Tarauacá: PCdoB comemora 93 anos de existência no Brasil


O Teatro municipal José Potyguara, em Tarauacá, palco de muitas peças teatrais, no sábado 27/03, deu lugar a festa do partido mais antigo do Brasil: O PCdoB, que festejou 93 de anos de existência no País. Um partido cujo legado é a defesa do trabalhador contra a exploração dos grandes capitalista. O PCdoB também festejou trinta anos de legalidade. Foram 60 na ilegalidade, mas não houve um só dia que faltasse um comunista defendo a democracia, igualdade trabalhista para homens e mulheres, etc.

A festa foi comandada por Chagas Batista, vice-prefeito e presidente municipal do PCDOB, Dr. Jenilson Leite, deputado estadual, Tarcísio Araújo, Vereador de Feijó, os três vereadores do partido em Tarauacá: Marlindo Pinheiro, Sidenir Chagas e Manoel Monteiro. Além de, os inúmeros militantes comunista.

História do PCdoB Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista é o partido mais antigo do Brasil. Passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, realçando sua marca revolucionária.

Com o golpe militar de março de 1964, o PCdoB e seus militantes viveram um dos piores momentos da sua história, com muitas prisões, exílios, desaparecimentos, torturas e assassinatos. Já nos anos 1970, ainda perseguido pelo regime militar, organizou a Guerrilha do Araguaia. Vários militantes do Partido foram assassinatos à época.

Com a redemocratização do país, em 1985, o PCdoB reconquistou a legalidade. Participou das campanhas das Diretas Já! (1984) e do Fora Collor (1992). Em meados dos anos 1990 lutou contra as políticas neoliberais privatistas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com
Foto: Jardy Lopes

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem