Coluna Política na Toca do Coêlho, 29-06-2016

Cada dia com a sua agonia
Depois da decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, de devolver para a primeira instância, as investigações contra o ex-presidente Lula- PT, o juiz federal Sérgio Moro, determinou em despacho, a reabertura de inquérito, contra o ex-presidente.

Mais prisões
No suposto esquema de corrupção que baseou a operação Custo Brasil, referente aos desvios de recursos dos créditos consignados de servidores, poderão acontecer mais prisões, após o recolhimento do ex-ministro Paulo Bernardo, esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT.

Cartões corporativos, de Dilma Roussef- PT
O governo da presidente afastada, Dilma Roussef- PT gastou mais de 17,8 milhões, com cartões de crédito corporativos, nos primeiros cinco meses de 2016.

Lei da Transparência
A lei da transparência deveria ser cumprida por todos os representantes dos Poderes constituídos nas esferas Federal, Estaduais e Municipais, mas a grande maioria não cumpre e os órgãos responsáveis pela sua aplicabilidade, não punem.

Autorizado com ressarcimentos
A justiça federal do Rio Grande do Sul acolheu em parte, o pedido dos advogados da presidente afastada Dilma Roussef- PT, autorizando a utilização de aviões da FAB, para o deslocamento da presidente afastada, fora do eixo Brasília- Rio Grande do Sul- Brasília, desde que, seja feito o ressarcimento das despesas, pela presidente ou pelo seu partido.

Bom exemplo
O gabinete do senador Gladson Cameli- PP, em parceria com as prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia, realizou na última sexta-feira, um seminário denominado: Drogas por quê? Desafios, para a Educação, destinado aos jovens dos respectivos municípios.

Condenação de ex-prefeita
A ex-prefeita Maria Eliane-PT, do município de Assis Brasil, foi condenada pelo Juizado Cível do município, com multa de 20 mil, por prática de Ato de Improbidade Administrativa, por acumulação ilegal de cargos e, consequente perda de seus direitos políticos por três anos.

CPI em Santa Rosa
Os vereadores da Câmara Municipal do município de Santa Rosa do Purus aprovaram uma Comissão Especial de Investigação- CPI, contra o prefeito Rivelino Mota- PR, sob suspeita de Improbidade Administrativa.

Vereador de Feijó é cassado pelo TSE
O Tribunal Superior Eleitoral- TSE, manteve a decisão proferida pelo juiz eleitoral Gustavo Sirena, que em 2012, condenou o vereador José Carlos- PT, do município de Feijó, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

FPA racha em Cruzeiro do Sul
Após convidarem o deputado Josa da Farmácia- PTN, para ser candidato a prefeito em Cruzeiro do Sul, e esquecerem-se de desconvidar, foi lançada nos últimos dias oficialmente, a delegada pernambucana Carla Brito-PSB, como candidata oficial a prefeita da capital do Juruá.

Os candidatos preferidos pelo Partido dos Trabalhadores
Segundo um dirigente do Partido dos Trabalhadores, os candidatos que o partido vai investir toda logística e prioridade, considerados como prioritários, para as eleições de 2016, serão os seguintes:

Rio Branco: Marcus Alexandre- PT
Brasiléia: Fernanda Hassem- PT
Feijó: Merla Albuquerque- PT
Tarauacá: Rodrigo Damasceno- PT.

Orientação familiar
Segundo informações da capital do abacaxi, as últimas enquetes e pesquisas de consumo interno que apresentam uma vasta vantagem da ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD, em relação ao candidato da FPA, que pleiteia a reeleição. Por este motivo, o mesmo estaria sendo aconselhado pelos seus familiares mais próximos, no sentido de terminar o mandato e sair candidato a deputado estadual, em 2018. 

Creche Municipal de Tarauacá
A vereadora Janaína Furtado-REDE recebeu denúncia, de que a creche municipal, estava com as suas atividades suspensas, em função da falta de energia e água potável no local. A mesma usando de suas prerrogativas de representante da população dirigiu-se ao escritório da Eletrobrás no município e à secretaria municipal de educação e solicitou que as providências fossem tomadas, para o pleno funcionamento. Pedidos atendidos e os trabalhos restabelecidos.

Lançamentos do PSD
Após oficializar as candidaturas de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o partido lançou a candidatura do atual vice-prefeito, Ademar Ferreira, como o pré-candidato no município de Manuel Urbano e de Paulo Kaxinawá, em Santa Roda do Purus.

Arraial do PMDB de Rio Branco
No último final de semana, os dirigentes do PMDB Rio Branco realizaram o Arraial da Democracia, com a participação de um grande público. A pré-candidata e deputada estadual, Eliane Sinhasique recepcionou os dirigentes, parlamentares, pré-candidatos a vereadores, filiados, simpatizantes e aliados do campo de oposição. 

Marcus Alexandre e seu Plano de Governo
Enquanto os partidos de oposição discutem os critérios que definirão os seus candidatos no pleito de 2016, o atual prefeito Marcus Alexandre- PT discute com a participação da sociedade civil organizada de Rio Branco, os principais pontos de suas propostas para o próximo governo. Marcus Alexandre tem reunidos os aliados, para discutir os seguintes temas: Educação, Infraestrutura e Moradia Urbana, Produção, Saúde e Saneamento Básico, Direitos Humanos, Assistência Social, Meio Ambiente e serviços Urbanos e Esporte e Cultura.

Fechamento da BR 364 e Audiência do DNIT
Pelas péssimas condições e, quase intrafegável em alguns trechos, os comerciantes, taxistas, produtores e a população em geral, do município de Feijó, fecharam um trecho da BR- 364, causando um grande transtorno e formando uma fila quilométrica e muita confusão. Foi exigida a presença dos dirigentes do DNIT, que convocou Audiências Públicas nos municípios para discutir como acontecerá a recuperação dos trechos. Em Tarauacá, acontecerá dia 12 de Julho.

Pré-candidatos e as eleições de 2016
· Desincompatibilização: Os pré-candidatos, servidores públicos, que ocupam diversas funções, e que vão concorrer ao pleito de 2016, precisam se desincompatibilizar, até 01 de julho (três meses, antes das eleições);

· Inaugurações: Fica proibido a qualquer candidato comparecer, a partir de 02 de julho, a inaugurações de obras públicas.

· Meios de Comunicações: A partir de 30 de junho, fica proibida a participação dos pré-candidatos, que apresentam programas, em rádio e televisão.

Mobilizações políticas no município do Jordão

· Está de parabéns a direção da escola de ensino médio do Jordão, Jairo Figueiredo, por organizar uma passeata na cidade, para o dia 30 de julho, chamando a atenção da população, quanto o abuso e tráfico de drogas. A concentração acontecerá na Av. Francisco Dias (mirante), a partir das 16h.

· A Câmara de vereadores aprovou a doação de uma área de terra, encaminhada pelo prefeito Elson Farias para o Projeto do Futuro, para a construção do Centro de Artes Marciais, liderado por Franquinei e Kézio Araújo. Um projeto de grande alcance social, que beneficia uma parcela significativa de crianças e jovens do município.

· A população do Jordão está muito satisfeita pelo trabalho desenvolvido pelo desportista Ederlândio, conhecido como “DÊ”, pelo nas diferentes modalidades esportivas para a juventude do Jordão. “DÊ”, realizou torneios interbairros, campeonatos municipais, torneios intermunicipais, Copa Indígena e por último, o campeonato de Motocross, que foi um sucesso de organização e participação popular. “DÊ”, está credenciado a representar o município, pelos relevantes serviços desenvolvidos, seja como secretário ou Coordenador de Esportes.

Slogan de Campanha
Os pré-candidatos já começaram a definir o slogan de suas campanhas eleitorais. Marcos Souza- PSOL, que é coveiro e candidato a vereador em Rio Branco, já definiu o seu: “Para enterrar a corrupção”. 

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem