uma experiência única e diferente. Sabemos que a realidade do nosso município é diferente da capital, mas com essa oportunidade posso aprimorar meus conhecimentos e usá-los na minha cidade a favor da população”, ressalta.

Já que alguns municípios não possuem setor de emergência para o estágio, o IDM trouxe os alunos para Rio Branco de ônibus, garantindo todo o auxílio de alimentação e estadia.

Os estágios são realizados durante a manhã, tarde e noite, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, Fundação Hospitalar, Huerb e Santa Juliana.

“A questão do compromisso e da seriedade naquilo que se faz não é pouco. Agradecemos aos que estão aqui e por confiaram na nossa instituição, pois buscam vencer, e hoje concluem a reta final com êxito”, destacou a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.

Contemplando até os municípios de difícil acesso, semana que vem será a vez de o IDM trazer os 23 educandos do curso Técnico em Enfermagem de Jordão, que irão enfrentar uma viagem de três dias de barco descendo o rio até chegar a Tarauacá e seguir para Rio Branco.

Os educandos irão exercer a mesma atividade de estágio nos hospitais, para que possam cumprir a carga horária de Centro Cirúrgico e UTI, que faz parte da grade curricular do Curso Técnico.

Da Agência Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem