CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 31 de março de 2015

TARAUACÁ: SINTEAC REALIZA ASSEMBLEIA NA TARDE DE HOJE

Presidente Eurico Paz e Vice Lauro Benigno
O Presidente do Sinteac, Professor Eurico Paz está convocando para hoje, uma assembléia conjunta de Servidores Estaduais e Municipais para a apresentação das propostas de data base 2015 e tratar outros assuntos de interesse dos trabalhadores.

A assembleia acontecerá nesta terça-feira (31.03), às 16:30h, na sede da entidade.

A sua presença é muito importante!

TARAUACÁ: FEIRA DO PEIXE COMEÇA HOJE E SE ESTENDE ATÉ QUINTA FEIRA.


Tudo pronto em Tarauacá para a realização de mais uma Feira do Peixe no município. Uma boa novidade estabelecida graças às parcerias firmadas entre governos municipal, estadual e outros parceiros. Já é a terceira edição sempre durante a chamada Semana Santa, onde cresce o consumo de peixes. O convite é do prefeito Rodrigo Damasceno e Governador Tião Viana em parceria com Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Colônia de Pescadores Z2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa de Tarauacá. 


De acordo com o gerente da Seaprof em Tarauacá, professor Narcélio Bayma, a estimativa é a comercialização de 20 toneladas de pescados. Serão comercializados também produtos da agricultura familiar. A abertura oficial com a presença de autoridades acontece às 9 horas desTa terça feira, 31 de março. A feira se estenderá até o dia 2 de abril e será realizada em frente ao Mercado Público do Município.


Rede de Marina Silva diz ter assinaturas suficientes para registro no Tribunal Superior

Após dois dias reunidos em Brasília para discutir ações para os próximos meses, os membros do Elo Nacional da Rede Sustentabilidade informaram que vão ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim de abril com as assinaturas necessárias para sua validação como partido. Segundo o porta-voz da agremiação, Basileo Margarido, 80 mil assinaturas estão em processo de certificação. Para a concessão do registro pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faltam 32 mil.

“Até o final de abril devemos ingressar com as assinaturas validadas que faltam para que o TSE possa analisar e julgar o pedido de registro da Rede Sustentabilidade”, afirmou Basileo Margarido, observando que cerca de 450 mil assinaturas já foram reconhecidas pelo TSE em 2013. “Oitenta mil estão em processo de certificação nos cartórios. Então, temos grande margem, mais que o dobro do que falta, considerando que nem todas as assinaturas serão validadas pelos cartórios”, acrescentou.

O porta-voz da Rede disse que a coleta de assinaturas também continuará até o registro do novo partido. Ele também afirmou que, até lá Marina Silva, maior expoente da agremiação, continuará filiada ao PSB, partido ao qual se integrou para participar da campanha presidencial de 2014, após a Rede Sustentabilidade não conseguir o registro.

Basileo Margarido explicou que, após receber o pedido, o TSE tem 30 dias para o julgamento, e depois disso a Rede Sustentabilidade pretende se dedicar à sua organização. Segundo o porta-voz, a Rede já é um partido de fato, com instâncias já constituídas em mais de 20 estados. “Temos uma série de ações que terão de ser adotadas para transformar as filiações políticas em filiações partidárias, de acordo com a legislação eleitoral partidária. Temos até final de maio para adotar e preparar o partido para aprofundar sua organização, inclusive considerando as eleições de 2016”, salientou.

Em relação a outros partidos que pediram recentemente registro ao TSE, ou estão na iminência de fazê-lo, Basileo Margarido disse que não os vê como concorrentes atrás de um mesmo nicho de eleitores desiludidos com a política em vigor no país. “Não vemos um partido político como um nicho. Temos nossas propostas, nossas ideias, nosso ideário, nosso manifesto, nosso estatuto que dialoga com as grandes questões da sociedade. Então, não vejo competição.

Da Agência Brasil

RIO BRANCO: “Fui convidada para ajudar a construir um projeto para Rio Branco”, diz Socorro Neri

Adicionar legenda
A professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Socorro Neri, confirmou na tarde desta segunda-feira (30), que recebeu um convite para se filiar ao PSDB. A ex-pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) disse que ainda analisa o convite formulado pelo presidente do ninho tucano, Márcio Bittar e pelo deputado federal Major Rocha, que assume o partido no mês de abril.

A última vez que Socorro Neri participou de disputas políticas foi em 1992, quando foi candidata a vereadora de Rio Branco. “Depois decidi que não me envolveria mais em política partidária. Passei muito tempo de PMDB, só me desfilei no final da gestão do prefeito Isnard Lei, em 2004, daí resolvi me dedicar à Ufac e me desvincular de política partidária. Em maio de 2012 assumi a vice-reitoria da Ufac e de novembro de 2012 a março de 2015 fui pró-reitora”, enfatiza.

Segundo Socorro Neri, um motivo que pesou para ela analisar o convite do PSDB, foi possibilidade de pensar e ajudar a construir um projeto para Rio Branco. Não sou candidata a nada. Quero discutir soluções para a cidade onde moro. A construção de uma candidatura é um processo democrático, discutido com todos os partidos que integram o bloco de oposição no Acre, avalia.

Ela acredita que os partidos de oposição precisam pensar em renovação de seus quadros, mas devem priorizar a construção de projetos administrativos, elaborados com ajuda de equipes técnicas que promovam estudos das reais necessidades da população. “Ajudar nesta construção é o que me faz analisar o convite do PSDB, juntamente com meus familiares e amigos”, diz Socorro Neri.

Questionada se ela aceitaria uma candidatura à prefeita da capital, Socorro Neri foi enfática: “Medo de desafios nunca tive, eu levo o trabalho muito a sério, mas vinculo tudo a estudos e planejamento. No momento, não sou candidata, estou avaliando um convite para me filiar e ajudar a construir um projeto com especialistas de diversas áreas. Quem decide candidatura é o conjunto da oposição”.

Ray Melo
Da editoria de política de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

TARAUACÁ: FAÇA SUA ENCOMENDA


TARAUACÁ: O CÃO QUE GOSTA DE MUSICA AO VIVO

Aranha ligado na música ao vivo
Esse da fotografia é o "aranha". O simpático cão vira-latas lá da sede do Sinteac. Um dos mais regulares frequentadores da Cervejaria Semáforo Pub em dias de movimentação. Não toma cerveja. Gosta mesmo de música ao vivo e dos petiscos que recebe das pessoas.  A Grande maioria dos frequentadoras o alimentam e o chamam pelo nome. 


Na foto ele curte o som de Giovanni Acioly. Recebeu esse nome de "aranha" por escalar o muro lá do sindicato. Não fica preso pois, o muro não é obstáculo pra ele. Ajudem a protegê-lo.

ACRE: Peso para caminhões na BR-364 sofre alteração a partir de abril

O Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) irá alterar o limite de peso permitido para caminhões que trafegam na BR-364, a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rio Branco. O tráfego para carreta será interrompido, ficando estabelecido o Peso Total Bruto (PBT), que é a carga mais o peso do caminhão, de 9 mil toneladas para caminhões ¾, 12 mil toneladas para caminhões toco e 18 mil toneladas para caminhões trucados. Essas medidas entram em vigor a partir do dia 1 de abril.

A decisão foi tomada devido aos altos índices pluviométricos de chuva na região. Por esse motivo, os serviços têm sido prejudicados e as carretas têm dificuldade em transitar na rodovia em alguns trechos. “A carreta é um veículo que tem que ter rolagem de pista para andar. Como tem trechos com problemas com alguns possíveis atoleiros onde as empresas estão trabalhando para tirar, a carreta não passa, ela trava no caminho e ninguém mais consegue passar, prejudicando o andamento dos serviços que estão sendo executados” explica o diretor do Deracre, Ocírodo Oliveira Junior.

O supervisor do Dnit em Rio Branco, o engenheiro Thiago Caetano, explica que se essas medidas não forem adotadas agora pode ser que mais na frente até o tráfego de veículos menores seja inviabilizado. Portanto é necessário realizar essa alteração que será temporária. “Pretendemos manter essa alteração dos pesos até pelo menos o fim do inverno, até que se possa fazer um serviço com melhor qualidade, que esteja mais seca a pista e consiga ter um suporte melhor, então pelo menos por uns 30 a 40 dias até passar esse inverno” afirma Caetano.

O engenheiro ainda recomenda que as pessoas aumentem o cuidado ao trafegar pela BR-364, pois além de trechos com problemas existem pessoas trabalhando. Placas de sinalização para reduzir a velocidade nos piores trechos já estão sendo providenciadas.

Por Larissa Costa
Agência Acre

Níver Yan Otaviano


Hoje você comemora mais um ano de vida. Você, que faz com que a nossa vida seja mais doce, agradável e bonita, que Deus possa está sempre do seu lado te protegendo e te guiando sempre por um bom caminho, te amamos...

Você, quando sorrir é como o primeiro raio de sol, que ilumina a escuridão e traz calor para quem mais precisa é como cada sorriso seu, trouxesse força para lutarmos e superarmos cada obstáculo nessa vida!!!

A você dedicamos tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer e que nunca lhe falte saúde e esteja sempre acompanhado de muita força e coragem para enfrentar aquelas dificuldades que insistem em aparecer vez ou outra.

Feliz aniversário!!!! 

São os votos de sua família que te ama muito, sua mãe Mônica, seu pai Ramídio, suas tias Jayne, Jamile, Ceiça e Eliana, seus avós Irene, Dora e Altenísio e seus maninhos Ryan e Monique.

TARAUACÁ: PREFEITURA PAGA SERVIDORES

A Prefeitura de Tarauacá anunciou na manhã desta segunda-feira, 30, o pagamento da folha dos servidores municipais permanentes e comissionados. A medida foi anunciada pelo prefeito em exercício Chagas Batista. “Nosso compromisso de manter em dias o pagamento dos servidores municipais é uma prioridade para nossa gestão. Estamos no início da semana santa e às vésperas de um outro grande evento realizado pela prefeitura e o governo do estado e órgãos parceiros, que é a lll Feira do Peixe e Agricultura Familiar, que começa a partir de amanhã dia 31 e se estenderá até o dia 02 de abril e visa abastecer o mercado não somente dos mais variados tipos de peixes produzidos no município e, ainda, dos produtos mais consumidos nesse período, como também, fomentar a economia e poder proporcionar à população melhor qualidade de vida”, enfatizou.


Segundo o Secretário Municipal de Finanças Árife Eleamen a folha de pagamento injetará o valor de R$ 1.863,908,00 (Um Milhão Oitocentos e sessenta e três mil novecentos e oito reais) na economia do município, conforme o demonstrativo:


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO VALOR R$: 240.890,34
SECRETARIA DE SAÚDE VALOR R$: 336.507,48
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VALOR R$: 1.286,510,18
VALOR TOTAL DA FOLHA: R$ 1.863,908,00


De acordo com informações da agência da Caixa Econômica Federal no município, o salário dos servidores permanentes e comissionados municipais estará disponível a partir das 13:00hs desta segunda-feira.


Por Gilberto Coelho/Foto: Abimael Lopes
Assecom – Tarauacá

TARAUACÁ: PRAIA CAMPEÃO DA COPA SUB 20 EM FEIJÓ


Neste último domingo, 29 de março, em Feijó, a equipe do PRAIA se tornou campeão invicto da Copa Sub 20 de Futsal, derrotando o time Barcelona (FJ) pelo placar de 4x3.


Torcedores de Tarauacá compareceram em grande número e incentivaram a garotada da equipe até o apito final. "Sabe o que é ter a ousadia de colocar uma equipe pra jogar um campeonato em outro município sem ter nenhum real? Foi assim que a equipe do praia fez. Foi assim que apareceram os nossos amigos patrocinadores: Dedé Espanhol da Acre Bike, Prefeito Rodrigo Damasceno, Professor Sérgio do IFAC, Secretario Antonio Araújo (Príncipe), kbym da Loja D&K, Professor Dedé. Mostramos que pra conseguir um sonho importa mesmo é ter amigos que gostam do esporte", disse Auricélio Presidente do Praia.







segunda-feira, 30 de março de 2015

TARAUACÁ: Governo envia mais donativos para moradores do município

A governadora em exercício Nazaré Araújo se dirigiu a cidade de Tarauacá neste sábado, 28, para levar donativos para os atingidos pela cheia do rio que corta a cidade. Desde novembro do ano passado, Tarauacá sofreu 11 cheias, sendo que cinco delas ultrapassaram todas as outras já registradas na história do município. Os donativos enviados vieram desde doações organizadas pela população a materiais enviados pelo governo federal.

Nazaré Araújo levou cestas básicas, kits de limpeza, roupas e medicamentos para o município (Foto: Val Fernandes/Secom)
Entre os donativos foram encaminhadas 700 cestas básicas, 200 kits de higiene pessoal, 100 kits de dormitório, 450 galões de água de cinco litros, 20 kits de fraldas geriátricas, 150 sacos de roupas diversas e 185 cobertores. Além disso, também foi enviado um kit de remédios do Ministério da Saúde, capaz de abastecer a cidade por cerca de 40 dias.

Segundo a governadora, este ainda é o momento de auxiliar os atingidos pela cheia. “Só no ano passado o Acre passou por quatro eventos extremos e um deles foi a cheia histórica de Tarauacá em novembro. Eventos como este nos colocam um desafio, e as palavras para expressar isso são: união, parceria, solidariedade. Mais do que uma doação, estamos trazendo uma palavra amiga”, disse Nazaré Araújo.

O prefeito em exercício de Tarauacá, Chagas Batista, expressou a preocupação com a situação. Com uma cheia de proporções históricas, os prejuízos na infraestrutura e na produção rural ainda são incalculáveis. “Tarauacá foi construída sem planejamento próxima ao encontro de dois rios. E temos que refletir sobre isso, temos que ter uma compreensão dos problemas que estamos vivendo”, ressaltou o prefeito.

O governador Tião Viana já tem feito todo um trabalho para garantir a transferência de recursos federais para as cidades alagadas, inclusive com a garantia da construção de casas populares para a população atingida.

Uma parceria tem garantido que a entrega dos donativos à população que mais sofreu com a cheia venha sendo acompanhada pelo poder judiciário. O juiz da comarca de Tarauacá, Guilherme Aparecido, esteve presente e afirmou: “A parceria para recuperar essa cidade é necessária. O poder judiciário está à disposição para o que for possível. Temos a total intenção de ajudar e auxiliar”.

Da Agência Acre

MANOEL URBANO: CAOS SE INTALA NA CIDADE E POVO VAI ÀS RUAS PROTESTAR


Mais uma vez a população do município de Manoel Urbano vai às ruas da cidade protestar contras péssimas condições  de infra estrutura urbana, trato com funcionalismo público e oferecimento de serviços básicos para a população. Ruas sem manutenção, lixo acumulado, servidores municipais em greve e população insatisfeita com a gestão do atual prefeito Alê Anute. 


Os manifestantes passaram pelos principais bairros da cidade, inclusive pela rua da casa onde o prefeito mora, ocasião em que gritavam FORA, ALE! FORA, ALE! No caminho encontraram o Prefeito em uma mercearia e o coro foi ainda mais forte: FORA, ALE! FORA, ALE! O Prefeito permaneceu alheio ao repúdio e o povo continuou o caminho, parando nas proximidades da casa do Vice-Prefeito, Pastor Aldemar, onde também gritaram “QUEREMOS SOLUÇÃO!”. Mas o Vice-Prefeito, se quer apareceu. "A situação é crítica, mas a população ACORDOU e agora enxerga os absurdos que estão acontecendo em Manoel Urbano. Salientamos que a manifestação foi absolutamente pacífica, sem qualquer ato violento. Foi realmente um sucesso", disse a manifestante Patrícia Barroso de Souza..


"Fizemos uma caminhada solicitando do prefeito que arrume a cidade, operação tapa buraco, atendimento básico de qualidade na área da saúde, coleta diária do lixo doméstico, volta do funcionamento da Olaria", disse Jaqueline Albuquerque presidente do Sinteac.

TARAUACÁ: Coluna Política do Radialista Gilson Amorim: Na Terra do Abacaxi.

Alexandre Aquino
Vem forte: O pré-candidato a vereador Alexandre Aquino está vindo como um rolo compressor, rumo à câmara municipal. Aquino já tem uma boa base e deverá assumir a presidência do PTN em Tarauacá.

Quer renunciar: Fontes seguras me confidenciaram que o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) foi a Rio Branco para comunicar ao governador Sebastião Viana que deseja entregar o mandato. 

Os motivos: Os motivos estão na cara: o prefeito Rodrigo Damasceno não está conseguindo suprir as demandas do município. 

Não abre uma vírgula: O ex-vereador Hugo Júnior não abre mão de sua pré-candidatura a prefeito em 2016, Hugo já está articulando por qual partido irá disputar a eleição.

Reafirmando a pré-candidatura: O advogado Júnior Feitosa me reafirmou que será pré-candidato a prefeito em 2016, pelo PSB.

Vão pedir uma CPI: Os vereadores de Tarauacá vão pedir uma CPI para investigar contratos de locação para a prefeitura.

Na Tribuna: “É vergonhoso o Ministério Público, que já tem trabalho demais e só conta com um promotor de justiça, ter que cumprir um papel que é de responsabilidade da câmara. Isso é inaceitável.” Foi o que disse o vereador Mirabor Leite (PMDB).

Vereadora Janaina Furtado: “A população espera atitude da câmara e temos que dar respostas ao povo da nossa cidade. Não estamos acusando nem inocentando os possíveis envolvidos. Mas vamos ter que investigar, afinal, foi pra isso que nos elegemos”, disse a parlamentar. 

Vereador João Moreira: "'Quem não deve não tem nada a temer", disse o vereador do PSB.

Tarauacá de Luto : O Município de Tarauacá está de luto pela a morte do vereador Roberto Freire (PROS), faleceu aos 48 anos na quinta-feira ( 26), em Rio Branco. Vítima de Câncer, Roberto estava internado desde o dia 08 de fevereiro. Freire estava no terceiro mandato. Minha solidariedade à família do Vereador Roberto Freire, vá em paz companheiro! 


Abraços: Jeans Félix, Dorian,Faca Cega, Gaby,Sara Nunes, Silvânia Nunes, Tafarel. 


Contatos: 
Gilson Amorim – 9967-02 13.
Gilsonamorim011188@gmail.com

RIO BRANCO:GRUPO DE TARAUACAENSES SE REÚNE PARA DEBATER O FUTURO DE NOSSA CIDADE

 

O Professor Carlos Coelho, na última sexta-feira, 27/03/15, reuniu em sua residência,na cidade de Rio Branco, um representativo Grupo de Tarauacaenses, de diversas formações profissionais, com o objetivo de contribuir com a nossa cidade, definindo uma Agenda Positiva, através de um Planejamento Estratégico Participativo, ouvindo toda a Sociedade Civil Organizada de nosso Município. 


"Esse trabalho, será um Presente, pelo aniversário de nossa Tarauacá. Elegemos uma Comissão, formada, por: Carlos Coêlho, Socorro Neri, Sansão Paiva, Marciléia Farias e Dora Lima, para articular juntos aos Poderes Constituídos, a Organização e Estrutura, para a concretização da ideia. Vamos precisar, de todos os Tarauacaenses, que tiverem disponibilidade para nos ajudar", disse o professor.


NÍVERDA PROFESSORA GECILDA


Gecilda, não poderíamos deixar este dia passar sem dizer o quanto a amamos e somos felizes por você existir. Com seu jeito gentil e amável, tem conquistado o carisma e a amizade de todos que convivem com você. 

Nós a admiramos pela disposição, por não medir esforços nas tarefas as quais lhe são confiadas, por auxiliar o próximo, por pensar primeiramente em nossa família e muitas vezes esquecer de si própria. Admiramos pela pessoa, pela mulher, pela mãe e pela companheira que a senhora é. Por confiar na gente, por acreditar nos nossos sonhos e por estar sempre ao nosso lado.

A senhora não supre apenas nossas necessidades materiais, e por isso também queremos agradecer, mas nos preenche de amor e carinho, e isso é melhor e maior que qualquer bem material. 

Suas qualidades são incomparáveis!

Você é única e por isso queremos sempre tê-la ao nosso lado.

Agradecer por tamanha dedicação, apoio e tanto amor!

Que Deus lhe conserve assim: mãe, amiga, companheira, guerreira e mulher de fibra.

Feliz aniversário!

Adjane, Clariane, Clarine, Elisa Martins e Tereza Saboia.

TARAUACÁ: III FEIRA DO PEIXE DA SEMANA SANTA COMEÇA NESTA TERÇA FEIRA


Tarauacá: PCdoB comemora 93 anos de existência no Brasil


O Teatro municipal José Potyguara, em Tarauacá, palco de muitas peças teatrais, no sábado 27/03, deu lugar a festa do partido mais antigo do Brasil: O PCdoB, que festejou 93 de anos de existência no País. Um partido cujo legado é a defesa do trabalhador contra a exploração dos grandes capitalista. O PCdoB também festejou trinta anos de legalidade. Foram 60 na ilegalidade, mas não houve um só dia que faltasse um comunista defendo a democracia, igualdade trabalhista para homens e mulheres, etc.

A festa foi comandada por Chagas Batista, vice-prefeito e presidente municipal do PCDOB, Dr. Jenilson Leite, deputado estadual, Tarcísio Araújo, Vereador de Feijó, os três vereadores do partido em Tarauacá: Marlindo Pinheiro, Sidenir Chagas e Manoel Monteiro. Além de, os inúmeros militantes comunista.

História do PCdoB Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista é o partido mais antigo do Brasil. Passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, realçando sua marca revolucionária.

Com o golpe militar de março de 1964, o PCdoB e seus militantes viveram um dos piores momentos da sua história, com muitas prisões, exílios, desaparecimentos, torturas e assassinatos. Já nos anos 1970, ainda perseguido pelo regime militar, organizou a Guerrilha do Araguaia. Vários militantes do Partido foram assassinatos à época.

Com a redemocratização do país, em 1985, o PCdoB reconquistou a legalidade. Participou das campanhas das Diretas Já! (1984) e do Fora Collor (1992). Em meados dos anos 1990 lutou contra as políticas neoliberais privatistas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com
Foto: Jardy Lopes

Tarauacá: Vereador Manoel Monteiro, uma raridade na política

José Manoel Dourado de Oliveira, o popular Manoel Monteiro, é um homem raro na política tarauacaense. O cargo de vereador não mudou seu jeito de ser. Estar sempre bem com a vida, aonde chega contagia o lugar com sua alegria. Amante e parceiro do esporte, embora, não tenha um bom gosto quando se trata de torcer por algum time, pois é flamenguista. 

Manoel Monteiro exerce seu segundo mandato de vereador. No biênio 2013/2014 presidiu o parlamento. Deixou como legado uma mini reforma e o modo como conduziu os trabalhos do legislativo. Agora é o primeiro secretário da casa. 

Manoel quando jovem foi seringueiro, diz ele que dos bons. Na cidade ingressou no movimento comunitário de bairro. Chegando a ser presidente do maior bairro da cidade: Senador Pompeu "Praia", onde mora até hoje. Nem mesmo as alagações que no inverno atormenta os moradores, inclusive o vereador, é capaz de fazer ele mudar de endereço. É um verdadeiro praiano. 

O mandato de vereador só lhe fez mudar uma coisa: a condição de poder auxiliar mais pessoas. Na sua residência, o que difere a cozinha da sala é as panelas. Ou seja, lá todos têm acesso e acolhimento. 

Discursando é uma graça, "engole" o S das palavras no plural, mas isso, não tira o brio de sua personalidade e nem do seu discurso. Pois fala o linguajar do povão interiorano. O Cabloco amazônico- que não teve oportunidade de estudar- contudo, seus discursos é contundente.

Em seis anos de mandatos, Manoel continua indo ao trabalho em sua bicicleta. Cumprimenta a todos e a todas por onde passa. 

Manoel é pai de quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres. 

Manoel é vereador pelo PCdoB. Se alguém quer conhecer um verdadeiro socialista/comunista conviva com o Manoel Monteiro.


Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com

domingo, 29 de março de 2015

TARAUACÁ:SESSÃO SOLENE PELO FALECIMENTO DO VEREADOR ROBERTO FREIRE


O Presidente da Câmara Municipal de Tarauacá Vereador Ezi Aragão iniciou a Sessão falando do estranho sentimento por ser essa a primeira vez que se faz uma Sessão de despedida de um colega de trabalho, lembrando que apesar das divergências ideológicas e partidárias, ele e o Vereador Roberto Freire sempre mantiveram um diálogo racional para o bem estar do cidadão tarauacaense. Após, o Presidente justificou a ausência do Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno e do Vereador Valdor do Ó, por ambos estarem em ação de saúde no rio Muru.


Saiba um pouco sobre a trajetória política do Vereador Roberto Freire.
O Vereador Roberto Freire iniciou sua vida política quando se elegeu Vereador pela primeira vez em 2005, hoje já se encontrava em seu terceiro Mandato.

Em seu primeiro mandato exerceu o cargo de 2º Secretário no biênio de 2005/2006 e 1º Secretário em 2007/2008.

Em seu segundo Mandato foi 1º Secretário em 2009/2010 e em março de 2011 assumiu como Presidente até o final de 2012.

Atuou em vários Partidos Políticos tais como PT, PDT, PP, PSD E por último no PROS. Roberto participou ativamente dos trabalhos desta Casa Legislativa, chegando a ser Relator de CPI.

A Sessão também contou com a Presença do Deputado Estadual Jenilson Leite o Pastor Sérgio Melo, e o Prefeito em Exercício, Chagas Batista.


O Vereador Lulu Neri foi o primeiro a falar dizendo-se muito triste pelo fato ocorrido, falou da habilidade e competência do Vereador Roberto Freire nas articulações políticas e como foi bem recebido pelo Vereador quando ingressou nesta Casa Legislativa. Colocou-se a disposição para ajudar a família e os amigos do Vereador no que for preciso.

OVereador João Moreiradisse que o Vereador Roberto Freire era o tipo da pessoa que estava sempre querendo mudar as coisas pra melhor. Estava sempre a par de sua situação de saúde do Vereador, pois sempre estava em contato telefônico. Diz que seus discursos eram pesados, mas sempre defendendo a população de Tarauacá. Como tal vê similaridade entre os seus discursos e do Ex Vereador. Finalizou dizendo que o município perdeu um grande homem e pedindo conforto para a família.

O Vereador Manoel Monteiro disse que quem conhece a política sabe que há muitas divergências, mas que com o Vereador Roberto Freire havia diálogo antes de tudo. Falou dos sonhos e planos do Vereador Roberto Freire para uma Tarauacá melhor. Acrescentou que uma de suas maiores virtudes era o respeito pelo próximo, e por isso tem certeza que Roberto Freire se foi sem mágoa de seus companheiros do Legislativo. Manoel Monteiro se sente muito triste e abalado pelo falecimento do nobre vereador e demonstrou toda a solidariedade para com a família principalmente a esposa a Senhora Conceição.


A Vereadora Janaína Furtado se perguntava o que ia dizer, e concluiu que nesse momento não há palavras que expressem um sentimento de perda e dor tão grande. Disse ser muito triste ver um colega de parlamento partir, mas sabe que a dor e a saúde maior é para a família e para os amigos, já que em breve todos voltarão para suas rotinas. A Vereadora finalizou deixando toda sua solidariedade para com a esposa Conceição, familiares e amigos. Disse que o Vereador Roberto Freire merece como ser humano e parlamentar, todo nosso respeito.


O Vereador Sidenir disse que o Vereador Roberto Freire visava o bem estar do povo, teve a oportunidade de ser atendido pelo Vereador Roberto Freire quando ainda trabalhava no BANACRE. Antes de ser político Sidenir já vinha à Câmara ver os debates e lembra que o Vereador Roberto Freire era um dos que sempre lutava por dias melhores para a população tarauacaense. Apesar das divergências, nos últimos tempos estava tendo um bom relacionamento na Casa. Diz que o Vereador nunca interrompeu um Projeto que beneficiasse a população. Finalizo desejando muita força e coragem à família Souza e que o Vereador Roberto Freire será insubstituível.


O Vereador Mirabor Leite também se questionava sobre o que dizer em um momento de grande dor para todos. Pediu uma oração pelo Vereador e para sua família para que Deus os ajude a suportar essa dor incomensurável. Diz que um amigo nunca morre e só tem a agradecer pela amizade que o Vereador Roberto Freire o dispensou principalmente nos últimos dois anos. Finalizou pedindo a Deus o confortasse e o tivesse em um bom lugar.

O Vereador Cacique Nasso diz que esse momento que aflora todo nosso sentimento. É muito triste, esse momento de partida, mas que temos que estar preparado para enfrentá-los. Disse que nesta Casa há muitas divergências, mas os Vereadores se tratam como amigos. Hoje o Vereador Roberto Freire nos deixa e isso é muito triste. Pediu que esteja ele onde estiver descanse em paz ao lado de nosso senhor Jesus Cristo.


O Vereador Marlindo Pinheiro disse que é com muito pesar que se despede do companheiro de trabalho desta Casa. Pediu a Deus que confortasse a família. Disse que o Vereador Roberto Freire nesses dez anos de vida pública representou muito bem a população tarauacaense, mas é natural da vida humana o fato ocorrido. E que Deus o Guarde e tenha em um bom lugar.


O Presidente Ezi Aragão diz ser difícil encontrar palavras para definir os sentimentos de hoje. Sente-se muito triste em perder uma liderança política como o Vereador Roberto Freire, liderança que têm três mandatos e que tem uma família unida. Ezi tenta imaginar a dor que passa os familiares e amigos nesse momento, e tem ciência de que essa é uma dor essa difícil de aceitar.


Amigo Companheiro, o Vereador vai ficar nos anais dessa Casa, disse o Presidente. Um vereador que brigava por Tarauacá e era fiel politicamente. Exímio conhecedor do Regimento Interno passando por todas as funções vai ser difícil alguém substituí-lo a altura, e por isso vai ficar na lembrança de todo o povo de Tarauacá. Com certeza o Vereador Roberto Freire deixou sua marca como liderança política. Finalizou se solidarizando com a família e os amigos.


O Deputado Jenilson Leite trouxe seus sentimentos à família. Diz ter acompanhado na condição de médico o sofrimento tanto da família como do próprio Vereador. Doença típica de Tarauacá de nódulo a tumor hepático levou essa vida muito cedo, por isso tem a certeza que se precisa investir cada vez mais no conhecimento e buscar o máximo possível erradicar essa doença do nosso município e do nosso Estado com políticas públicas que possam diminuir o risco a nossa população. Na condição de parlamentar eleito por esta terra é uma tristeza perder um parlamentar que nos ajudava na luta diária em defesa do povo.

Esse é um momento que nos une e que nos leva a reflexão. Para o Deputado deve-se ressaltar o respeito humano que ele presenciou por parte dos seus colegas do legislativo. Finalizou dizendo que a política não é tudo, e que o principal é nossa alma nosso, nosso caráter e o nosso sentimento humano, com isso demonstrou solidariedade a família do Vereador.

Carlos Cunhado do Vereador Roberto Freire agradeceu a todos que se solidarizaram e deram apoio a família. Nesse momento de tristeza, ficou contente pela ajuda que muitos se dispuseram a dar rendendo assim suas homenagens a essas pessoas. Para ele uma vida bem vivida é uma vida com qualidade, tratando as pessoas com respeito e amor, porque a grandeza de uma pessoa ela se faz no bem que a pessoa pratica, não com as riquezas que ela acumula.


O Pastor Sérgio Melo da Igreja onde o Vereador Roberto Freire pregava o evangelho, diz que é com muita dificuldade que usa esse momento, mas não se pode fugir dele porque é a realidade. Na qualidade de Pastor da Igreja onde o Vereador Roberto Freire congregava, teve que reconhecer se teve uma grande perda com a partida de Roberto Freire. O Vereador Roberto Freire foi também um presbítero da Assembléia de Deus, portanto um patrimônio da igreja e acredita também que da Câmara Municipal como parlamentar. Por isso agradeceu a consideração e o respeito da população de Tarauacá pelo vereador o Vereador Roberto Freire.


Fez uma reflexão lembrando que na correria da vida não há mais tempo para Deus. Há tempo para tudo, mas muitas vezes não tiramos tempo para deus. E a nossa vida só existe por causa de Deus.


Disse que todos têm uma tarefa, uma missão e que deixamos um legado através das obras e trabalhos. Leu um texto sagrado Eclesiastes cap. XII até o versículo VIII. Segundo o Pastor por mais saúde que uma pessoa tenha vai chegar o momento que as pernas começam a tremer referindo-se a fragilidade humana porque nós não somos nada por isso precisamos buscar a Deus. No final o Pastor fez uma oração pedindo força a Deus.

O Vice-Prefeito Chagas Batista disse que a Prefeitura Municipal justificou seu atraso por estar em uma reunião na Prefeitura. Manifestou solidariedade a família do Vereador Roberto Freire pedindo a Deus que os ajude a suportar esse momento. Manifestou também solidariedade a Casa dizendo que é um momento de reflexão.


Comunicou que a Prefeitura Municipal de Tarauacá decretou três dias de luto e ponto facultativo hoje para que os servidores pudessem acompanhar o sepultamento. Desejou que o Vereador Roberto Freire possa descansar em paz. Afirmou que Tarauacá hoje está de luto pela perda de uma pessoa importante na nossa comunidade. Finalizou pedindo a todos ser mais solidário e mais compreensivo.


O Presidente Ezi Aragão aproveitou o ensejo para lembrar que o sepultamento é hoje às 17:00hs e que na semana que vem não haverá Sessões por causa da semana da Páscoa e pela perda do nobre Vereador Roberto Freire que deixou todos enlutados.

Assecom

TARAUACÁ: DEFESA CIVIL NACIONAL VISITA IN LOCO ÁREAS AFETADAS PELAS AS CONSTANTES CHEIAS E REGISTRA PREJUÍZOS


Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito em exercício, Chagas Batista recebeu a visita da Defesa Civil Nacional e Estadual, representada pelo o analista técnico da Defesa Civil Nacional, Reinaldo Soares Estelles, o engenheiro da DRR, Enoque e do coordenador da defesa civil estadual, Marcondes Lima para fazer levantamento dos prejuízos causados pelas constantes enchentes que em novembro do ano passado, foi considerada a maior cheia da história do município, atingindo mais de 70% da área urbana do município e verificar o nível de resposta que a Defesa Civil Municipal está dando para o desastre natural. 

Leia mais AQUI

JORDÃO: Terremoto de 4.4 pontos é registrado a 72 km do município


Terremoto de 4.4 pontos é registrado a 72 km de Jordão, AC
Um terremoto de 4.4 pontos de magnitude foi registrado no Brasil, a 72 km da cidade de Jordão (AC), a 605 km de profundidade.
O evento ocorreu as 18h48 pelo horário de Brasília e teve seu hipocentro localizado abaixo das coordenadas 9.11S e 71.32W, a 72 km de Jordão, 98 km de Santa Rosa do Purus (AC) e 122 km da cidade de Tarauacá (AC)
Apolo11.com

sábado, 28 de março de 2015

TARAUACÁ: MISSA DE SÉTIMO DIA


A família daquele que em vida se chamou ALUIZIO DE FARIAS PEREIRA convida a todos os parentes e amigos para a celebração da missa de sétimo dia de seu falecimento, que será celebrada neste sábado (28/03/15), às 19h na Igreja Matriz de São José.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Governo garante manutenção da BR


Um dia após o debate na Assembleia Legislativa, entre oposição e situação, sobre as condições da BR-364, o governador Sebastião Viana aproveitou para informar em sua página no Facebook que esteve no Dnit solicitando a “aceleração nos trabalho de manutenção da rodovia” entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“Ainda esse mês, estive em Brasília solicitando ao Dnit a aceleração do trabalho da manutenção da BR-364 nos trechos em que o departamento assumiu. O departamento já iniciou uma operação tapa buracos em três trechos da BR-364. Saindo de Sena Madureira até Feijó, duas empresas. Saindo de Tarauacá até o Liberdade, uma outra empresa”.

Segundo o governador, os serviços de tapa-buracos entre Tarauacá e o rio Liberdade foram feitos e assim que começar o verão as obras de recapeamento iniciarão em alguns pontos da rodovia.

“Os grandes buracos nesse trecho de Tarauacá/Liberdade já foram tampados. Os serviços avançarão mais rápido quando as chuvas diminuirem, por enquanto tem chovido muito. Outra boa notícia é que, no verão, será feito recapeamento do trecho entre Sena e a comunidade do Liberdade, próximo a Cruzeiro do Sul”.

Um dos mais críticos das obras da BR-364, na sessão desta quinta-feira, foi o deputado Gehlen Diniz, do PP. Ele denunciou que a construção da estrada custou mais de um bilhão, porém o trabalho é mal feito e a rodovia não oferece condições de tráfego em vários trechos.

Luciano Tavares
da redação de ac24horas
 lucianotavares.acre@gmail.com

TARAUACÁ: PIZZA DA CAMILA - FAÇA SUA ENCOMENDA


ACRE: Consumidores já podem adquirir peixes produzidos no Complexo de Piscicultura

Peixes da amazônia
A partir desta quinta-feira, 26, os consumidores acreanos já podem se deliciar com os peixes produzidos no Complexo de Piscicultura. O ato da entrega do primeiro lote aconteceu no Supermercado Araújo, localizado na Isaura Parente, e reuniu representantes do governo do estado, empresários e piscicultores.

Produto já está disponível ao consumidor acreano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O momento é um marco no ousado projeto iniciado há cinco anos para transformar a piscicultura acreana em um exemplo para todo o país. “A marca da Peixes da Amazônia chama-se união. É a união de empresários, piscicultores, cooperativas, comércio e governo do estado. Quando está todo mundo unido, os resultados aparecem. A partir de agora, a população vai saber que tem peixe no Acre e com uma qualidade diferenciada”, destaca Fábio Vaz, diretor-presidente da Peixes da Amazônia.

Os consumidores terão várias opções de corte e tipos de peixe (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Quem quiser comprar os peixes produzidos no Complexo de Piscicultura vai encontrar diversas opções, tanto de espécies como de tipos de corte, em qualquer uma das oito lojas da rede de Supermercados Araújo.

São oferecidos peixes sem vísceras, filés, lombos, costelas, banda sem espinhas, postas e kit caldeirada de pintado, tambaqui e pirarucu.

Mesmo sendo o primeiro dia, a oferta dos peixes chamou a atenção dos consumidores. “Esse é um projeto muito importante porque gera emprego e renda no nosso estado. O bacana é saber que o produto é totalmente regional, desde os insumos até a fase final”, elogia o comerciante Sandro Oliveira.

Para o governo do Estado, é a consolidação de um dos maiores projetos já realizados na área de produção rural no Acre, consolidando a parceria entre poder público, iniciativa privada e produtores rurais.

“É a realização de um sonho, concretizando um trabalho que começou lá atrás, e hoje a gente pode apresentar um produto de excelente qualidade que não deixa a desejar a nenhuma parte do Brasil ou do mundo”, afirma Fernando Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens).


Por Leônidas Badaró 
Agência Acre

TARAUACÁ: Município não tem defensor e Estado gasta com advogados, denunciam parlamentares

Deputado Jesus e vereadora Janaina denunciam a falta de defensor em Tarauacá
Durante a sessão desta quinta-feira (26), o deputado Jesus Sérgio (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para denunciar a falta de defensores públicos que possam atender na comarca de Tarauacá.

O deputado pedetista afirmou que é lamentável que não haja defensor público na cidade e que os mais carentes tenham seus direitos ameaçados.

Ele ressaltou, ainda, que sai bem mais caro para o Estado custear um advogado particular para acompanhar os mais carentes.

Sairia bem mais em conta manter um defensor naquela cidade. É lamentável que não exista um único defensor naquela cidade”, ressaltou.

A denúncia feita por Jesus Sérgio foi endossada pela vereadora de Tarauacá, Janaína Furtado (PSD), que utilizou o blog pessoal dela e página no Facebook para afirmar que desde novembro de 2014, não há um único defensor público na cidade.

“Um prejuízo para a população. Quando há necessidade grande, o juiz nomeia um advogado para responder pela Defensoria e o Estado paga”, frisou.

De acordo com informações dos parlamentares daquela cidade, os serviços que são mais procurados são referentes à pensão, auxílio-doença e acesso aos benefícios do INSS, entre outros.

Por Gina Menezes
Da Redação Da ContilNet Notícias

Coluna: Política na "Toca do Coêlho "

São órgãos da Justiça Eleitoral:

I - O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na Capital da República e jurisdição em todos o País;

II - Um Tribunal Regional, na capital de cada Estado, no Distrito Federal;
III- Juntas eleitorais;
IV- Juízes eleitorais.

Princípios da Publicidade
De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 37, a publicidade é um dos princípios a serem obedecidos pela Administração Pública, interligados aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Portal da Transparência
Várias pessoas questionam: Por que a maioria dos Portais de Transparência, dos Poderes Constituídos do Estado, Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, não são atualizados na forma da Lei? Estes deveriam prestar contas mensais das receitas e despesas realizadas com os recursos públicos, em respeito à população, que paga seus impostos de modo exorbitante.

Transparência Ativa
A Administração Pública divulga informação à sociedade, por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação.

Reforma Ministerial
Por mais que a Presidente Dilma, negue que não fará uma reforma ministerial, as forças políticas da coalização política, que dão sustentação ao governo, exigem maiores espaços. Estão na mira e poderão cair a qualquer momento, os Ministros Pepe Vargas, Aloizio Mercadante e Miguel Rosseto. Já saíram Cid Gomes (Educação) e Thomas Traumann (Comunicação Social). 

Senador Jorge Viana
Tem se manifestado de forma equilibrada e ponderadamente, fazendo críticas aos que exercem Cargos no Governo, Parlamentares, Dirigentes Partidários, Filiados e Simpatizantes do PT, para que saiam do ar condicionado, onde muitos já se acostumaram e voltem a se encontrar com o povo nas ruas, através dos movimentos sociais (Associações de Moradores, Sindicatos, Movimento Estudantil, etc.), calçando novamente a sandália da humildade ou, poderão ser esquecidos pela massa da população, que é quem faz a diferença nos pleitos eleitorais.

Avaliação Internacional
O Professor Ricardo Hausmann, economista, Diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional, em Havard, disse que o Brasil aproveitou mal os anos de economia externa favorável, abusou da gastança e do protecionismo, mas não investiu no aumento da produtividade.

Lya Luft 
Em sua última análise na revista Veja, destaca “Precisamos de uma liderança firme e competente para que, vencida a dramática situação atual, a gente deixe o fundo do poço e recupere a dignidade que nos roubaram”. Não deixa de ter razão!

Justiça seja feita
Com relação à alagação em Rio Branco e vários municípios do nosso Estado, precisamos reconhecer o apoio e a dedicação permanente, do Governo Federal, da Equipe do Governo do Estado liderado pelo Governador Tião Viana e da Equipe da Prefeitura de Rio Branco, tendo presente, em todos os momentos, o Prefeito Marcus Alexandre.

Chamou atenção
Com relação aos escândalos de desvios de recursos na Petrobrás, quando dá para alguém receber R$ 40 milhões de propina, de quanto foi mesmo o montante principal desviado?

Caixa Econômica
A Direção da Caixa Econômica, precisa com urgência, tomar providências em relação aos Caixas Eletrônicos: ficam sem dinheiro nos finais de semana, principalmente nos municípios do interior do Estado e precisamente em Tarauacá. Essa falta de respeito aos seus correntistas tem acontecido permanentemente e as taxas bancárias, são cobradas, sem choro e sem vela. 

Bloqueio do FPM
Várias Prefeituras Municipais do Estado tiveram os seus recursos, referente ao Fundo de Participação Municipal bloqueados, por falta de regularização junto ao sistema de informação sobre o orçamento público em saúde. O que fazem os Secretários, Diretores, Coordenadores, DAS, FG, responsáveis por essa área?


Tarauacá de Luto
A cidade de Tarauacá amanheceu ontem, de luto, pelo falecimento do Vereador Roberto Freire - Pros, que estava no seu terceiro mandato. Em sua trajetória política, ajudou muitas pessoas, principalmente aquelas mais humildes. Solidarizo-me, com sua família, nesse momento de dor e saudade. Descanse em paz, conterrâneo e obrigado pelos serviços prestados a nossa Tarauacá.

E-mail: política na toca do coelho@gmail.com


Edições anteriores, AQUI