RIO BRANCO: Marcus Alexandre é franco favorito à reeleição, mostra pesquisa


Se a eleição para prefeito da Capital fosse hoje, o atual ocupante do cargo, Marcus Alexandre, sairia na frente para conquistar a reeleição. Esse o quadro mostrado pela pesquisa A TRIBUNA – Data Control, que revela que a disputa só não terminaria no primeiro turno em um cenário em que pelo menos três candidatos se apresentassem pelos partidos de oposição.

Ainda assim, a vantagem do atual prefeito sobre seu adversário mais próximo, nesse caso, seria significativa. Marcus Alexandre aparece com mais que o dobro das intenções de votos que seu mais próximo contendor, a deputada Eliane Sinhasicque.

Considerando os principais nomes já apresentados para a disputa, Marcus Alexandre (PT) aparece em primeiro lugar com 44% dos votos, seguido de Sinhasique (PMDB), com 20,8%, praticamente empatada com Tião Bocalom (DEM) com 20%.

Em distante quarto lugar estaria a professora Socorro Nery, do PSDB, com 2,8%. A pesquisa não considerou a candidatura anunciada do PSOL, por não estar ainda definido oficialmente o nome a ser levado às urnas pelo partido.

Um detalhe interessante e que mostra a politização que já ocorre na sociedade e o grau de definição do eleitor: o índice de indecisos é muito baixo (5,6%), levando-se em conta que falta mais de um ano para a eleição. Mais alto é o índice dos que, desiludidos, dizem que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, na ordem de 6,8%.

Confira o quadro:

ELEIÇÕES PREFEITO DE RIO BRANCO


Atual prefeito é o nome mais lembrado

Na pesquisa espontânea, quando se pergunta o nome do candidato ao eleitor, mas não se oferece uma lista prévia, Marcus Alexandre é o nome mais lembrado por ampla margem.

Essa pesquisa espontânea marca o nível de lembrança do nome e sua ligação com o cargo disputado e é um indicador de popularidade. Marcus Alexandre aparece com 16,8% de preferência do eleitor, sendo que nenhum de seus concorrentes sequer ultrapassa os 2%.

Sinhasique e Bocalom são mencionados por 1,6% dos eleitores; Sibá Machado, Socorro Nery, Marcio Bittar e Jorge Viana também são citados, com 0,4%. Nesta apresentação, o índice de indecisos é de 76% e de votos nulos de 2,4%.

ELEIÇÕES PREFEITO – ESPONTÂNEA


500 pessoas foram ouvidas na Capital

A pesquisa A TRIBUNA/ Data Control ouviu 500 pessoas na Capital, no dia 26 de outubro, de forma estratificada segundo dados censitários, homens e mulheres, maiores de 16 anos.

As entrevistas foram feitas em pontos de fluxo intenso, levando-se em conta as variáveis de sexo, escolaridade, faixa etária, renda e religião.

A margem de erro é de 4,38% em um intervalo de confiança de 95%. Como não há candidaturas estabelecidas e os nomes apontados são meras conjecturas, não há necessidade de registro do levantamento na Justiça Eleitoral, segundo a legislação vigente.

A TRIBUNA e a Data Control têm mantido uma parceria constante e a tradição de pesquisas de opinião sobre temas da sociedade e temas eleitorais há muitos anos. A pesquisa foi financiada pel’A TRIBUNA.

Marcus Alexandre venceria qualquer adversário no embate direto

Caso a oposição consiga a unidade e apresente apenas um candidato à disputa, o prefeito Marcus Alexandre conseguiria a reeleição com facilidade, independente do adversário.

A disputa mais apertada, ainda assim com larga margem. Contra Eliane, Marcus Alexandre teria 53,2% dos votos, contra 38,4%, com 3,2% de indecisos e 5,2% de votos nulos. A deputada peemedebista se mostra a adversária mais forte, hoje, para enfrentar o atual prefeito.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X ELIANE SINHASIQUE


Se o adversário for o sempre candidato Tião Bocalom (DEM), a vitória de Marcus Alexandre se desenvolveria, hoje, com um quadro mais favorável. Marcus Alexandre teria 58,4% dos votos contra 32,8% de Bocalom, com 2% de indecisos e 6,8% de votos nulos.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X TIÃO BOCALOM


Ainda desconhecida da maioria dos eleitores, a professora Socorro Nery, apontada como candidata do PSDB, mal ultrapassaria os 20% dos votos e Marcus Alexandre abriria um índice três vezes maior que o dela. Nessa hipótese, o prefeito alcança 67,2% dos votos contra 20,8% da adversária, com 6,8% de votos nulos e 5,2% de indecisos.

QUADRO MARCUS ALEXANDRE X SOCORRO NERY


Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem