Pronatec / Ifac certifica mais de quatro mil alunos no último ano

De abril de 2014 a abril deste ano, o Instituto Federal do Acre (IFAC) certificou 4.181 alunos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Cursos direcionados para produtores rurais, indígenas, mulheres em situação de vulnerabilidade social e servidores públicos foram desenvolvidos nos 22 municípios acreanos com a oferta para agricultores familiares, indígenas, ribeirinhos, socioeducandos, mulheres, servidores públicos e outras ramificações do programa que facilitam a capacitação por possibilitar o respeito as características de cada público.

O Pronatec/Mulheres Mil e o Pronatec/Serviços Públicos foram novidades neste ano e ainda estão em execução. Portanto, o trabalho feito neste período, de abril de 2014 a abril deste ano, devem resultar ainda na certificação de mais 805 novos profissionais, nos próximos meses.

No campo, alguns cursos também estão em andamento. Até o final de junho, a estimativa é que quase dois mil alunos receberão os certificados.

A coordenadora geral do Pronatec/IFAC, Profª Alcilene Alves, destacou a evolução do programa desenvolvido pelo Instituto. “Em 2012, primeiro ano do programa, o IFAC recebeu a demanda de 980 vagas e agora fechamos o balanço com mais de 4 mil alunos certificados e ainda com turmas em andamento, que somam mais quase três mil novos profissionais no mercado de trabalho” ressaltou a coordenadora geral.

A Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema é um exemplo desta expansão. Localizada em Sena Madureira, a reserva reúne várias comunidades que sobrevivem da agricultura e da extração do látex, que são praticamente isoladas, já que o acesso só é possível pelos rios acreanos. No último ano, a Resex foi contemplada com oito cursos e capacitou 220 alunos.

O recorde de vagas ofertadas, e claro, de alunos certificados foi alcançado dentro do primeiro ano de gestão da reitora do IFAC, a Prof. Dra. Rosana Cavalcante. Em comemoração aos resultados alcançados, a reitora tomou café da manhã com a equipe de gestão do Pronatec na sexta-feira e fez questão de parabenizar a todos pelo trabalho feito. “Esse é um dos melhores resultados que tivemos dentro deste primeiro ano de trabalho. Acompanho o empenho desta equipe em levar a capacitação a todas as comunidades, até as mais isoladas, e é por este esforço e dedicação que comemoramos este um ano de gestão com tanta coisa boa para mostrar e o respeito do MEC com o Pronatec do IFAC”, completou.

A diretora sistêmica de Programas Especiais, Jailene Soares, agradeceu a confiança da reitora e a disponibilidade em atender as necessidades do Pronatec. “Tivemos ótimos resultados, graças a esta equipe maravilhosa, mas não posso deixar de destacar a sua receptividade quando o assunto é Pronatec. Sempre que necessário fez as articulações para sanarmos os problemas e conseguirmos levar a frente este Programa que leva conhecimento técnico às comunidades que dificilmente teriam acesso a cursos de outra maneira”, disse.

Da Assessoria

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem