Governo promove mais de 300 militares da PM e do Corpo de Bombeiros


À frente do Poder Executivo, nesta quarta-feira, 4, o governador em exercício Ney Amorim participou do ato de promoção de 375 militares, entre oficiais e praças, da Polícia Militar do Acre (PMAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

A solenidade, realizada em frente ao comando-geral do CBMAC, reuniu representantes do governo, do Ministério Público Estadual (MPAC), da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e de familiares dos militares promovidos.

Foram 218 praças, 82 suboficiais e 75 oficiais da PMAC e do Corpo de Bombeiros promovidos. Como governador em exercício, Ney Amorim parabenizou o governador Tião Viana pela decisão corajosa de, mesmo em um momento de crise, propor fazer uma promoção “tão ousada” na PM e no CBMAC.


Não me recordo de ter visto uma promoção do tamanho dessa. Isso se chama valorização. Eu acredito que nós temos uma das melhores polícias do Brasil, e o Corpo de Bombeiros, da mesma forma. Nada mais justo do que você cobrar, pedir eficiência e valorizar esses profissionais, e é isso que o governo está fazendo neste momento”, disse Ney Amorim.

O comandante da PMAC, coronel Júlio César, disse que o ato representa um grande avanço, já que o governo está promovendo mais de 10% de todo o efetivo da corporação. “É um reconhecimento ao trabalho, dedicação e ao combate ao crime. Isso representa um esforço grande do governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Acre de cumprir com as metas abrindo o quadro e reconhecendo o trabalho do policial militar”, observou o comandante.

Já o comandante do CBMAC, coronel Carlos Gundim, pontuou que a promoção é um ganho para a corporação. “Obrigado ao governador, que abriu o nosso quadro e possibilitou este momento bonito, com a promoção de 64 bombeiros militares. Essa promoção é fruto da abertura do quadro de uma lei que levamos para o governador ano passado e ele nos atendeu. Agradecemos por esse investimento que foi feito na nossa corporação”, agradeceu.

O tenente-coronel do CBMAC Cleyton Almeida disse que o momento é muito aguardado por todos ao longo da carreira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Mais de 20 anos de carreira militar no Acre

Para a maioria dos militares promovidos com mais de 20 anos de carreira nas corporações, o momento representa o reconhecimento de um trabalho desempenhado ao longo de muitos anos.

“É com muita honra e privilégio que galgo mais uma patente na Polícia Militar. Isso nos capacita ainda mais ao trabalho e nos dá uma visão futura. Foram 22 anos de serviço militar, e agora eu saio da patente de terceiro-sargento para segundo”, conta o sargento da Polícia Militar Márcio Chagas.

Já o major promovido ao posto de tenente-coronel do CBMAC Cleyton Almeida disse que o momento é muito aguardado por todos ao longo da carreira. “É um momento em que a gente ganha a maturidade exigida para exercer a nova função. Que possamos ter êxito e avançar, respondendo as necessidades da sociedade da melhor maneira possível”, afirmou.

Em missão pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Sudão do Sul no ano passado, o tenente-coronel Marcos Kinpara passa a ocupar a função de coronel da PMAC. “Foram mais de 22 anos de trabalho na Polícia Militar. Este momento de sair coronel é o ápice da carreira. Ficamos muito contentes pela família, amigos, pelos policiais, porque a gente não chega sozinho até aqui”, afirma o militar.

Da Agência Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem