CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TARAUACÁ: Arraial fora de época - ECC


TARAUACÁ: "POSTA NO BLOG ESSA VERGONHA ACCIOLY"!


Neste domingo à tarde, convidei minha esposa para irmos ao Estádio Naborzão assistir o jogo entre as equipes do Paia e do Flamengo. 

Confesso que o que vi foi decepcionante. 

Não pela falta de futebol, que por sinal para quem estava há 6 anos sem competição o nível é muito bom. Temos bons atletas. 

O que me chamou a atenção foi o nível de estresse de grande parte dos jogadores e a passividade da arbitragem. 

O jogo deve ter sido interrompido uma 30 vezes. 

Bastava apitar uma falta contra qualquer time e todos "corriam" pra cima dele reclamando e cobrando uma explicação e as razões de ter apitado aquela falta.
 
Nos altos dos meu 50 anos, nunca tinha presenciado nada parecido.

Os jogadores tomaram conta da partida e desmoralizaram a arbitragem, que por sinal, tecnicamente até que foi bem. 

Os jogadores do Praia começaram mais nervosos, depois o nervosismo passou para a equipe do flamengo. 

No que diz respeito à disciplina, não sabemos se é por falta de segurança no estádio, pois não haviam seguranças particulares nem policiais no estádio e essa deve ter sido a razão para o árbitro não expulsar os valentões. 

O árbitro, Professor Ednardo chegou a ser agredido verbalmente e fisicamente e nada fez. 

Era para expulsar no mínimo uns 10 jogadores. 

Se tivesse feito isso tinha apanhado.

Recentemente, um árbitro apanhou de um atleta e não havia polícia não estádio. 

Todos os torcedores que foram ao estádio ficaram revoltados com tudo que aconteceu. 

A culpa não foi só do árbitro.

Torcedores olhavam pra mim e pediam "posta no blog".

FICA AQUI A COBRANÇA À PREFEITURA E A LIGA QUE SÃO OS ORGANIZADORES DO CAMPEONATO QUE TOMEM PROVIDÊNCIAS. 
Precisamos fechar o campeonato com mais alegria e organização.

TARAUACÁ - TEMPORADA DE VERÃO: MAIS UM FINAL DE SEMANA COM FESTA NA PRAIA

Cantora Sandra Melo e Banda (foto Abimael Lopes)


RIO BRANCO: Marcus Alexandre é franco favorito à reeleição, mostra pesquisa


Se a eleição para prefeito da Capital fosse hoje, o atual ocupante do cargo, Marcus Alexandre, sairia na frente para conquistar a reeleição. Esse o quadro mostrado pela pesquisa A TRIBUNA – Data Control, que revela que a disputa só não terminaria no primeiro turno em um cenário em que pelo menos três candidatos se apresentassem pelos partidos de oposição.

Ainda assim, a vantagem do atual prefeito sobre seu adversário mais próximo, nesse caso, seria significativa. Marcus Alexandre aparece com mais que o dobro das intenções de votos que seu mais próximo contendor, a deputada Eliane Sinhasicque.

Considerando os principais nomes já apresentados para a disputa, Marcus Alexandre (PT) aparece em primeiro lugar com 44% dos votos, seguido de Sinhasique (PMDB), com 20,8%, praticamente empatada com Tião Bocalom (DEM) com 20%.

Em distante quarto lugar estaria a professora Socorro Nery, do PSDB, com 2,8%. A pesquisa não considerou a candidatura anunciada do PSOL, por não estar ainda definido oficialmente o nome a ser levado às urnas pelo partido.

Um detalhe interessante e que mostra a politização que já ocorre na sociedade e o grau de definição do eleitor: o índice de indecisos é muito baixo (5,6%), levando-se em conta que falta mais de um ano para a eleição. Mais alto é o índice dos que, desiludidos, dizem que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, na ordem de 6,8%.

Confira o quadro:

ELEIÇÕES PREFEITO DE RIO BRANCO


Atual prefeito é o nome mais lembrado

Na pesquisa espontânea, quando se pergunta o nome do candidato ao eleitor, mas não se oferece uma lista prévia, Marcus Alexandre é o nome mais lembrado por ampla margem.

Essa pesquisa espontânea marca o nível de lembrança do nome e sua ligação com o cargo disputado e é um indicador de popularidade. Marcus Alexandre aparece com 16,8% de preferência do eleitor, sendo que nenhum de seus concorrentes sequer ultrapassa os 2%.

Sinhasique e Bocalom são mencionados por 1,6% dos eleitores; Sibá Machado, Socorro Nery, Marcio Bittar e Jorge Viana também são citados, com 0,4%. Nesta apresentação, o índice de indecisos é de 76% e de votos nulos de 2,4%.

ELEIÇÕES PREFEITO – ESPONTÂNEA


500 pessoas foram ouvidas na Capital

A pesquisa A TRIBUNA/ Data Control ouviu 500 pessoas na Capital, no dia 26 de outubro, de forma estratificada segundo dados censitários, homens e mulheres, maiores de 16 anos.

As entrevistas foram feitas em pontos de fluxo intenso, levando-se em conta as variáveis de sexo, escolaridade, faixa etária, renda e religião.

A margem de erro é de 4,38% em um intervalo de confiança de 95%. Como não há candidaturas estabelecidas e os nomes apontados são meras conjecturas, não há necessidade de registro do levantamento na Justiça Eleitoral, segundo a legislação vigente.

A TRIBUNA e a Data Control têm mantido uma parceria constante e a tradição de pesquisas de opinião sobre temas da sociedade e temas eleitorais há muitos anos. A pesquisa foi financiada pel’A TRIBUNA.

Marcus Alexandre venceria qualquer adversário no embate direto

Caso a oposição consiga a unidade e apresente apenas um candidato à disputa, o prefeito Marcus Alexandre conseguiria a reeleição com facilidade, independente do adversário.

A disputa mais apertada, ainda assim com larga margem. Contra Eliane, Marcus Alexandre teria 53,2% dos votos, contra 38,4%, com 3,2% de indecisos e 5,2% de votos nulos. A deputada peemedebista se mostra a adversária mais forte, hoje, para enfrentar o atual prefeito.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X ELIANE SINHASIQUE


Se o adversário for o sempre candidato Tião Bocalom (DEM), a vitória de Marcus Alexandre se desenvolveria, hoje, com um quadro mais favorável. Marcus Alexandre teria 58,4% dos votos contra 32,8% de Bocalom, com 2% de indecisos e 6,8% de votos nulos.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X TIÃO BOCALOM


Ainda desconhecida da maioria dos eleitores, a professora Socorro Nery, apontada como candidata do PSDB, mal ultrapassaria os 20% dos votos e Marcus Alexandre abriria um índice três vezes maior que o dela. Nessa hipótese, o prefeito alcança 67,2% dos votos contra 20,8% da adversária, com 6,8% de votos nulos e 5,2% de indecisos.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X SOCORRO NERY


Acidente deixa ferido ex-deputado Fernando Melo

Um acidente com um dos carros da comitiva do governador causou preocupação, provocando ferimentos e suspeita de quebra de costelas no subsecretário de produção, o ex-deputado Fernando Melo. A caminhonete Frontier, cabine dupla, placas OAS 8103, em que viaja, junto com o secretário de pequenos negócios Clenilson Figueiredo, o assessor de imprensa, Leônidas Badaró e o motorista não identificado, rodopiou por cerca de cinco vezes na pista, no perigoso trecho junto à cabeceira do Pato, no km 219 sentido Sena Madureira, só não capotando porque bateu na proteção (guardrail) recentemente colocada no local pelo DNIT.


O carro bateu com a lateral esquerda nessa proteção e deixou ferido o ex-deputado Fernando melo, que foi atendido no hospital de Sena Madureira (a 65 km do local) e depois transferido para Rio Branco. A suspeita é de fratura em algumas costelas e ele deve também usar um colar cervical, mas seu estado de saúde é estável. Os demais ocupantes do veículo não se feriram. O carro ficou bastante danificado.


TARAUACÁ: INDIVIDUALIZAÇÃO DO FGTS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS JÁ ESTÁ CONCLUÍDA.


A prefeitura de Tarauacá acaba de realizar junto a Caixa Econômica Federal, um trabalho importante, necessário e que estava pendente há anos. Trata-se da individualização do FGTS dos servidores públicos do município em suas ccontas no banco. Com isso já é possível saber o valor que cada um tem na conta e quanto deveria ter. Uma constatação triste é que prefeitos anteriores deixaram de recolher mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Um verdadeiro calote no funcionalismo. É o que afirmou o prefeito Rodrigo Damasceno numa rede social.

Recentemente os servidores municipais migraram para o regime estatutário através de uma lei aprovada na câmara, o que lhes dar o direito de saque do FGTS, porém esses valores ainda não estavam individualizados. A Ideia é o saque dos valores que estão nas contas e negociar com a prefeitura o parcelamento do restante, como fizeram os servidores estaduais em 2007. Alguns servidores estão entrando na justiça para receber os valores integrais. 

O Sinteac deverá estar chamando seus associados, em breve, para, através de sua assessoria jurídica, orientar como devem proceder sobre esse ponto. 

O prefeito Rodrigo anunciou colocou também a assessoria jurídica da prefeitura para orientar todos os funcionários sobre essa questão. Resta saber como o servidor deve fazer para receber essa ajuda. "Um trabalho que ja vinha pendente há anos, fora finalizado neste final de semana. A individualização do FGTS para caixa e agora podemos reconhecer o que deixou de ser pago em anos anteriores e fazer o parcelamento junto à Caixa! Só de pendência do FGTS temos mais de 2 Milhões de reais que deixou de ser recolhido em anos anteriores! Parabéns a Boa Turma do FGTS que tiveram que sacrificar os finais de semana e feriados!", disse o prefeito.

Campanha de Vacinação contra a Pólio termina nesta segunda-feira

Termina nesta segunda-feira (31) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio, a paralisia infantil.

Até a última quinta-feira (27), mais de 4 milhões de crianças ainda não haviam sido vacinadas. A meta da campanha é imunizar 12 milhões.

O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos.

A 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, tem por objetivo, além de imunizar contra a doença, atualizar o calendário vacinal das crianças até cinco anos que não tomaram outra vacina da rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacina.

Da Agência Brasil.

domingo, 30 de agosto de 2015

HOJE EM TARAUACÁ


TARAUACÁ: VERONA E RIVERA EMPATAM EM 5 X 5 NO ESTADUAL DE FUTSAL


Um superjogo de futsal, marcou a noite deste sábado, 29 de agosto, pelo campeonato estadual no Ginásio de Esportes Ruinet Lima de Matos, em Tarauacá. Verona e Rivera, equipes representantes de Tarauacá na competição, empataram pelo placar de 5 x 5, num jogo de grandes lances. 

De início o Verona abriu 3 x 0 e quando tudo parecia resolvido veio a reação do Rivera aplicando uma grande virada marcando 5 gols consecutivamente. Quando a torcida do River já comemorava a vitória, o Verona reagiu marcando dois gols no final do jogo, empatando o clássico.

Vale ressaltar que o Verona jogou com atletas de Tarauacá, enquanto o Rivera reforçou seu elenco, com atletas de Rio Branco e outros municípios, contando apenas com o jogador Patoka como prata da casa.

O jogo recebeu grande público e foi transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária Nova era FM.

TARAUACÁ: SANDRA MELO E BANDA NO FESTIVAL DE VERÃO


Tarauacá: Blogueiro e Radialista Accioly Gomes é eleito presidente do Bairro COHAB


No Bairro Bento Marques- COHAB, em Tarauacá, a palavra de Raimundo Nonato Gomes Accioly "o Accioly", soa com soberania entre as demais. Não por ser autoritário, mas pelo excelente trabalho comunitário que desenvolve com a comunidade, na qual, ele chama de sua paixão. Prova disso é a vitória maciça concedida neste sábado, 29, pelos moradores para ele presidir o bairro por três anos. Com 77% dos votos Accioly foi eleito novamente para o cargo de presidente.

O ativista cultural, radialista, blogueiro, sindicalista e professor da rede pública estadual já havia sido presidente do bairro, como marca de sua gestão fundou a Rádio Comunitária Nova Era FM - há onze anos no ar, a única rádio comunitária legalizada do Estado-, conseguiu um galpão cultural- onde é desenvolvido o projeto de inclusão social e cultural da COHAB para mais de mil crianças, tem uma escolinha de futebol. 

Seu programa no rádio "O terminal comunitário ou tribuna popular " é líder em audiência. Accioly é um homem dedicado a luta social. Por isso, foi reconduzido ao cargo de presidente da COHAB. sua vice-presidente é a professora Jeane Pereira. 

Accioly obteve 226 votos de um total de 292 votantes, já o adversário, Lucas Melo obteve 66 votos. 

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora 
Foto: Facebook

TARAUACÁ: NOSSA ACADEMIA NA PRAIA


Neste sábado pela manhã, membros da Nossa Academia, uma das mais renomadas de Tarauacá, promoveram atividades em plena praia do Rio Tarauacá, para frequentadores da academia. 


fotos: Facebook

Ministério Público Eleitoral dá parecer favorável a novo partido de Marina

O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, se manifestou favoravelmente à concessão de registro para a Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Em parecer protocolado nesta terça (25) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aragão afirmou que a nova legenda não precisa cumprir uma nova exigência aprovada neste ano pelo Congresso para obter a autorização da Justiça Eleitoral.

A nova lei obriga que as assinaturas de apoio a um novo partido sejam coletadas entre eleitores que não possuam filiação a outra legenda. Na visão do procurador eleitora, a exigência não era prevista quando a Rede entrou com o pedido.

“Não há como, neste momento, admitir-se uma alteração, uma desestabilização de tal relação jurídica”, escreveu Aragão no parecer apresentado ao TSE.

“Não há como se admitir a aplicação da lei 13.107/2015 impondo-se ao requerente que os apoiamentos agora apresentado sejam de pessoas não filiadas a partidos políticos", completou.

Desde 2013, Marina tenta obter o registro para a Rede junto ao TSE, condição necessária para disputar eleições. Naquele ano, a Corte rejeitou o pedido por falta de assinaturas necessárias.

A legislação exige apoio de, ao menos, 486,6 mil eleitores, mas o partido havia apresentado, em outubro de 2013, somente 442,5 mil. Em maio deste ano, Marina apresentou outras 56,1 mil assinaturas, somando apoio de 498,6 eleitores.

Com o parecer do Ministério Público Eleitoral, o relator do pedido de registro, ministro João Otávio de Noronha, poderá apresentar novamente o caso ao plenário do TSE para a decisão, o que ainda não tem prazo para ocorrer.

Em 2013, por não ter uma legenda própria, Marina acabou se filiando ao PSB para concorrer a vice-presidente em chapa encabeçada por Eduardo Campos. Com a morte do ex-governador em um acidente aéreo durante a campanha, a ex-senadora passou a encabeçar a chapa do PSB à Presidência. Ela, no entanto, acabou na terceira colocação na disputa pelo Palácio do Planalto.

Do G1

ORIGEM DA PALAVRA TARAUACÁ

Rio Tarauacá
A palavra TARAUACÁ vem do povo indígena Kaxinawá (Kaxi=morcego, Nawá=povo, portanto, povo do morcego), falantes da língua Pano (Pano=o grande tatu), e que se autodenominam Huni-kuĩ, isto é, os “verdadeiros homens”, que falam o Rã-txa, a “língua verdadeira”. TARAUACÁ, a escrita original seria TARÁWAKÁ (tará=tronco de árvore, waká=rio). Por isso Tarauacá, “rio das tronqueiras”. 

Por Isac Melo
blog Alma Acreana

Governo comemora início das obras de recuperação da BR-364

O governo federal liberou R$ 78 milhões para recuperação da rodovia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A manhã deste sábado, 29, começou com a efetivação de uma grande conquista para a integração rodoviária do Acre: a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação da BR-364, nos trechos entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que, juntos aos titulares das empresas executoras das obras pactuaram o início dos serviços.

O recurso de R$ 78 milhões é oriundo do governo federal, e as máquinas e insumos já começam a operar e a serem transportados para os trechos a partir desta segunda, 31. Deputados federais, estaduais e representantes das empresas também acompanharam o ato.

Na ocasião, o governador Tião Viana lembrou os esforços do governo para unir o Acre, um processo de integração feito dentro das condições de orçamentos que o governo tinha, e de acordo com as condições de engenharia possíveis à época. Agora o Dnit vai fazer uma reconstrução como a que foi feita no trecho entre Rio Branco e Sena Madureira, a fim de consolidar uma etapa mais definitiva.

“Essa é uma ação emergencial, para o início da reconstrução com as melhores bases da engenharia e infraestrutura rodoviária. Tenho muita gratidão à presidente Dilma Rousseff por essa mão estendida ao Acre nessa hora que a gente tanto precisa”, agradeceu Tião Viana.

Mais R$ 24 milhões para obras de conservação

Máquinas e insumos começam a operar e a serem transportados para os trechos a partir da segunda, 31
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O superintendente regional do Dnit, Robson Loure, contou que o trecho contemplado entre Sena Madureira e o Rio Liberdade soma 47 quilômetros e está classificado como os pontos mais críticos. Além do recurso autorizado, foram liberados mais R$ 24 milhões que serão distribuídos nos contratos de conservação, a fim de que o trecho se mantenha todo trafegável.

“Iremos avançar na fase de testes para aplicar os resultados que dão mais certo para uma reconstrução durável e de qualidade. A previsão geral dessa reconstrução é de cerca de 400 quilômetros”, conta Loure.

O empresário Jarbas Soster, representante de uma das empresas executoras das obras, contou que a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) deve entregar na segunda, 31, o resultado dos ensaios dos materiais de testes de solo. “A partir daí é que começa todo o processo de logística para o transporte dos insumos para os trechos, que deve ocorrer já nesta quarta-feira, 2”.

Parlamentares apoiam luta pela integração do Acre

A ordem de serviço autoriza o início das obras de recuperação da BR-364, nos trechos entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os deputados federais Léo de Brito e César Messias lembraram os esforços intensos do governo com o Dnit junto ao governo federal, e garantiram total apoio na luta para que as regiões acreanas continuem integradas.

Há pouco tempo estivemos com o diretor-nacional do Dnit percorrendo todos os trechos da BR-364 e hoje, temos uma resposta rápida do governo federal, graças aos esforços incansáveis do governo” lembrou César Messias.

O deputado federal Léo de Brito mencionou que desde o início tem acompanhado as intervenções do governo. “Enquanto parlamentares, vamos continuar acompanhando esse trabalho, garantindo todo o apoio possível”, disse Léo de Brito.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Manoel Moraes, falou em nome dos deputados estaduais presentes e garantiu que se manterão firmes na luta pela efetivação das ações na rodovia.

Essa é a maior resposta que o governo do Estado e o governo federal poderiam dar ao Acre. A base na Aleac estará sempre unida para colaborar e avançar nessas ações”, garantiu o parlamentar.

Por Por Ana Paula Pojo
Agência de Notícias do Acre

Acre realiza audiência pública para debater mudanças climáticas


O debate sobre mudanças climáticas vem se tornando recorrente no mundo inteiro. Até porque o planeta pede uma ação urgente do homem, mas precisamente das autoridades constituída pelo povo para dirigir os rumos das nações para evitar uma catástrofe por conta das mudança do clima devido o efeito estufa, causado pelo desmatamento das florestas, os gases poluentes gerados pelas indústrias e automóveis. 

As mudanças climáticas tem afetado milhares de pessoas, seja por falta de água, seja pelas enchentes devastadoras, como é o caso de milhares de habitantes da Amazônia legal. Em 2015, no Acre, cerca de duzentas mil pessoas foram atingidas pelas cheias dos rios. 

Pensando em encontrar soluções para este problema o Estado do Acre deu um passo afrente dos demais estado do País nesta sexta-feira, 28, com a realização de uma audiência pública para debater as mudanças climáticas, intitulada " O Acre e as mudanças climáticas ". 

A audiência foi promovida pela ALEAC ( Assembleia Legislativa do Acre) através de um requerimento do deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB). 

O comunista demonstra por meio de sua atuação parlamentar ser um representante do povo que acompanha os avanços da sociedade. Além de revelar seu lado ambientalista. 

O evento ocorreu no auditório da Livraria Paim, em Rio Branco. 

Tendo como palestrante a ex-senadora do Acre e ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, conhecida mundialmente por defender a preservação das Florestas, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, professores doutores da UFAC, pesquisadores do INPA. Na audiência, além de debater as mudanças climáticas e o uso sustentável do meio ambiente, também foram discutido medidas para ajudar os municípios do Acre destruídos pelas cheias dos Rios.

Vejo o que falaram

Dr. Jenilson Leite (PCdoB) disse que o evento é um marco no processo de discussão que é necessário ser realizado para a elaboração de políticas públicas com vistas a reduzir esses impactos. “Precisamos entender melhor esse tema, compreender o que está acontecendo no nosso planeta. Temos aqui palestrantes renomados, que compreendem tanto do ponto de vista científico, como de propostas que podem diminuir os impactos dos episódios que podem nos causar grandes transtornos futuramente”, pontua o autor da proposta.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PSB), a iniciativa da Assembleia Legislativa do Acre é louvável e contribui com o país na elaboração de uma proposta para ser apresentada na COP21, que deve ser realizada em Paris, no mês de dezembro. Infelizmente o governo brasileiro não apresentou quais são os compromissos que o Brasil vai assumir em Paris. Os Estados Unidos já apresentaram, o México, a Índia, a União Europeia e o Brasil até agora não disse quais são esses compromissos. A mobilização em cada Estado de cada setor é fundamental. Então, iniciativas como essas que estão sendo feitas aqui e como outras que acontecem no Brasil são importantes para que o nosso país assuma a sua responsabilidade e não perca o protagonismo que tinha, mas que infelizmente está perdendo”, disse ela.

Já o vice-presidente do Senado Federal, senador Jorge Viana (PT/AC), ressaltou que se nada for feito a Amazônia será a principal prejudicada com os efeitos da emissão de gases de efeito estufa. Nós temos que refletir muito sobre a vida que estamos levando e sobre o padrão de produção e consumo em que vivemos. Moramos em uma região que possui o maior depósito de gases de efeito estufa, que são nossas florestas. Então temos que trabalhar para que haja, sim, o desenvolvimento humano, mas sem por em risco o próprio planeta. Se essas mudanças bruscas continuarem avançando, uma das regiões que mais sentirá os efeitos é exatamente a Amazônia”, diz Jorge Viana.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina, representando o governador Tião Viana (PT) no evento, disse que o governo do Acre tem intensificado as ações para o aproveitamento de áreas já abertas. Eu pude acompanhar de perto as mudanças feitas pelo ativismo para que o Acre hoje fosse um estado inovador, na inclusão das pessoas e na preservação de suas florestas. Estamos com programas de recuperação de áreas abertas em expansão, e isso é muito importante para a preservação das nossas florestas”, salienta.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), destacou que é necessário refletir para buscar soluções para o enfrentamento desses problemas climáticos. Quero parabenizar a Assembleia Legislativa do Acre e o deputado Jenilson Leite por essa iniciativa. Ano passado o Rio Madeira viveu a maior cheia de sua história, este ano foi o Rio Acre. Enfrentamos agora o início de um verão também rigoroso, que traz problemas como as queimadas, seca dos rios, desabastecimento de água, entre tantos outros. Por tudo isso, precisamos refletir e buscar soluções, tanto imediatas como a longo prazo para esses dois extremos do clima.”, considera.

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora
Foto: Jardy Lopes

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TARAUACÁ: WORKSHOP DE MODELOS DO MUNICÍPIO


Relações sexuais com menor de 14 anos é crime em qualquer caso, decide STJ

São Paulo – Relações sexuais ou qualquer ato libidinoso entre adultos e menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, independente de a vítima consentir. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, na terça-feira (25), de forma unânime, e passa a servir como jurisprudência para os tribunais de todo o Brasil. O julgamento é uma resposta a várias apelações semelhantes em todo o país, em processos de estupro de vulnerável,contrariando decisões que foram baseadas na ideia de consentimento das vítimas.

O recurso repetitivo foi apresentado pelo ministro Rogério Schietti, da turma da 3ª Seção do STJ, após receber pedido do Ministério Público do Piauí contestando a absolvição de um acusado de estupro. Ele alegou manter um relacionamento amoroso com uma menina desde que ela tinha 8 anos – hoje tem 18. Quando da denúncia ele tinha 25 anos e ela, 13.

No caso, a vítima e os familiares dela confirmaram que havia um relacionamento. O Tribunal de Justiça do Piauí absolveu o acusado, sustentando que a adolescente tinha discernimento e “nunca manteve relação sexual com o acusado sem a sua vontade”. Para Schietti, nestes casos, “o julgamento recai inicialmente sobre a vítima da ação delitiva, para, somente a partir daí, julgar-se o réu”.

O ministro relator considerou que qualquer ato sexual nessas condições é crime, não importando que a vítima tivesse experiência sexual anterior ou se comprovasse um relacionamento amoroso com o acusado. Schietti argumentou ainda que a evolução dos costumes e o maior acesso de crianças e adolescentes a informação não se contrapõem à obrigação da sociedade e da família de protegê-las.

O número de recursos sobre casos de estupro de vulnerável no STJ cresceu cerca de 2.700% em cinco anos: de 6, em 2010, para 166, em 2014. A maior parte impetrada pelo Ministério Público, contra decisões judiciais que consideraram que as relações foram consensuais. Todos os casos desse tipo estavam suspensos aguardando a definição do STJ.

O ministro já havia se posicionado contra a ideia de consentimento de menor de 14 anos na prática sexual. Relator de um processo originado em São Paulo, em que um homem de 27 anos manteve relações sexuais com uma menina de 11 e foi absolvido pelos desembargadores do Tribunal de Justiça, Cruz enfatizou que o consentimento da criança ou adolescente não tinha relevância na avaliação da conduta criminosa.

Para ele, os argumentos dos magistrados paulistas eram “repudiáveis”. “É anacrônico o discurso que procura associar a evolução moral dos costumes e o acesso à informação como fatores que se contrapõem à natural tendência civilizatória de proteger certas minorias, física, biológica, social ou psiquicamente fragilizadas”, diz um trecho do relatório, de agosto do ano passado. O STJ manteve a condenação por quatro votos a um.

Outros casos que ainda aguardam definição devem ser influenciados pela decisão de terça. Também no TJ de São Paulo, um fazendeiro da cidade de Pindorama foi absolvido da acusação de estupro contra uma adolescente de 13 anos sob alegação de que ele não teria como saber que ela era menor de idade em virtude do seu comportamento.

Acompanhado pela maioria dos desembargadores da 1ª Câmara Criminal Extraordinária do TJ, o relator do caso, que corre em segredo de Justiça, argumentou que “não se pode perder de vista que em determinadas ocasiões podemos encontrar menores de 14 anos que aparentam ter mais idade”.

E continuou: “Mormente nos casos em que eles se dedicam à prostituição, usam substâncias entorpecentes e ingerem bebidas alcoólicas, pois em tais casos é evidente que não só a aparência física, como também a mental desses menores, se destoará do comumente notado em pessoas de tenra idade”. O Ministério Público paulista recorreu da decisão e aguardava o posicionamento do STJ.

Por Redação Rede Brasil Atual

Marina Silva participará de audiência pública sobre mudanças climáticas, em Rio Branco

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará no Acre nesta sexta-feira (28) para participar audiência pública sobre mudanças climáticas e suas implicações para a sociedade. O debate ocorrerá no no auditório da livraria Paim, a partir das 8 horas.

O evento é resultado de um requerimento do líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite.

De acordo com o parlamentar comunista, a audiência possibilitará fomentar o debate a respeito de um assunto que tem modificado a vida da humanidade.

“Este é um assunto que tem modificado a vida de muita gente. Os resultados das mudanças climáticas”, disse.

Jenilson afirma que participarão dos debates representantes do Ministério do Meio Ambiente, do observatório do clima, Marina Silva e o senador Jorge Viana.

O comunista ressalta que discutir as questões referentes às mudanças do clima é importante para poder preparar as reações que minimizem os impactos causados ao meio ambiente.

“Munidos de informações, iremos nos preparar melhor. A ideia é fomentar o debate com pessoas que entendam do assunto e nos ajudem a entender melhor tudo isto”, finalizou.


PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura: Atividade Cultural (Coral da Assembléia – Música Planeta Terra - autor: Xororo e Aldemir)

8h 15 min. – Composição da Mesa.

MESA 1 – Crise climática global e seus impactos sobre o Brasil, Amazonia e o Acre.

8h 30 min. – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil e na Amazônia.

Palestrante: Eufran Amaral – Chefe Diretor da EMBRAPA.

9h – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Estado do Acre.
Palestrante: Dr Foster Brown (Professor e Pesquisador da UFAC). (30 min.)

9h 30 min. – Palestra: O impacto das mudanças climáticas nas comunidades indígenas.
Palestrante: Francisca Arara (Representante da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais indigenas do Acre – AMAAIC). (30 min.)

10h – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas na Gestão Municipal. Palestrante: Marcos Alexandre (Prefeito de Rio Branco). Palestra: Os desafios de atendimento das populações atingidas pelos eventos climáticos extremos no Acre. Palestrante: TC. BM.George Santos (Representante da Defesa Civil Municipal). (1 hora.) (JUNTOS)

11h – Aberto para debates. (1 hora)

12h – Intervalo

TARDE: 14h – Retomada das Atividades: Apresentação Cultural (Jabuti Bumbá)

MESA 2 – Como enfrentar a crise climática.

14h 15min. – Palestra: Aboragem sobre a Política Nacional de Mudanças Climáticas. Palestrante: Davi Friale. (30 min)

14h 45 min. – Palestra: Gestão dos Riscos e Adaptação as Mudanças Climáticas.
Palestrante: Vera Reis (Diretora técnica do Instituto de mudanças climáticas do Acre – ICM/AC). (30 min.) Representando SEMA

15h 15 min. – Palestra: Economia Florestal: A nova lei da Biodiversidade. Palestrante: Senador Jorge Viana. (30 min.)

15h 45 min. – Palestra: Um modelo de desenvolvimento para lidar com a crise climática. Palestrante: Ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. (30 min.)

16h 15 min. – Aberto para debates – (1h 45 min.)

18h – Encerramento – Coffee break (entrega dos certificados de participação)

POR GINA MENEZES, DA CONTILNET

TARAUACÁ: DEPASA VAI AUMENTAR CAPACIDADE DE CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO

Alex Mendes - Depasa
O Depasa - Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Estado do Acre, trabalha para ampliar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável no município de Tarauacá. Foi o que afirmou Alex Mendes, chefe do escritório local do departamento em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM, na manhã desta quinta feira, 27 de agosto.

Segundo Alex, a cidade cresceu muito nos últimos anos com a criação de novos bairros e o sistema não acompanhou esse crescimento, fazendo com que a distribuição de água, mesmo sendo regular não está atendendo a demanda satisfatoriamente. 

Alex disse ainda que em breve o Diretor Estadual do Depasa Edvaldo Magalhães estará em nossa cidade para anunciar a instalação de mais duas ETAS - Estação de Tratamento de Água, ampliação da rede de distribuição e o aumento do tempo de distribuição que hoje é de apenas 3 horas parta cada bairro. "Nossa atual capacidade é de distribuição de 40 litros por segundo e queremos no mínimo dobrar esse valor", disse Alex.

Outra questão levantada por Alex, foi relacionada a conta de água que sofreu um aumento e causou estranheza e reclamações de alguns consumidores. "Há muitos anos os consumidores pagavam apenas uma taxa mínima de consumo de água, no valor de R$ 10, 76 (dez reais e setenta e seis centavos). Agora, foram instalados os hidrômetros e se paga pelo consumo. Os consumidores que não têm ainda os hidrômetros, pagam uma taxa minima de R$ 14,00 (quatorze reais). As contas que tiveram valores acrecidos em valores muito altos, pedimos que os consumidores compareçam no escritório do DEPASA para que possamos fazer a verificação", disse Alex.

Alex falou ainda sobre o absurdo numero do DESPERDÍCIO DE ÁGUA em Tarauacá que hoje chega a 50% (cinquenta por cento) da água fornecida pelo órgão. A água que um consumidor desperdiça vai faltar para o vizinho. "Essa é uma prática que devemos combater com educação e punição. Tem consumidor que sai para trabalhar e deixa a torneira aberta e a água derrama por cerca de 3 horas seguidas", finalizou. 

Ainda de acordo com o chefe do DEPASA, nos bairro onde não for possível estender a rede de água convencional, será perfurado um poço artesiano, instalado um reservatório e uma rede de distribuição própria, como aconteceu na região alta do bairro de Copacabana. 

TARAUACÁ: "COHAB É MEU BAIRRO, MINHA PAIXÃO"


Caros amigos e amigas moradores do nosso querido Bairro da Cohab.

No próximo dia 29 de agosto, sábado, teremos eleição para escolha da direção da nossa associação de moradores. Sou um dos candidatos a presidente e estou pedindo o apoio da nossa comunidade. Me orgulha muito e me deixa muito honrado o cargo de presidente do meu bairro.

Há 24 anos, construí uma casa e vim morar aqui no bairro com minha família. Aqui meus filhos cresceram e também viram nosso bairro se desenvolver. Logo que cheguei chamei alguns moradores e fundamos a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES do nosso bairro e me tornei o seu primeiro presidente. Começamos, então, a LUTAR pelas melhorias para nossa comunidade. Enfrentamos muitas BATALHAS quando nosso bairro só tinha lama e muitos buracos nas ruas. Hoje é o único bairro que tem 100 por cento de suas ruas pavimentadas, fruto de muita luta dos moradores. Faltam ainda muitas CONQUISTAS a serem realizadas. 

Para que a gente não esqueça foi graças ao nosso trabalho na associação que temos uma PRAÇA, a RÁDIO NOVA ERA FM e um espaço para desenvolvimento da cultura, que é o nosso GALPÃO DE CULTURA. Os PROJETOS CONQUISTADOS pela comunidade, através da nossa associação, são tão importantes que atendem também moradores do município inteiro. 

Há 12 anos cuidamos da nossa rádio e seu sucesso só está sendo possível graças a responsabilidade e o cuidado de todos que nela trabalham. Não é fácil manter uma rádio no ar durante 12 anos, funcionando das 5 da manhã as 11 da noite. É preciso muita dedicação e temos orgulho disso. Nosso projeto cultural Ponto de Cultura que oferece aulas de violão, teclado, canto, dança, capoeira, pintura, circo, cultura popular e outros segmentos já está em sua terceira etapa e vai atender pessoas da nossa comunidade e de toda a cidade. Nossa associação é mesmo uma entidade vitoriosa e forte. 

Quero ser o presidente do nosso bairro para fortalecer mais a nossa luta pela construção de um posto de saúde exclusivo para nossa comunidade como também a construção de uma quadra de esportes para todos, crianças e jovens e adultos, possam praticar esportes. Queremos reorganizar a escolinha de futebol do bairro e fundar a escolinha de voleibol para as meninas. Lutamos também pela construção de uma pista de skate para os praticantes desse esporte. Mas, nossa principal luta é mesmo pela drenagem do nosso bairro, um problema crônico que se arrasta há anos e que a prefeitura precisa encontrar as condições para resolver. Aguá e esgoto acumulados no nosso bairro hoje se caracterizam como nosso principal problema e que necessita ser resolvido com urgência. Temos ainda o reforço do mandato da minha esposa e Vereadora Janaina Furtado que só veio somar forças nessa luta.

Nossa vice é a Jeane Pereira, uma jovem professora disposta a lutar do meu lado pelos nossos moradores. Não gostaria que a gente se dividisse por causa dessa eleição. Precisamos unir cada vez mais nossa comunidade e me proponho a isso. Se for eleito, estarei de volta ao comando da nossa associação para fortalecer nossa luta. 

Nossa chapa é a número 1.

Abraços a todos e conto com vocês.
Raimundo Accioly.

TARAUACÁ: PREFEITURA INICIA DEBATE SOBRE PLANOS DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS DE SEUS SERVIDORES.

Debate sobre os planos de carreiras e salários dos servidores
A prefeitura de Tarauacá, através do Professor Político Professor Edmundo Maciel e do Secretário de Cultura Professor e Sindicalista João Maciel, em reunião com os membros do Sinteac, Sindicato dos Servidores em Educação, representados pelo professor Eurico Paz e do Simtar,  Sindicato dos Servidores Municipais, representado pela enfermeira Gleicimar Medina, deu início ao debate sobre a conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários da Educação e a Elaboração dos Planos das Secretarias Municipais de Saúde e Administração, uma reivindicação antiga dos funcionários municipais.   

Na reunião ficou pactuado ainda a elaboração de um calendário de reuniões com servidores, Secretários, prefeito e câmara para nomeação oficial das comissões que vão trabalhar nestas ações. As comissões deverão ser compostas por uma equipe técnica e jurídica da prefeitura, secretários municipais, câmara e servidores representantes dos diversos segmentos do funcionalismo. 

"O prefeito Rodrigo Damasceno nos atribuiu essa tarefa de inicicar essa discussão primeiramente com os sindicatos e depois estender aos servidores e a câmara. Já mudamos para o regime estatutário e estamos criando o regime próprio de previdência e vamos elaborar os PCCRs. Rodrigo nos afirmou que pretende encerrar seu mandato deixando o quadro de servidores da prefeitura com seus planos encaminhados", disse Edmundo Maciel. Na próxima semana serão criadas e nomeadas as comissões representativas para que seja logo iniciado o trabalho em benefício dos servidores municipais.

TARAUACÁ: I FESTIVAL DA MELANCIA NA COMUNIDADE DO LAGO NOVO


O Presidente da Câmara Municipal de Tarauacá, Vereador Ezi Aragão idealizou e realizou juntamente com a comunidade do Lago Novo o I Festival da Melancia nos dias 22 e 23 de agosto, no rio Muru.

Essa inédita festa apesar de toda dificuldade de logística foi um sucesso, haja vista ter o patrocínio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Tarauacá, da Coordenação de Ensino Rural do Núcleo de Educação do Estado e a colaboração do Professor Anchieta Melo, líder comunitário daquela região coordenando impecavelmente toda a festividade. 

Estiveram presentes o Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre (SEAPROF), Glenilson Figueiredo (o Nil), que na oportunidade realizou uma proveitosa reunião com a comunidade a fim de apresentar e receber propostas que sem dúvida vão alavancar a economia daquela região, o responsável pela pasta da Secretária de Agricultura Municipal o Sr. Narcélio Bayma, o Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo e o então Secretário Municipal de Educação Francisco das Chagas da Silva e Souza (Moço).

A Prefeitura Municipal aproveitou para fazer um atendimento de saúde especial inclusive com centenas de consultas e exames de PCCU - preventivo contra o câncer de colo útero. Esse tipo de ação é de suma importância já que atendeu também os visitantes de comunidades adjacentes como, por exemplo, Colombo, Mucurípe, Estirão e Bom Futuro acima como também Vitória Nova, Capela, Lancha e Semeada de baixo.

Já na área de entretenimento com as brincadeiras e competições para as crianças jovens e adultos pode-se afirmar definitivamente que ficou marcado em suas mentes para o resto de suas vidas esse diversificado final de semana.

Dentre as interações podemos enumerar dezenas que certamente pedirão para ser repetidas para o ano de 2016, como, por exemplo, o concurso da Garota Melancia onde saiu vencedora a senhorita Eliane Souza que recebeu como prêmio um lindo relógio, e a Garota Simpatia para crianças de menos idade, além claro dos jogos de futebol, vôlei, corridas de velocidade de 100 e 200 metros, salto em distância e até corrida a cavalo.

Um dos pontos alto da festividade foi para ver qual seria a maior melancia sendo o vencedor o conhecido Sr. Mozinha que levou 300 reais como prêmio.

A festividade ainda contou com segurança que ficou por conta da Polícia Militar com o Major Ruiz enviando efetivo suficiente para manter a ordem que, diga-se de passagem, não foi preciso ser usada já que não foi registrado nenhum incidente de violência.


O I FESTIVAL DA MELANCIA na comunidade do Lago Novo cumpriu seu objetivo primordial de promover a interação sócio-econômica daquela comunidade e alavancando a economia local, fato este comprovado pelo sucesso comercial das barracas que venderam comidas típicas da região além das efetivamente oriundas da melancia, como doces e outras iguarias.

ASSECOM
CÂMARA MUNICIPAL

TARAUACÁ: VENDE-SE UM CARRO FIAT ESTRADA


TELEFONE PARA CONTATO 9902-4499

TARAUACÁ: ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPARÃO DO PRÊMIO DE GESTÃO ESCOLAR 2015


O Secretário Municipal de Educação Carlos Gomes de Souza, participou na tarde desta quinta-feira, 27, da Cerimônia de lançamento do Prêmio de Gestão Escolar 2015-2016. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de gestores de todas as escolas do município, tanto da rede estadual como da rede municipal, e ainda, com os representantes da Secretaria de Estado de Educação – SEE, Ifac, Sindicato, Legislativo Municipal e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.

O Prêmio de Gestão Escolar tem como objetivo estimular o desenvolvimento de gestão democrática e eficaz na escola, tenso como foco o compromisso com o ensino, com aaprendizagem e com os resultados das avaliações externas. Apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar e incentivar o processo de melhoria contínua de gestão, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a sua auto-avaliação.

O Prêmio de Gestão Escolar está na 15ª edição e tem a missão de estimular a melhoria da gestão das escolas públicas como forma de garantir educação de qualidade. Busca reconhecer e incentivar boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Premiação Estadual
Por iniciativa do Governo do Estado do Acre serão premiadas as 10 melhores escolastotalizando um valor de R$ 41.500,00 (Quarenta e Um Mil e Quinhentos Reais) em prêmios, da seguinte forma:

1º lugar R$ 10.000,00 6º lugar R$ 3.000,00
2º lugar R$ 7.500,00 7º lugar R$ 3.000,00
3º lugar R$ 5.000,00 8º lugar R$ 3.000,00
4º lugar R$ 3.000,00 9º lugar R$ 3.000,00
5º lugar R$ 3.000,00 10º lugar R$ 3.000,00

O Prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade entram em um processo de auto-avaliação que propicia olhar, com critérios e dimensões bem definidas, os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes.

Em sua fala o Secretário Municipal de Educação declarou que "-como forma de incentivar a participação das nossas escolas a Secretaria Municipal de Educação irá premiar as escolas municipais que participarem do Prêmio de Gestão Estadual. Essas escolas já vão receber um prêmio da Secretaria Municipal de Educação. Porque mais do que vencer um desafio dessa modalidade é a gente poder mostrar as nossas práticas pedagógicas, nós temos que vender nossas idéias e nós temos capacidade pra isso". Ressaltou Carlos Gomes.

Vale destacar que o Acre está entre os 10 estados brasileiros em melhor educação, e ainda, a atual campeã do Prêmio de Gestão Escolar é justamente do município de Tarauacá, a Escola Estadual Rosaura Mourão da Rocha a grande vencedora no ano de 2013-2014.

O prazo para as inscrições se encerram no dia 14 de setembro e o resultado final será divulgado em novembro de 2015.

Assessoria de Comunicação