CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 31 de janeiro de 2015

TARAUACÁ: Rio Tarauacá transborda e 10 famílias ficam desabrigadas no interior do AC

Rio Tarauacá ultrapassou novamente cota de transbordamento e desabrigou 10 famílias (Foto: Jardy Lopes/ Asscom Prefeitura de Tarauacá)
Rio Tarauacá ultrapassou novamente cota de transbordamento e desabrigou 10 famílias
(Foto: Jardy Lopes/ Asscom Prefeitura de Tarauacá)
Dez famílias tiveram que deixar suas casas e serem transferidas para um abrigo por causa da nova enchente do Rio Tarauacá, no município acreano de mesmo nome a 400 km da capital, Rio Branco. De acordo com a Prefeitura do município, neste sábado (31), o nível do manancial estava com 10,65 metros ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 9,50 m.

De acordo com o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, o temor é que a enchente possa ser mais severa que a última, em novembro de 2014. "Em novembro o rio subiu durante sete dias, agora em janeiro já estamos há 12 dias com ele em situação de alagamento", afirma.

Segundo Damasceno, os bairros da Praia e Triângulo foram os primeiros a ser atingidos, mas algumas ruas do Centro da cidade já estão correndo risco de enchente. "As informações que temos é que o rio deva continuar a encher e só entre este sábado (31) e domingo (1) suba 20 centímetros", afirma.

Para tentar amenizar os danos, o prefeito diz que equipes com agentes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ficarão de plantão, mesmo a noite. "Manteremos quatro barcos para dar assistência às famílias e teremos uma equipe no quartel", salienta.

Yuri MarcelD
o G1 AC

TARAUACÁ: Governo e prefeitura traçam ações de contingência para alagação

Equipes reunidas para definir ações (Foto: Assessoria Prefeitura)
O Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros, mais uma vez, neste sábado, 31. De acordo com dados da Defesa Civil do Estado o nível das águas já atinge a marca dos 10,17 metros. A defesa Civil providenciou a retirada de seis famílias atingidas pela enchente no município.

O prefeito Rodrigo Damasceno reuniu a Equipe Integrada de Mobilização para, em parceria com o governo do Estado, definir as ações de prevenção e contingência. “O poder público está totalmente empenhado em auxiliar as famílias atingidas pela alagação, a exemplo de todos outros anos, mas é muito importante que nós possamos contar com a colaboração de toda a população. Por isso nos reunimos para definir de que maneira a sociedade pode começar a nos ajudar”, disse.

Em Sena Madureira, o Rio Iaco apresenta sinais de transbordamento desde o dia 22 de janeiro, quando ultrapassou a cota que é de 15,20. Neste sábado o rio atingiu o nível de 16,06 metros. A prefeitura do município também se mobiliza para colocar em prática as ações de auxilio à população que mora em áreas de risco.

O Rio Acre, em Rio Branco, está com 12,63 metros, segundo a última medição desta manhã, permanecendo abaixo da cota de alerta. O governo do Estado, por intermédio da Defesa Civil, mantém o trabalho de monitoramento e auxílio às prefeituras para minimizar os transtornos causados pela cheia dos rios.

Por Paula Amanda
Agência Acre

TARAUACÁ: BANDIDOS ENTRAM E RESIDÊNCIA NA TANCREDO NEVES E LEVAM DUAS MOTOS


Por volta de 1:30h da madrugada deste sábado, 31 de janeiro, um ladrão entrou na residência do casal Marluce Leite e Lindomar Pires, pela porta da frente, possivelmente com uma cópia da chave, pois não houve arrombamento, e levou duas motos, sendo uma Honda Biz, branca, placa NXT 9740 e uma Lânder 250. Sendo essa última já recuperada. A residência do casal fica localizada na Avenida Tancredo Neves.

A família suspeita que seja alguém conhecido e que teria de alguma maneira tirado uma cópia da chave da residência. No momento do roubo havia apenas a professora Marluce e seu filho Andrei em casa. Os dois estavam dormindo. Uma câmera de segurança registra o momento em que o ladrão, sem camisa, e encapuzado, entra na residência, enquanto seus comparsas aguardavam do lado de fora. 

No final do mês de julho de 2014, o casal já havia passado por momentos difíceis nas mãos de assaltantes perigosos. O casal voltava de uma festa e ao entrar em casa foi rendidos por três bandidos encapuzados e fortemente armados, que anunciaram o assalto. Na época, Marluce começou a passar mal e teve uma crise de choro. Com a ameaça de que se ela não se acalmasse eles matariam seu esposo, a professora teve que se controlar. veja Aqui

NIVER DA FRANCISCA MOURA "CHIQUINHA"


Hoje é o aniversário da minha amiga e parceira. 
Ela é iluminada. 

Já pedi a Deus que lhe dê muita saúde, paz, amor, todos os melhores sentimentos e que continue sendo essa pessoa especial é. 

Francisca Moura... 

FELIZ ANIVERSÁRIO!!! 

Gosto muito de você! 

Beijos.

Lucita Alves Costa

TARAUACÁ: HOJE NO CHEGA MAIS


TARAUACÁ: ÁGUA DE JANEIRO - NOVA ENCHENTE SE AVIZINHA

Centro Comercial de Tarauacá
Se não bastasse a forte chuva que caiu no dia de ontem e ainda cai neste sábado em Tarauacá, o nível do Rio Tarauacá está em 10.20 metros, conforme medida de hoje às 7h. Rio já transbordando, ruas já estão alagadas e as águas já tomam o centro comercial do município.


ACRE: Lideranças indígenas entregam carta aos representantes do Estado

Lideranças indígenas de 13 povos participaram do planejamento da gestão 2015-18. (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Lideranças de 13 povos e 24 associações indígenas compareceram ao planejamento da gestão estadual voltada para os povos da floresta. Na ocasião, foi entregue ao secretariado de governo uma carta de todos os povos indígenas do Acre.

Francisca Arara, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), leu a carta aos representantes do governo e apresentou as reivindicações para a gestão. Dentre as principais, estão: criação de um programa de formação continuada de professores, além de um conselho estadual indígena, que tenha poder de decisão.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, representou o governador na reunião. Ela agradeceu às lideranças e disse que a ansiedade de realizar é tão presente nos povos indígenas quanto no Estado.

“Precisamos fortalecer dentro de nós os avanços, a história que construímos juntos. Hoje, podemos dialogar sobre uma carreira de magistério, podendo falar da melhoria nos avanços agroflorestais em terras indígenas, isso é graças ao esforço conjunto de respeito e valorização que o governo do Acre se empenhou nos últimos anos”, disse Márcia Regina.

Respostas do governo aos povos indígenas

Francisca Arara, coordenadora da Opiac entrega carta dos indígenas aos representantes do governo.
 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Hoje, mais de 10 secretarias estaduais trabalham em parceria com a Assessoria de Assuntos Indígenas, para garantir a inclusão dos povos acreanos nas políticas públicas. Entre elas estão: Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) e Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Marco Brandão, afirmou que a SEE vai buscar outras formas de construir escolas indígenas e também para certificar professores, além de construir uma carreira do magistério indígena. “O nosso compromisso é abrir o diálogo para a curto e médio prazo implementar mudanças que eles sintam ser significativas”, disse Brandão, secretário de Educação.

Já o secretário de Produção, Glenilson Figueiredo, ouviu as lideranças e se comprometeu em visitar todos os 15 povos indígenas da Acre. “O primeiro compromisso foi escuta-los. Vamos tentar visitar todos e fazer um planejamento nas aldeias. Esse é um compromisso que eu quero fazer”, garantiu Figueiredo.

Assembleia Legislativa faz sessão no domingo para posse de novos deputados

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizará a sessão solene de posse dos novos deputados estaduais na manhã de domingo, 1º de fevereiro. A data é definida pela Constituição Estadual e pelo Regimento Interno da Casa, não sendo permitido fazer alterações. Como a data estabelecida será num domingo, toda a estrutura do Legislativo será acionada para a solenidade.

O mesmo acontecerá em Brasília na posse da Câmara e do Senado. A sessão ainda será aberta pelo atual presidente, Élson Santiago (PEN), que dará posse aos eleitos. Logo após o juramento de cumprimento aos preceitos legais e constitucionais, os parlamentares farão a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2005-2016.

Conforme definido em acordo entre base e oposição, Ney Amorim (PT) será o candidato único ao cargo de presidente. Ele assume o comando do Legislativo em seu terceiro mandato, e após comandar a primeira-secretária na legislatura que se encerra. Nesta função, a segunda mais importante, ele será substituído por Manoel Moraes (PSB).

A segunda-secretaria ficará com Maria Antônia (Pros). Éber Machado (PSDC) assume a primeira vice-presidência. A oposição terá como membro efetivo na Mesa o peemedebista Chagas Romão.

A perspectiva é que o governador Tião Viana não compareça à abertura dos trabalhos na Aleac. A leitura da mensagem governamental será realizada por sua vice, Nazaré Araújo. Ao longo do primeiro mandato Viana só fez a leitura em seu primeiro ano de governo.

Fabio Pontes
Da Agência ContilNet

TARAUACÁ: RODRIGO DAMASCENO CUMPRE AGENDA ADMINISTRATIVA EM RIO BRANCO


Em agenda em Rio Branco, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, se reuniu com o governador Sebastião Viana, na Casa Rosada, para tratar sobre um plano de recuperação das áreas atingidas pelo rio Tarauacá e a produção rural no município.

Na última cheia, ocorrida há uma semana, 30 ruas da cidade ficaram inundadas e após a vazante do rio a prefeitura promove mutirões de limpeza e recuperação de ruas.

“Tratamos sobre agenda de produção rural e também sobre a ajuda a Tarauacá quanto aos efeitos da alagação. Fizemos um diálogo inicial com a cadeia produtiva de Tarauacá para identificar nossas maiores potencialidades, seguimos o debate com órgãos de governo estadual e federal para afunilar a cooperação e potencializar nossa cadeia produtiva”, disse o prefeito.

No município, o governo planeja construir um conjunto habitacional, uma espécie de Cidade do Povo, para abrigar as famílias que moram em regiões vulneráveis aos alagamentos e desmoronamentos, que também atinge quem reside às margens do rio Tarauacá.

O prefeito Rodrigo Damasceno cumpriu desde a última terça-feira, 27, em Rio Branco, extensa agenda tratando de assuntos importantes para o município de Tarauacá. Um deles diz respeito a um debate com o representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, José Otávio, sobre aplicabilidade do Plano Diretor e o crescimento ordenado da cidade.


Em seguida, o chefe do executivo municipal acompanhado do diretor da SEAPROF, em Tarauacá, Narcélio Bayma e o responsável pela COOPTAR, Carlinhos Félix reuniram-se com o secretário de pequenos negócios Henry e a subsecretária, Sílvia para tratar de assuntos referentes a produção familiar, tais como: a fabrica de doce de banana e abacaxi, kits de farinha, tendas solidárias, além da entrega de 53 Equipamentos, sendo eles: Ambulantes 8, Manutenção Comp. 15, refrigeração 15, Salgadeira Amb. 15. 


À tarde, a agenda foi feita com a Turma da WWF - World Wide Fund for Nature (em português: Fundo Mundial para a Natureza), uma organização de conservação da natureza, anteriormente denominada World Wildlife Fund (que ainda é usado em alguns mercados). Na oportunidade, as autoridades trataram sobre o Projeto desenvolvido para Limpeza de Lagos, extração de borracha Nativa e Açaí. No final, ficou encaminhado que, em breve, a equipe fará uma visita a Tarauacá para Juntos Amadurecer e Melhorar os Projetos já desenvolvidos.


Já na quarta-feira, 28, o prefeito Rodrigo Damasceno conversou com o secretário estadual da SEAPROF, Glenilson Figueiredo “Nil”. Em pauta: Fábrica de beneficiamento de Pescado, reparo de Barragens, apoio e distribuição de mudas para ampliar a Produção de frutas e potencializar a fábrica de Despolpa de Frutas.


Reunião com o novo secretário da SEDENS, Fernando Lima, debatendo sobre pautas importantes da pasta, em nosso município, dentre elas foram debatidos sobre a fábrica de laminados, pólo moveleiro, registro e embalagem da nossa farinha e a viabilidade sobre a Implantação de produção em Larga Escala Aves e Suínos.


Dando prosseguimento ao cumprimento da agenda administrativa na capital Acriana, o prefeito Rodrigo Damasceno esteve reunido com o Secretário de Meio Ambiente, Edgar de Deus, sobre Programa de Desenvolvimento Comunitário que irá beneficiar 13 Comunidades em Tarauacá com valores médios de 120 Mil reais cada. Bem como, foi tratado sobre Cadastro Ambiental Rural que prevê anistia de multas aos Produtores até o ano de 2008 e o Manejo Comunitário que irá beneficiar o Pequeno Produtor de área de Floresta em 10 mil hectares.


A próxima agenda foi realizada na Secretaria de Produção do Estado com o Subsecretário Fernando Melo da Costa, debatemos sobre potencialidades sobre a Bacia Leiteira e Farinha em Tarauacá.


Na quinta-feira, 29, na parte da manhã, a reunião foi na Embrapa, com o diretor presidente, Eufran, com as seguintes pautas:

Bacia Leiteira - recuperação de Pastagem
Farinha - Capacitação e técnica para combater o Mandarová
Produção de Mudas Resistentes e análise da vocação Frutífera de Tarauacá
Banana - Viabilizar o Projeto para construção da Fábrica e Galpão para potencializar a Produção e Comercialização de Banana. Hoje já vendemos mais de 15 Toneladas de Banana a Ceasa de Rio Branco via cooptar.

Informaçõoes de 
Assecom Tarauacá
Ac 24 Horas.com

TARAUACÁ; VENDE-SE UM TERRENO

VENDE-SE UM TERRENO, LOCALIZADO À MARGEM DA BR 364 SENTIDO TARAUACÁ/CRUZEIRO DO SUL (SERINGAL TOCANTINS).

ÁREA: 260 HECTARES- 100 HECTARES DE PASTO.

CEL: (68) 9961-0657.

Adson Tk
adsontk@hotmail.com

TARAUACÁ:Convite para Solenidade de Certificação dos Educandos IDM/PRONATEC


TARAUACÁ: INSTITUTO DOM MOACIR COMUNICA QUER NENHUM EDUCANDO FICARÁ SEM RECEBER A BOLSA DE ESTUDO


COMUNICADO

O Governo do Estado do Acre, através do Instituto Dom Moacyr, comunica a todos os educandos que fizeram cursos profissionalizantes pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, ofertados por esta instituição que, referente ao pagamento da bolsa para os que ainda não receberam, não foi possível efetuá-lo porque o sistema de pagamento do Governo do Estado, SAFIRA encontra-se fechado e somente abrirá meados de fevereiro.

Informamos também que nenhum educando ficará sem receber sua bolsa. 

Para maiores esclarecimento ligar nos telefones 68 99413466 ou 99959515.

Att,

Antonio Lázaro

Coordenador de Implantação do Núcleo de Educação Profissional da Regional Tarauacá/Envira

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

TARAUACÁ: CHUVA INTENSA PROVOCA ALAGAMENTOS NAS RUAS DO MUNICÍPIO

Rua Tenente Sérvulo de Paula, centro de Tarauacá  (foto postada por um morador)
Nas redes sociais, internautas estão postando fotos do resultado de um dia de chuva em nossa cidade. Chove muito em Tarauacá desde a madrugada desta sexta feira. Uma chuva muito intensa que alagou as ruas da cidade incluindo o centro. 

Segundo um membro da secretaria de obras, o problema é que o igarapé que dá vazante às águas da chuva, está muito cheio por conta do, ainda alto, nível do Rio Tarauacá. Outro fator é o acumulo de lixo, especialmente sacolas plásticas na rede de esgoto que finda bloqueando a saída da água. 

Uma equipe da Secretaria de Obras está desobstruindo esses locais e aos poucos as águas começam a sair.

Vejam algumas fotos. 




Blog do Accioly
Fotos coletadas da rede social Facebook.