Coluna Política na Toca do Coêlho, 27/11/2015

Na história recente da nossa pátria houve um momento em que a maioria de nós brasileiros, acreditou no mote segundo o qual, uma esperança tinha vencido o medo (...) agora, parece constatar que o escárnio venceu o cinismo (...). Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades. Criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes. Não passarão sobre a Constituição Federal”. Ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal.

Sinal Vermelho
A situação da presidente Dilma já não era boa. E para piorar, caiu como uma bomba um depoimento que compromete a presidente, em relação à compra superfaturada da refinaria americana Pasadena, que promoveu um prejuízo de aproximadamente de R$ 3 bilhões ao Brasil, quando Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Marina Silva e a Rede de Sustentabilidade
A ex-senadora e ministra Marina Silva, posicionou-se, em nome da Rede Sustentabilidade, enfatizando “Sua confiança nas instituições brasileiras e no cumprimento da justiça e que qualquer tentativa de obstruir investigações e influenciar decisões da justiça deve ser punida com rigor”.

Prisão do Líder do Governo Dilma Rousseff
Criou revolta aos senadores de todos os partidos, a Nota Oficial do PT, em relação ao senador Delcídio do Amaral-PT. Muitos senadores votaram pela continuidade pela prisão, em função do partido do senador, que após as denúncias, já procurar manter distanciamento do senador preso.

Comportamento da militância petista
Vários militantes e simpatizantes do partido dos trabalhadores iniciaram uma campanha nas mídias sociais, tentando desvincular a relação partidária do senador Delcídio do Amaral-PT, por já ter sido filiado ao PSDB no passado.

Deputado Cesar Messias
O Deputado Cesar Messias-PSB apresentou projeto com o objetivo de conceder pensão especial aos portadores de hanseníase que foram submetidos a isolamento domiciliar. Busca, portanto, valorizar a autoestima das pessoas que sofrem com uma doença que trás muito estigma e preconceitos.

Lula no Acre
O ex-presidente Lula, mesmo recebendo duras críticas e acusação em relação à operação Lava Jato, estará visitando o estado do Acre, para participar da inauguração do frigorífico de suínos do projeto Dom Porquito, na região do Alto Acre, no próximo dia 30 de novembro. 

Encontro Mobilizado
Segundo lideranças da oposição da região do Alto Acre, o primeiro encontro das cadeias produtivas sustentáveis, coincidindo com a vinda do ex-presidente Lula, foi programado para mobilizar os produtores, pagos pelo governo, para servir de palco, para o líder petista, da famosa frase: “Chegou a hora da onça beber água”.

Energia elétrica mais cara
Mesmo com a realização de uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa, com os principais diretores da Eletrobrás/Eletroacre, para discutir os péssimos serviços prestados, os constantes apagões, além dos preços exorbitantes cobrados dos acreanos, para a surpresa de todos, foi anunciado pela ANEEL esta semana, mais um aumento de 9,49%.

OAB-Acre
O presidente Marcus Vinicius Jardim, foi reeleito com mais de 83% dos votos de seus pares, para mais um mandato à frente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Acre. Vinicius e sua equipe se destacaram em valorizar as ações dos advogados e aproximar a entidade, dos profissionais no interior do Estado.

Ministério Público Estadual
O procurador Osvaldo D’Albuquerque foi reconduzido para mais um mandato, no biênio 2016/2017, na condição de procurador geral, obtendo mais de 98,47% de preferência, para administrar o órgão considerado o guardião da sociedade acreana.

Parlamento Amazônico
Sob a coordenação do dep. Heitor Júnior - PDT, foi realizada a 4ª reunião do Parlamento Amazônico, órgão da União Nacional dos Legislativos Estaduais- UNALE, em parceria com a Assembleia Legislativa, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos estados da Amazônia Legal. Contou com a participação de deputados de cinco Estados da Amazônia.

Bom Exemplo
A Prefeitura Municipal de Rio Branco, no aspecto de transparência com os recursos e ações públicas, está de parabéns e recebeu nota 10, na 2ª edição da Escala Brasil Transparência, no ranking de avaliação da Controladoria Geral da União- CGU. Ficou entre as seis capitais mais transparentes e a única da região norte.

Prefeituras Municipais de Tarauacá, Jordão e Feijó, tiram nota vermelha em transparência.

Lamentavelmente, mesmo sendo prefeituras de cidades ainda consideradas de pequeno porte, seus gestores não conseguem administrar com transparência os recursos e suas ações administrativas. As prefeituras de Tarauacá e Jordão obtiveram nota vermelha, correspondente a 1,94 e Feijó, obteve nota ZERO. Sem dúvidas, um péssimo exemplo para gestores de novos tempos. 

Previdência Municipal de Tarauacá
O Tribunal de Contas do Estado do Acre- TCE encontrou uma manobra realizada nos cálculos, no percentual dos descontos do empregador e empregado. Segundo o TCE, a Prefeitura descumpriu recomendação específica para o funcionamento do Instituto de Previdência Municipal, o que ocasionaria um grande prejuízo ao município. Segundo o conselheiro responsável pelo estudo, a Prefeitura fez uma consulta em setembro, mas sem esperar a análise do Tribunal de Contas, em outubro, instituiu a previdência municipal.

Câmara Municipal de Rio Branco: modernidade e transparência
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, liderada pelos vereadores Artêmio Costa- Sem partido e Rose Costa-PT, inovam e aproximam a Casa Legislativa da sociedade, investindo nas novas tecnologias, implantando a Rádio WEB. A sociedade, já pode acompanhar os trabalhos legislativos, em tempo real, por meio do site: www.riobranco.ac.leg.br

Semana da Comunicação
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre- SINJAC, em parceria com o Ministério Público, realizará entre os dias 5 a 12 de dezembro, a Semana da Comunicação, visando estimular e inserir os jornalistas acreanos nos principais debates da comunicação acreana. A direção acredita que conhecimento gera credibilidade e profissionalismo.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem