CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TARAUACÁ: Vereadora Janaina Furtado participa da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres


A vereadora Janaina Furtado fez parte da delegação de mulheres tarauacaenses, que participaram da 4.ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no dia 25 de novembro, em Rio Branco-Acre, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). Janaina e outras mulheres representaram o município e defenderam as propostas aprovadas na 2.ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres de Tarauacá e Feijó, realizadas em setembro deste ano.


Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência discutiu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à participação feminina mais justa e igualitária no cenário político, econômico e social. Cerca de 300 mulheres, entre delegadas, observadoras e convidadas, participaram da programação montada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres).


Representações de todos os 22 municípios acreanos, que também realizaram conferências locais. Afrodescendentes, indígenas, religiosas, jovens, idosas, urbanas e rurais, a pluralidade das mulheres acreanas se fez presente.

A vereadora Janaina Furtado ressaltou a importância do evento. “As conferências são o controle social das políticas públicas. O que mais nos estimula a enfrentar esse desafio é o controle social, que é representado pela participação dos conselhos, da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, porque eles impulsionam as reivindicações e demandas e nós temos a responsabilidade, enquanto parlamentares, de responder”, Afirmou

Durante todo o dia, foram realizados quatro grupos com temas de discussão: autonomia econômica, cultural, pessoal e social; igualdade no mundo do trabalho; educação inclusiva, saúde das mulheres e direitos sexuais; e cultura comunicativa e mídias igualitárias não discriminatórias. 

A ideia é traçar ações públicas para atuação do Acre, combatendo a violência e promovendo igualdade de gênero. “Um dos nossos desafios a cumprir aqui será a avaliação do Plano Estadual de Políticas para Mulheres. Queremos discutir e propor alternativas à implementação das políticas de gênero no Estado”, frisou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

Tarauacá foi destaque na Conferência, uma grande caravana de mulheres tarauacaenses representando a REMUT, UTM, CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES e Câmara Municipal na pessoa de Janaina Furtado.

Durante a conferência estadual, foram escolhidas ainda as delegadas que participarão da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre em março de 2016, em Brasília. As professoras Maria do Carmo Lima da UTM e Socorro Nery da REMT, vão representar Tarauacá, na Conferência Nacional. Mais fotos AQUI

Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede sustentabilidade
Taraaucá-Acre
Fotos Edilene Silva e Val Fernandes

TARAUACÁ: A CLINICA MAGESTE ESTA DE ENDEREÇO NOVO


A CLINICA MAGESTE ESTA DE ENDEREÇO NOVO 
AV TANCREDO NEVES, 611 PISTA VELHA
E com novos serviços em saúde
Procedimentos de pequenas cirurgias

Promotora que cometeu suicídio vinha sofrendo com depressão


A promotora de Justiça Nicole Gonzales vinha sofrendo uma depressão profunda, conforme relatou na manhã de hoje, o chefe do Ministério Público do Acre, procurador Oswaldo D’Albuquerque, durante coletiva na sede da Procuradoria do órgão. O quadro depressivo teria levado a promotora a cometer suicídio. Nicole morava sozinha num apartamento em um condomínio de luxo em Rio Branco.

O procurador Oswaldo D’Albuquerque fez um relato sobre o que de fato aconteceu e condenou os boatos sobre a morte da promotora que circularam pelos grupos de WhatsApp.

Antes de disparar a arma contra a própria cabeça, ela ligou para sua mãe avisando que iria cometer o suicídio. Desesperada, a mãe dela ligou para um promotor, amigo de Nicole, que se dirigiu junto com outros colegas promotores ao apartamento, porém não conseguiram evitar que o pior acontecesse.

“Alguns colegas promotores, a pedido da mãe dela que fez uma ligação, se dirigiram ao local, chegaram inclusive a conversar com ela e disseram que iriam arrombar a porta. Os colegas que arrombaram a porta do apartamento na tentativa de evitar que uma tragédia viesse a acontecer. Quando conseguiram arrombar a porta, os colegas promotores de Justiça encontraram a colega, nossa amiga Nicole agonizando. Ainda tiveram a oportunidade de ligar para o Samu, que prontamente foi ao local. Foram feitas as devidas tentativas de ressuscitar, massagens cardíacas, todos os procedimentos foram adotados, mas infelizmente devido ao ferimento a nossa colega veio a óbito”, informou o procurador geral.

Natural da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, a promotora Nicole Gonzales Colombo Arnoldi, 35 anos, tomou posse em 2009 no MPE do Acre. Atuou em Tarauacá, e em Rio Branco ocupou funções nas promotorias de Violência Doméstica e de Defesa do Consumidor. Ultimamente, ela vinha respondendo pela Promotoria do Bujari.

Com fala quase embargada, Oswaldo D’Albuquerque disse que a promotora era uma pessoa dedicada e tinha amor pelo que fazia.

“Sempre foi uma colega bastante dedicada e de uma extrema correção. Muito amável e vai fazer muita falta”, disse o procurador.

O corpo de Nicole Gonzales será velado até as 15h no Centro de Atendimento ao Cidadão do MP, antiga sede do órgão. Depois será trasladado para Araraquara para ser velado e sepultado pela família.

Luciano Tavares
da redação de ac24horas 
lucianotavares.acre@gmail.com

Vidente diz que previu tremor no AC e que 'doença grave' entrará no estado


O vidente Valter Arauto, de 49 anos, diz ter previsto, em 6 de novembro, a onda de terremotos que atingiu o Acre nos últimos dias.

Na postagem feita no grupo de previsões dele, Arauto publicou a seguinte mensagem: "Lacre as janelas Acre. Marque esta profecia. Tremo só de pensar do tremor imprevisto daquelas regiões do Acre", informou.

De acordo com ele, as previsões são feitas através de visões e também por sonhos. A informações foi repassada por ele pela plataforma VC no G1.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou 18 abalos sísmicos na região de Tarauacá, no Acre, desde os terremotos de magnitude 7.4 e 7.1 registrados na noite de terça-feira (24).

Os primeiros abalos ocorreram em um intervalo de dez minutos e puderam ser sentidos em pelo menos mais seis cidades do estado – Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus –, além de municípios em Rondônia e Amazonas.

De acordo com ele, as previsões são dadas como forma de poesias. "Desde os 13 anos tenho esse dom de ver as matéria do futuro, vejo como se fosse um flash. Algumas vezes vejo a notícia que vai acontecer. Às vezes tenho um sonho, interpreto e publico", relata.

Outras previsão para o Acre

Morador de Birigüi, interior do São Paulo, o vidente diz que também tem visto outras notícias futuras relacionadas ao estado acreano.

"Eu previ também que, através do Acre, vai entrar uma doença muito grave para o Brasil. É um portador que vem de outros países que vai entrar pelo Acre, devido à facilidade e falta de controle sanitário. Não é só porque é o Acre, mas inclusive por conta dessa liberação do governo, que deixa todo mundo entrar", explica.

Nota da redação
Os tremores no Acre passaram a ser registrados na terça-feira (24), quando moradores de ao menos seis cidades do Acre, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus sentiram um tremor de terra, nesta terça-feira (24). O tremor também foi sentido em Rondônia e Manaus.

O grupo fechado do vidente no Facebook recebe o nome de "Oráculos do Arauto 2012" e tem quase 9 mil seguidores que compartilham e também pedem consultoria de Arauto.

G1-Acre

TARAUACÁ: EM NOTA, PREFEITO RODRIGO DIZ QUE VEREADOR MIRABOR LEITE É MENTIROSO

Prefeito Rodrigo Damasceno -PT
Na semana passada o Site ContilNet publicou uma matéria, onde o vereador Mirabor Leite do PMDB entre outras coisas, afirmava que o Prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno do PT, havia pago contas pessoais utilizado dinheiro da verba destinada à alagação. Na matéria o vereador disse está elaborando extenso relatório com várias denúncias contra Damasceno para entregar ao Ministério Público Estadual (MPE). Segundo o documento, as irregularidades, são também, a falta da prestação de contas e o beneficiamento de familiares em licitações públicas.

Vereador Mirabor Leite - PMDB
Nesta segunda feira, a prefeitura publicou uma extensa NOTA DE ESCLARECIMENTO, assinada pelo prefeito Rodrigo, onde chama o vereador de mentiroso, diz que seus comentários e pronunciamentos são apócrifos, e que o parlamentar atua no subterfúgio e sua estratégia é denegrir a honra e a moral do Prefeito e dos seus familiares. O Objetivo do parlamentar seria de tirar proveitos da opinião pública, já que é pré-candidato a prefeito. Por fim, a nota informa que o vereador será acionado judicialmente por conta de suas calúnias e especulações. 

Abaixo a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vimos por meio desta, esclarecer a matéria "Vereador denuncia que prefeito pode ter usado recursos da alagação para pagar contas pessoais", veiculada no site Contil Net e blogs locais da cidade de Tarauacá. 

Primeiramente, cumpre esclarecer a forma de recebimento dos recursos, conforme abaixo:

Nos últimos dias, a Administração Municipal, sobretudo a pessoa do Prefeito Rodrigo Damasceno, tem sido alvo de ataques por parte de Vereadores da oposição, em especial o Vereador José Marques Leite Neto (Mirabor Leite), no que concerne a aplicação dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em face das alagações que assolaram o Município.

Em seus apócrifos pronunciamentos, feitos no subterfúgio, em locais aleatórios, sem a presença da integralidade do Parlamento, sustentou, inicialmente, que esta Administração, teria recebido recursos da ordem de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), os quais, embora enviados em sua integralidade, não teriam sido aplicados nas ações de defesa civil, afirmando, textual e categoricamente, que os dados das respectivas prestações de contas seriam falsos.

Afirmou, ademais, o lacunoso Parlamentar, que os recursos recebidos teriam sido aplicados sem prévio procedimento licitatório, tendo o Prefeito comprado os produtos, e tomado os serviços, de pessoas física e jurídicas selecionadas à sua exclusiva vontade, sem qualquer procedimento ou justificativa para tais escolhas. 

Entretanto, o Nobre Vereador não só falta com a verdade, como se vale de artifício ardil, posto que alicerça suas afirmações nos valores que constam dos “Planos Detalhados de Respostas”, que nada mais são do que simples formulários, disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, para fins de solicitação dos recursos necessários ao custeio dos danos decorrentes das alagações, com o intuito de fazer prevalecer na consciência da população, uma falsa impressão de que os recursos foram repassados em sua integralidade pelo Governo Federal, e mais, que a Prefeitura teria dado destinação diversa aos mesmos, deixando, dessa forma, de atender às situações decorrentes dessas catástrofes.

Entretanto, a despeito das inúmeras afirmações falsas feitas pelo Ilustre Vereador, o Município de Tarauacá não recebeu a integralidade dos recursos por ele referidos, conforme se demonstrará a seguir:

Em data de 09 de abril de 2014, data da primeira grande alagação ocorrida naquele ano, o Município solicitou do Ministério da Integração Nacional, a importância de R$ 1.532.014,00 (um milhão, quinhentos e trinta e dois mil e quatorze reais), para atendimento das seguintes ações:

Ocorre que, do total de solicitações formuladas, foram disponibilizados, apenas, R$ 52.200,00 (cinquenta e dois mil e duzentos reais), para fins de custeio de aluguéis sociais, conforme se pode constatar do inteiro teor da Portaria no 295, de 31 de outubro de 2014, expedida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União que circulou no dia 03 de novembro de 2014, sendo certo que, daquele montante, só foram efetivamente empregados R$ 20.729,87 (vinte mil, setecentos e vinte e nove reais e oitenta e sete centavos), tendo sido devolvidos R$ 31.470,13 (trinta e um mil, quatrocentos e setenta reais e treze centavos), conforme Guia de Recolhimento da União – GRU registrada sob no 89980000314-4 70130001010-1 95523161883-7 60876420418-5.

Com efeito, dos R$ 1.532.014,00 (um milhão, quinhentos e trinta e dois mil e quatorze reais) pleiteados, só foram liberados, efetivamente, R$ 52.200,00 (cinquenta e dois mil e duzentos reais), que representam, apenas, 3,40% (três inteiros e quarenta centésimos por cento) do montante pleiteado.

Constata-se, assim, que as “informações” prestadas pelo tendencioso Vereador, destoam, em escala oceânica, da realidade dos fatos, posto que anunciou a liberação de um montante de R$ 1.479.814,00 (um milhão, quatrocentos e setenta e nove mil, oitocentos e quatorze reais) do qual era sabedor não ter sido liberado em favor do Município.

Merece registro, ademais, o fato de que, do valor de R$ 52.200,00 (cinquenta e dois mil e duzentos reais), liberados, exclusivamente, para custeio de aluguéis sociais, foram devolvidos R$ 31.470,13 (trinta e um mil, quatrocentos e setenta reais e treze centavos), haja vista a verificação de que tal recurso só pode ser utilizado por 6 meses.

Ora, se a intenção da Administração era de desviar de tais valores, mediante a falsificação de informações, como afirmado pelo leviano Vereador, mesmo em relação ao valor liberado não se teria devolvido cerca de 60,28% (sessenta inteiros e vinte e oito centésimos por cento) do total recebido, posto que, essa atitude, para um facínora, soaria, convenhamos, no mínimo, paradoxal.

No dia 15 de novembro de 2014, época da segunda grande alagação ocorrida naquele ano, o Município de Tarauacá solicitou do Ministério da Integração Nacional, a importância de R$ 1.601.370,00 (um milhão, seiscentos e um mil, trezentos e setenta reais), dos quais foram disponibilizados, apenas, R$ 794.850,00 (setecentos e noventa e quatro mil, oitocentos e cinquenta reais), conforme se pode constatar do inteiro teor da Portaria no 311, de 20 de novembro de 2014, expedida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União que circulou no dia 21 de novembro de 2014.

Vê-se, pois, que do total liberado, só foram empregados R$ 638.806,90 (seiscentos e trinta e oito mil, oitocentos e seis reais e noventa centavos), restando um saldo em conta corrente de R$ 156.043,10 (cento e cinquenta e seis mil, quarenta e três reais e dez centavos), que fora destinado à reprogramação.

De igual modo, se confrontarmos os valores recebidos com aqueles efetivamente empregados, a Administração deixou de dispender quase 20% (vinte por cento) do total efetivamente liberado, por entender ser desnecessário a utilização total, diante da resolutividade já atingida frente ao sinistro, austeridade esta que não se alinha, sequer por suposição, ao desiderato fraudulento que o falacioso Vereador insiste em impingir à Gestão.

Tal recurso Emergencial, serviu para prestar atendimento as vitimas da cheia, nos 12 episódios de transbordamento do rio, dando alimentação e kits de limpeza para mais 1000 pessoas que passaram nos abrigos, distribuir mais 4,2 milhões de litros de agua potável, remoção das famílias, ajuda e apoio as equipes do Bombeiro, Policia Militar e Exército; bem como, com ajuda de Colaboradores foram distribuídos mais de 4 mil cestas básicas, mais de 10 mil peças de roupas, mais de 200 colchões, mais de mil kits de limpeza, 200 redes e fora assim que conseguimos sobreviver a tantos episódios de cheia do rio e com grande intensidade.

Até então, o nobre vereador só tinha questionado o Emergencial, mas em sua ultimo questionamento fez referencia ao recurso liberado para o Restabelecimento, solicitado pelo município em virtude dos danos deixados pela alagação em especial na malha viária, ruas. 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, atendendo a novo pleito da Administração Municipal, disponibilizou mais R$ 1.033.210,00 (um milhão, trinta e três mil, duzentos e dez reais), consoante Portaria no 41, de 13 de março de 2015, sendo certo que, daquele montante, só foram liberados R$ 777.530,00 (setecentos e setenta e sete mil, quinhentos e trinta reais), tendo sido efetivamente empregados, apenas, R$ 548.669,80 (quinhentos e quarenta e oito mil, seiscentos e sessenta e nove reais e oitenta centavos).

Tal recurso serviu para que pudéssemos garantir a trafegabilidade das ruas que foram atingidas pela alagação. Grande parte delas, teve que ser retirada o aterro de lama que estava acima delas e tivemos que fazer substituição do solo para depois fazer o recapeamento urbano.

Para que fique bem claro segue o nome das ruas trabalhadas para que se possa conferir em loco: Rua Rio Tarauacá, Travessa Rio Murú, Rua João de Paiva, Rua Capitão Hipólito, Rua Edgar de Oliveira, Rua Simão Leite Damasceno, Rua Lauriete Borges, Rua Joaquim Teixeira, Rua João Pessoa, Rua Severiano Ramos, Rua Benjamim Constant, Rua Isaura Borges, Rua dr. Sansão Fomes e Rua Samir Fernandes.

Só a titulo de comparação, o km de rua feito segundo a Planilha SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Cívil) para Tarauacá é R$ 87\m² para Pavimentação de Tijolo de uma rua de 6 metros de largura que resulta em um valor de 522 mil cada km de rua feito, já a pavimentação asfáltica sai R$ 120\m² o que em uma rua de 6 metros de largura 720 mil por km. No total, fizemos mais de 5 km em recuperação, só a titulo de exemplo pavimentamos com asfalto tanto a João de Paiva e Capitão Hipólito, somando o que foi pavimentado só nessas duas ruas temos 1153 metros ou 1.153 km que traduzido em valor pela tabela SINAPI resultaria em 830 Mil, valor maior do que o total repassado. Desta forma, temos que ter consciência das possibilidades de se trabalhar com o valor que fora repassado.

Em verdade, o Vereador Mirabor Leite buscou, a toda evidência, desvirtuar os fatos, de modo a lhes conceder uma interpretação que, embora falsa, lhe soasse alvissareira, diante de seus intuitos meramente eleitoreiros!

Em relação as empresas mencionadas na matéria, informamos que a forma de contratação destas foram na modalidade "Pregão", aberta a todas e quaisquer empresas que obtenham o tipo de serviço, onde a Administração privilegia o menor preço para executar o serviço. 

Por fim, rechaçamos, que as denúncias ofertadas pelo vereador Mirabor Leite tem pretensões Politicas, tendo em vista que este já se apresentou publicamente como Pré-candidato a Prefeito do Município, então a estratégia é denegrir a honra e a moral do Prefeito e dos seus familiares com objetivo de tirar proveitos da opinião pública, todavia, informamos a população que estamos tomando as providências judiciais contra as calúnias especuladas pelo Vereador.

“Ofereça a Deus sua vida, as pessoas o amor, a calunia a paciência pro momento, o seu sonho a esperança, força e fé, mas para aquelas pessoas que te perseguem, ofereça-as para Deus, porque se ele as criou, um motivo tem!” David Nascimento

Tarauacá, novembro de 2015.

RODRIGO DAMASCENO CATÃO
Prefeito

PCdoB reúne fiiados em conferência estadual


Depois das realizações das conferências municipais nas vinte duas cidades do Acre, neste sábado ( 28), o PCdoB realizou a XIV conferência estadual, a maior da história do partido no Estado. O evento ocorreu no auditório da SEE e contou com a presença do governador Sebastião Viana ( PT), do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana( PT).

O evento politico contou com a presença de Moisés Diniz, secretário-adjunto de Educação do Estado, Edvaldo Magalhães, ex-presidente da Aleac e diretor-presidente do DEPASA, Perpétua Almeida, ex-deputada federal e assessora do Ministério da Defesa, Jenilson Leite, deputado estadual e alguns pilares da reorganização da sigla no interior como Elson Farias , prefeito de Jordão , Chagas Batista, vice-prefeito de Tarauacá, Ériton Maia, Vice- Prefeito de Mancio Lima e muitas outras lideranças.

André Tokaski, secretário nacional de juventude do PCdoB, representou a direção nacional no evento. Os vinte dois municípios também enviaram representantes para participarem da conferência.

Na convenção ficou decidido que o partido vai concorrer com chapa própria para vereador nos vintes dois municípios, manutenção da candidatura de vice-prefeito na chapa de Marcus Alexandre, lançar candidato a prefeito em vários municípios acreanos e vai trabalhar para ampliar o número de vereadores em Rio Branco.

O PCdoB em 2015 realizou mais mil e quinhentas filiações em todo o Estado.

AC24Horas

Governo emite nota pelo falecimento de Nicole Arnoldi

Nota de Pesar

O governo do Estado, por intermédio da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, expressa profundo pesar pelo falecimento da promotora de Justiça, Nicole Gonzales Colombo Arnoldi, neste domingo, 29, em Rio Branco.

Nicole Arnoldi trabalhava no Ministério Público do Estado (MPAC) há cerca de seis anos. Atualmente, desempenhava suas funções na Promotoria de Justiça de Bujari.

Neste momento de dor, a equipe do governo do Estado se solidariza e pede a Deus que console a família e os amigos enlutados.

Márcia Regina Pereira
Chefe da Casa Civil

Lula é recebido por Tião Viana em Rio Branco

No aeroporto, Tião Viana recebe o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Acre na noite deste domingo, 29, e foi recebido pelo governador Tião Viana no aeroporto internacional de Rio Branco, Plácido de Castro. Muitas pessoas aguardavam no aeroporto a chegada do ex-presidente que é considerado um amigo do Acre e que teve participação importante na história do estado. Lula também foi recepcionado pelos governadores do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, e de Tocantins, Marcelo Miranda. Além do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e do deputado federal, Leo de Brito.

Lula veio participar do primeiro Encontro de Cadeias Produtivas Sustentáveis do Acre, realizado até esta segunda-feira, 30, em Brasileia. Na ocasião, juntamente com Tião Viana, o ex-presidente prestigiará a inauguração do Frigorífico de Suínos Dom Porquito, considerado, pela Associação Brasileira de Suinocultura, o mais moderno do país em uso de tecnologia.

Na manhã de segunda, o governador Tião Viana e o ex-presidente devem se dirigir à região do Alto Acre, para participarem das programações que preveem um ciclo de palestras sobre suinocultura, avicultura, ovinocultura, piscicultura, extração de castanha, látex e óleos, pecuária e agricultura familiar, e microcréditos.

Na noite da segunda-feira, o ex-presidente promoverá uma palestra aos alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac), no Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI), realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro, na capital.

Na terça-feira, 1, Lula deve visitar os alunos do Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie) e a Indústria de Beneficiamento de Castanha do Brasil, administrada pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), no Parque Industrial de Rio Branco.

Da Agência de Notícias do Acre

A MORTE DA PROMOTORA DE JUSTIÇA NICOLE GONZALES



AC24HORAS - Promotora de Justiça do Acre é encontrada morta dentro de apartamento, em Rio Branco

A promotora Nicole Gonzales Colombo Arnoldi foi encontrada morta no inicio da noite deste domingo, 29, em seu apartamento, localizado no Condominio Florença, próximo a Uninorte e ao Tribunal de Justiça do Acre, em Rio Branco.

Natural da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Nicole, de 35 anos, ingressou na carreira de promotora no MP do Acre em dezembro de 2009 e foi uma das responsáveis pelo bloqueio das contas e encerramento das atividades da Telexfree no Brasil, caso que teve repercussão internacional. Atualmente, ela era responsável pela promotoria do municipio de Bujari.

A policia militar foi acionada por vizinhos quando um disparo foi ouvido no apartamento da vitima. De acordo com informações, Nicole foi encontrada com a marca de um tiro na cabeça.

Pessoas próximas a promotora, informaram que ele tinha porte de arma, mas que não sabia manusear com precisão e que supostamente o tiro tenha sido acidental, devido Nicole não apresentar a pessoas próximas nenhum problema comportamental aparente, mas a prática do suicidio não é descartada ainda pela policia.

Peritos do Instituto Médico Legal de Rio Branco estão no local colhendo informações para elucidar o caso.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Albuquerque, se encaminha neste momento ao apartamento de promotora acompanhado com a Assessoria Militar do MP do Acre. O chefe do MP deve acompanhar pessoalmente as investigações e nas próximas horas deve se posicionar oficialmente sobre o ocorrido.

CONTILNET - Promotora do caso Telexfree é encontrada morta com tiro na cabeça, em apartamento - 
A polícia do Acre ainda não sabe dizer se o tiro que matou a promotora de justiça Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi, 35 anos, da Promotoria de Justiça Criminal Cumulativa de Bujari, foi acidental e se ela cometeu suicídio na noite deste domingo (29) dentro do próprio apartamento, localizado no primeiro andar do edifício Florença, na Via Verde, próximo a Uninorte. Leia mais AQUI

AGAZETA.NET - “Não venha! Não venha! Não venha!” - Amigo promotor ainda tentou conversar com Nicole.No apartamento do terceiro andar do Edifício Roma, do Condomínio Florença, em Rio Branco, a perícia técnica da Polícia Civil encontrou várias unidades do medicamento “Anciolítico”, um anti-depressivo.
Era o medicamento usado pela promotora de Justiça do Bujari, Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi. Um amigo, que também é promotor e mora no mesmo prédio sentiu que Nicole não estava bem. Leia mais AQUI.

A TRIBUNA DO ACRE - Polícia vê suicídio para explicar morte de promotora - A polícia trabalha fortemente com a hipótese de suicídio para explicar a morte da promotora de Justiça Nicole Gonzales Arnoldi, encontrada morta em seu apartamento no inicio da noite deste domingo, 29. Se confirmada a tese do suicídio, Nicole usou uma pistola 380mm para disparar contra sua própria cabeça. Ela mora no Condominio Florença, na Via Verde. Leia mais AQUI

O RIO BRANCO - Promotora de Justiça do Acre é encontrada morta em condomínio de Rio Branco - A promotora de Justiça do Acre, Nicole Gonzales Colombo Arnold, 35 anos, foi encontrada morta pela polícia na tarde deste domingo (29) após serem acionados por vizinhos que diziam ter ouvido barulho de disparo de arma de fogo vindo do seu apartamento no Condomínio Florença localizado no bairro Jardim Europa, próximo as imediações da Uninorte.

Informações extra-oficiais são de que ela tenha cometido suicidio, porém, pessoas próximas a promotora desacretitam desta possibilidade pelo fato de ser uma pessoa aparentemente equilibrada e não ter problemas comportamentais e acham que tenha acontecido um disparo acidental.. Vizinhos afirmam que antes de ouvirem o disparo, foram ouvidos ainda barulho de discussão e portas batendo, o que levanta suspeitas de que ela estaria acompanhada no momento do ocorrido.

Uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) já foi acionada e peritos estiveram no local para a remoção do corpo e coleta de informações. O corpo deve passar por necropsia e o laudo da morte deve sair nos próximos dias. Leia mais AQUI

domingo, 29 de novembro de 2015

TARAUACÁ: O LIXO NOSSO DE CADA DIA CONTINUA SENDO COLETADO DE FORMA PRÉ-HISTÓRICA


Colhi essa foto, num grupo de watts app.

Ela registra o momento em que urubus atacam um caminhão de coleta do lixo bem na praça central da cidade. Uma vergonhosa cena que não é de agora. Isso acontece há muito tempo.

São 8 anos do prefeito Jasone da Frente Popular, 8 anos do prefeito Vando e depois Marilete Vitorino da oposição e já se vão mais 3 anos do prefeito Rodrigo Damasceno. São só 19 aninhos que esse descaso acontece.

O lixo produzido pela população de Tarauacá, continua sendo coletado e depositado da forma mais pré histórica possível. O lixo é coletado através de caminhões comuns locados pela prefeitura e pagos pelo povo de Tarauacá. O lixo é depositado pela prefeitura num terreno locado, nas proximidades da cidade. Junte-se a tudo isso a falta de educação de parte significativa da população que joga lixo nas ruas de qualquer jeito.

Uma outra constatação é que os trabalhadores durante todo esse tempo, trabalham na coleta do lixo sem os equipamentos de proteção individual, expostos à todos os riscos de contraírem doenças..

A pergunta que fica para ser respondida por todos é a seguinte: Até quando isso vei perdurar? Precisamos de um aterro sanitário. Precisamos de caminhões especiais, construídos exclusivamente para esse serviço.

TARAUACÁ: Bingo para ajudar o menino Hugo que precisa fazer cirurgia, que pode custar R$ 10 mil-


Tarauacá: Domingo 29 de novembro (domingo) às 20h00min na Praça de Tarauacá, será realizado um bingo beneficente em prol de Hugo Gomes de 05 meses de idade. Hugo é uma criança alegre, mas precisa de uma cirurgia de glaucoma nos olhos urgente.


O bingo começa depois da santa missa, na Praça Central de Tarauacá. Cartelas a R$ 5,00 e 3 por R$ 10,00.

Prêmios: Bicicletas, Cafeteira, Batedeiras, fogão de 04 bocas, ventilador, 01 porco e mais 01 boi e muito mais.

Participe e concorra a muitos prêmios nas rifas à R$ 5,00 para realizar a cirurgia do Hugo. Vamos ajudar essa criança sorrir novamente. Contamos com sua presença.

sábado, 28 de novembro de 2015

HOJE É O ANIVERSÁRIO DO AMIGO CARLOS COELHO


TARAUACÁ: 220 BICICLETAS LEILOADAS NO MUNICÍPIO

Leilão de bicicletas (foto Chiquinho)
Com autorização do Juiz da Comarca de Tarauacá, Doutor Guilherme Aparecido, a Delegacia de Polícia Civil do município, sob o Comando do Delegado José Obetânio, realizou na sexta feira, 27 de novembro, mais um leilão de bicicletas. As "magrelas", supostamente roubadas, encontravam-se apreendidas no pátio da delegacia e que foram recuperadas pela polícia Militar. O leilão aconteceu em frente a própria delegacia.


220 bicicletas foral leiloados
Muita gente foi até lá para tentar comprar uma bike por um preço em conta. Foram leiloadas 220 bicicletas, o que rendeu uma quantia de R$ 13.200,00 (treze mil e duzentos reais). Cada bicicleta foi adquirida por um valor médio de R$ 60,00 (sessenta reais).

De acordo com informações colhida na delegacia, esse recurso será utilizado para recuperação de veículos e realizar pequenos reparos nos prédios das polícias militar e civil.

TARAUACÁ: Após terremoto no AC, templo de igreja sofre rachaduras

Defesa Civil que prédio de igreja sofreu algumas fissuras (Foto: Divulgação/Defesa Civil )
A Defesa Civil de Tarauacá registrou rachaduras na parede de uma igreja da cidade após o terremoto, de magnitude 5,1, que ocorreu na madrugada de sexta-feira (27). A cidade fica a 400 quilômetros de Rio Branco e este foi o quarto terremoto no estado em quatro dias.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Raimunda Alves, este foi o único dano encontrado. "A única questão foi uma fissura no prédio dessa Igreja, no mais não houve nenhum problema", informou.

O terremoto foi registrado pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O epicentro do tremor ocorrido à 0h52 (3h52 em Brasília) foi situado 136 km ao sudoeste deTarauacá a 627 km de profundidade.

Entenda o caso

Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu o município de Tarauacá, na madrugada desta sexta-feira (27).

Chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o professor George Sand afirmou que o terremoto registrado na manhã desta sexta é uma “consequência” dos tremores de magnitude 7.4 e 7.1 registrados na terça. No total, segundo ele, a instituição registrou 18 abalos sísmicos – a maioria de menor intensidade – no período.

“Esses tremores menores decorrem do primeiro. O tremor tem característica exponencial, ele libera a energia e prossegue pelos próximos dias. Com o tempo diminui. Não dá para estimar por quanto tempo este ainda vai durar.”

Na terça (24), moradores de ao menos seis cidades do Acre - Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus - sentiram dois tremores de terra.

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o municipio de Tarauacá, no Acre, na madrugada desta quinta (26). O tremor foi registrado à 0h45 (3h45 em Brasília), a uma profundidade de 604 km.

Do G1-Acre

TARAUACÁ: FUTUROS GESTORES DAS ESCOLA DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO


Em Tarauacá, a Secretaria Municipal de Educação promove um Curso para os pré-candidatos a gestores das escolas da rede municipal de educação. Haverá eleição nas escolas Adelmar de Oliveira, Almirante Barroso, Eduardo dos Santos Morais, José Augusto de Araújo, Maria Aucilene Calixto Alves, Maria Donizete Mota, 15 de Junho, Rilza Maria Daniel do Nascimento e Valdina Torquato do Nascimento

O curso de gestão escolar, promovido pela SEME, será constituído de duas fases, sendo a primeira de caráter classificatório, com duração de, no mínimo, 20 horas aula e a segunda fase destinada à formação profissional dos diretores eleitos com carga horária de 140 horas. 

Para ter candidatura homologada pela Comissão eleitoral o professor ou professora deverão obrigatoriamente participar do curso e obter a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nas atividades propostas.

PRÉ-CANDIDATOS A GESTORES

Arivete de Jesus Araújo Furtado
Allex Sandro de Souza Bispo
Aderlândio Nascimento de França
Altamir Gomes de Araújo
Ducileide de Oliveira Lima
Elivan Dias da Costa
Francisco Jorge do Nascimento Aragão
Francisca Herlandia da Silva Barreto
Jaqueline de Lima Silva

José da Cruz Lopes Leite
José Francisco Oliveira de Morais
José Francisco Sena de Sousa
Maria Salete Farias de Oliveira
Marisete Silva de Souza
Maria José da Costa Silva
Maria Aurea Ramos Oliveira
Maria Elcilardes Viana de Mesquita
Maria Sairilandia de Souza Galvão
Maria de Fátima Alves
Maria Rosilene Ramos
Maria do Socorro Cavalcante Araújo
Marcos André Mancio Bezerra
Raimundo Nonato da Silva Damasceno
Raimundo Lima de Oliveira
Sérgio Augusto Gomes Brito
Valter Nascimento de Souza

CALENDÁRIO DO PROCESSO ELEITORAL

ORDEM
ATIVIDADE
DATA
01
Inscrição: Curso de Gestão Escolar
20 e 23 de novembro
02
Publicação dos cursistas
24 de novembro
03
Curso de Gestão Escolar
25 de novembro a 01 de dezembro
04
Publicação dos Cursistas Aprovados
02 de dezembro
05
Publicação do Regimento Eleitoral
03 de dezembro
06
Reunião com o Conselho Escolar das Escolas
03 de dezembro
07
Formação de Comissão Eleitoral nas Escolas
04 de dezembro
08
Inscrição de Candidatos
07 de dezembro
09
Publicação dos Inscritos
08 de dezembro
10
Impugnação de candidatura
09 de dezembro
11
Debates e Propaganda na Escola
10 a 16 de dezembro
12
Encerramento de Campanha
17 de dezembro
13
Eleição
18 de dezembro
14
Homologação do resultado final das eleições
30 de dezembro

TARAUACÁ: Educação divulga lista de aprovados na primeira etapa da certificação dos futuros diretores de escolas da rede estadual

A certificação é uma etapa eliminatória aos professores que desejam se candidatar à função de diretor escolar. A comissão da Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulga lista de aprovados na primeira etapa do curso.

Foram mais 1.000 inscritos, destes 752 tiveram as inscrições deferidas. O curso visa capacitar em gestão escolar e desta etapa saíram 670 classificados. De acordo com o calendário previsto em edital, o exame final será realizado no próximo dia 29 e o resultado dos aprovados no processo de seleção dia 15 de dezembro.

LISTA DE APROVADOS DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ 
1 ADRIANA DE OLIVEIRA SILVA 
2 ALBERLÂNDIA DE SOUZA BEZERRA 
3 CINTIA VERAS BAIMA 
4 DALVA DA SILVA PONTES 
5 FRANCELIA MARIA DA LUZ MADEIRO 
6 FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA DE SOUZA 
7 FRANCISCO FREIRE DE SOUZA 
8 JOSE IVONALDO BENIGNO GOMES 
9 MARIA AUREA DE SOUZA RAMOS 
10 MARIA DO DESTERRO PRADO BAYMA 
11 MARIA ELIENE NUNES CALISTO 
12 MARIA LUZIA ABREU DE SOUZA 
13 MARIA SOCORRO RODRIGUES DA SILVA 
14 RAIMUNDA ILCA FROTA DE AZEVEDO 
15 TERESINHA DE JESUS NERY QUIRINO 
16 VALDERNILSON DE LIMA GOMES

Prefeito de Jordão tem atos nulos pelo TCE por causa de aumento de despesa com pessoal

O prefeito do município de Jordão, no Acre, Elson de Lima Farias, teve ato de contratação de pessoal nulo pelo Tribunal de Contas do Estado. O acordão foi publicado na manhã de hoje (27), o processo foi relatado pelo conselheiro Ronald Polanco.

Segundo o documento, as contratações autorizadas pelo executivo excederam o limite prudencial e mesmo com recomendações do colegiado, o prefeito nada fez para reduzir os gastos. O TCE entendeu como descumprimento de medidas disciplinares na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Elson de Farias foi multado em R$ 14.280 e tem prazo de 90 dias para proceder as irregularidades constatadas. A reportagem tentou pela manhã falar com o prefeito, mas segundo a atendente, o mesmo não encontrava-se em seu gabinete. A medida foi encaminhada para a Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária – DAFO.

Da Redação do AC24HORAS