Taxas de licenciamento podem ser acessadas no site do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta todos os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do licenciamento referente ao exercício 2016 para a possibilidade de obterem os boletos no site do Detran.

O aviso se dirige especialmente aos donos de veículos com placas de final nove, cujo vencimento da cota única do licenciamento ou da primeira cota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será no próximo dia 29 de julho.

Após acessar o site do Detran, basta informar a placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para gerar o boleto para impressão e pagamento das taxas. Outra possibilidade é dirigir-se a qualquer dos postos de atendimento do Detran na capital ou nos demais municípios.

A diretora administrativa e financeira do Detran, Alana Albuquerque, explica que a chegada dos boletos nas casas dos proprietários de veículos por meio dos correios é apenas uma comodidade oferecida pelo Detran, porém, a responsabilidade do pagamento das taxas no período correto é de cada cidadão.

“É importante lembrar que um eventual atraso na entrega da correspondência pelos correios não justifica o descumprimento das obrigações, razão pela qual oferecemos a possibilidade de obtenção no site ou pessoalmente, conforme a preferência do usuário”, enfatiza Alana.

Vale lembrar aos proprietários de veículos com placas de final sete que a data-limite para o pagamento da 3° cota do IPVA, Seguro Obrigatório e licenciamento também é dia 29 de julho.
Após o pagamento

“Depois de efetuar o pagamento, o condutor, ao ser abordado por agente de trânsito, poderá apresentar os comprovantes por um prazo de até vinte dias, ficando livre de qualquer sanção”, informou a diretora de Operações do Detran, Shirley Torres.

Se depois desse período o condutor não receber o documento em sua residência, deve procurar o atendimento do Detran para atualizar o seu endereço junto ao órgão e realizar o resgate do documento.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado com o veículo não licenciado será autuado por infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e penalidade de sete pontos na carteira, além de ter o veículo apreendido.

Confira o calendário de licenciamento 2016


Agência Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem