TARAUACÁ: Vereadora Janaina Furtado participa da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres


A vereadora Janaina Furtado fez parte da delegação de mulheres tarauacaenses, que participaram da 4.ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no dia 25 de novembro, em Rio Branco-Acre, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). Janaina e outras mulheres representaram o município e defenderam as propostas aprovadas na 2.ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres de Tarauacá e Feijó, realizadas em setembro deste ano.


Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência discutiu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à participação feminina mais justa e igualitária no cenário político, econômico e social. Cerca de 300 mulheres, entre delegadas, observadoras e convidadas, participaram da programação montada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres).


Representações de todos os 22 municípios acreanos, que também realizaram conferências locais. Afrodescendentes, indígenas, religiosas, jovens, idosas, urbanas e rurais, a pluralidade das mulheres acreanas se fez presente.

A vereadora Janaina Furtado ressaltou a importância do evento. “As conferências são o controle social das políticas públicas. O que mais nos estimula a enfrentar esse desafio é o controle social, que é representado pela participação dos conselhos, da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, porque eles impulsionam as reivindicações e demandas e nós temos a responsabilidade, enquanto parlamentares, de responder”, Afirmou

Durante todo o dia, foram realizados quatro grupos com temas de discussão: autonomia econômica, cultural, pessoal e social; igualdade no mundo do trabalho; educação inclusiva, saúde das mulheres e direitos sexuais; e cultura comunicativa e mídias igualitárias não discriminatórias. 

A ideia é traçar ações públicas para atuação do Acre, combatendo a violência e promovendo igualdade de gênero. “Um dos nossos desafios a cumprir aqui será a avaliação do Plano Estadual de Políticas para Mulheres. Queremos discutir e propor alternativas à implementação das políticas de gênero no Estado”, frisou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

Tarauacá foi destaque na Conferência, uma grande caravana de mulheres tarauacaenses representando a REMUT, UTM, CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES e Câmara Municipal na pessoa de Janaina Furtado.

Durante a conferência estadual, foram escolhidas ainda as delegadas que participarão da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre em março de 2016, em Brasília. As professoras Maria do Carmo Lima da UTM e Socorro Nery da REMT, vão representar Tarauacá, na Conferência Nacional. Mais fotos AQUI

Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede sustentabilidade
Taraaucá-Acre
Fotos Edilene Silva e Val Fernandes

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem