A partir deste domingo, 29 de maio, números de celular do Acre receberão nono dígito


Os números de celulares do Estado do Acre terão mais um número a partir  de deste deste domingo, 29 de maio de 2016. Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar, será preciso discar o 9 antes do número do telefone.

Vários aplicativos gratuitos podem ajudar na atualização automática da agenda de contatos. Os programas incluem automaticamente o 9 na frente de todos os contatos do celular nas regiões onde o nono dígito já foi implantado. Há sistemas disponibilizados pelas operadoras de telefonia móvel e outros oferecidos por empresas de tecnologia.

O novo dígito em telefones celulares no Acre deve ser incluso a partir deste domingo, porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os clientes devem ter uma prazo de quatro meses de adaptação e para se adequar à nova forma de realizar chamadas. 

As chamadas realizadas com oito dígitos, de 29 de maio a 7 de outubro, ainda serão completadas automaticamente.

De 8 de junho a 5 de setembro, as chamadas para os celulares de DDD 68 vão passar a ser interceptadas, deixando gradualmente de serem completadas, e o assinante vai receber uma mensagem orientando o uso da nova numeração.

A partir de 6 de setembro, os usuários que fizerem chamadas usando números com oito dígitos nos locais onde já tenha sido implementado o nono dígito vão passar a ouvir a mensagem de "número inexistente" sem qualquer orientação sobre a nova forma de marcação. A ideia é que os consumidores se acostumem gradativamente com o nono dígito.

Além do Acre, Rondônia (DDD 69), o Distrito Federal (DDD 61), Goiás (DDD 62, 64 e 65),Tocantins (63), Mato Grosso (DDD 66), Mato Grosso do Sul (DDD 67) e Acre (DDD 68) também aderem à mudança.

De acordo com a Anatel, as mensagens, sms e mms não serão mais enviadas a partir de 8 de julho de 2016, se forem usados apenas oito dígitos.

A medida, segundo a Anatel, está prevista na Resolução nº 553, de 14 de dezembro de 2010 que prevê a padronização em todo o país. Ainda conforme a Anatel, a medida tem como objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços, além de dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Em virtude da transição por que os acreanos devem passar, algumas operadoras já oferecem certas facilidades: Tim, Vivo e Oi, por exemplo, disponibilizam aplicativos que prometem transição automática.

Usuários de outras redes de telefonia também podem contar com aplicativos, que não são necessariamente oferecidos por operadoras. O mais popular destes é o 9d+, que, , em vez de simplesmente incluir o nono dígito, oferece a possibilidade de criar um novo número atualizado dentro do contato e manter o antigo. O app está disponível para Android (versão gratuita) e para iOS (versão paga – US$0,99).

Para os usuários do iOS, o app 9 Dígitos promete ser boa opção. De acordo com suas especificações, ele permite visualizar quais números serão atualizados e como eles ficarão. Ele também atualiza a operadora dos contatos. O app ainda permite desfazer mudanças.

Já quem usa Android, um dos mais populares sistemas operacionais de smartphones, pode contar com o Novo Dígito BR: ele promete atualizar números de qualquer DDD, mas isso deve ser feito de forma mais delicada: na tela principal, deve ser selecionado o DDD que receberá o nono dígito e o usuário também deverá selecionar se está na região. O app, que tem versão gratuita para Android, também permite desfazer as atualizações.

Fonte das informações:
G1
Agência Brasil
Portal Amazônia
contilNet

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem