TARAUACÁ: PREFEITURA MOBILIZA PODERES PÚBLICOS E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA AJUDAR O POVO NA CALAMIDADE PÚBLICA.

Alagação em Tarauacá (foto/Jarde Lopes)
No final da tarde deste sábado, 31, aconteceu mais uma reunião no gabinete do prefeito para avaliação da situação da enchente e definir novas ações do Plano de Contingência e Assistência às famílias atingidas. Hoje domingo devem acontecer mais duas reuniões. São encontros rábidos, objetivos e necessários para atualização de informações e das ações. Na manhã deste domingo o nível do Rio Tarauacá chegou em 10,80m. A cota de transbordamento é de 9,5m.

Poderes públicos e sociedade civil organizada (foto: Raimundo Accioly)
MOBILIZAÇÃO - Uma grande mobilização e união de de forças através de membros dos Poderes Executivo (Secretarias Municipais e Coordenadoria de Defesa Civil))  e Legislativo (vereadores) , Governo do Estado (Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Deracre, Depasa, Coordenação Regional de Educação  e Sistema Público de Comunicação) Sociedade Civil Organizada (Sindicatos Rural, Sindicato da Educação, Entidades Filantrópicas, Maçonaria, Associações de Moradores e equipe de imprensa (Rádios, TVs e Blogs). 

Números são alarmantes (foto/Jardy Lopes)
SITUAÇÃO DA ENCHENTE - O prefeito Rodrigo Damasceno apresentou um "Raio X" da situação do município desde o final de 2014. São exatas 35 situações de alerta em decorrência da alagação dos rios que banham o município desde novembro do ano passado. 

CHUVAS - Chuvas intensas estão caindo no município e o nosso solo já está no limite da sua capacidade de absorção pois, está encharcado demais. Além disso, os igarapés estão saturados e os rios cheios. 

Veja dados da chuva:

Novembro de 2014 choveu 410mm
Dezembro de 2014 - choveu 288mmk
Janeiro de 2015 - choveu 623mm
Somente na sexta feira 30 de janeiro, choveu 110mm,

Os números são alarmantes

Dos últimos 90 dias, mais de 1/3 passamos com o nosso rio em alerta e com ele alagado foram 20 dias. 7 dias em 2014 e 13 dias somente em janeiro de 2015.

‪‎Medição atual - 10,80M - 7hs de domingo (01.02.2015)
‎Abrigos - 12 Famílias - 92 Pessoas
‎Água Potável - Foram distribuídos - 45 mil Litros
‎Equipes Médicas - 4 Equipes Atendendo
‎Caminhões de Apoio - 5 veículos
‎Barcos - 13 e para este domingo previsão de 30

Rio Tarauacá segue Subindo e a Previsão é de Mais Cheia

De acordo com a Coordenadoria Municipal De Defesa Civil Comdece o Corpo de Bombeiros a previsão é que as águas se elevem ainda mais.

Equipes estão atentas (foto: Jardy Lopes)
Equipes estão de para atender a comunidade.

Telefone úteis

Atendimento de saúde
Elizeu Sombra - (068) 9994-2435

Atendimento Médico - Posto Doquita - Ao lado FUNASA ficará aberto no Sábado e Domingo - Casos que necessitem atendimento em casa, ligar.

Retirada de Família 
Bombeiros - Ligue 193

Fornecimento de Água - Pontos Fixos 
Célio - (068) 9947-8035
‪‎Posto Doquita
‎Rampa do Mercado
Beco da Garagem
Final da Pista
‎Açougue do Seu Bigode - Bairro das Flores
‎Encruzilhada da rua Isaura Borges e Floriano Peixoto 
‎Atras do Açougue Seu Rames
Rrotatória do TRIÂNGULO

Teremos ainda equipes entregando nas casas - qualquer pedido específico - Ligue Célio - (068) 9947-8035

Neste domingo ao meio dia o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista irão fazer um pronunciamento nas rádios locais.

Rodrigo Damasceno - Prefeito de Tarauacá (foto: Raimundo Accioly)
"Estamos vivendo um Momento Ímpar em Nossa História, Nunca choveu tanto e alagou tanto como agora. E são nesses momentos que temos que contar em se desafiar, dar o melhor de si e o melhor de todos juntos podemos amenizar os efeitos adversos da força da Natureza. Hoje fizemos isso, reunimos todos, sociedade civil Organizada, poder público Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além dos Comunicadores de Tarauacá. Buscamos na União de todos a força necessária para superar os Obstáculos. Estamos nos dedicando ao Máximo e desde já agradeço o empenho e dedicação de todos envolvidos nas equipes de Apoio. Contudo, graças ao esforço e dedicação que o poder público e demais órgãos e entidades parceiras vêm desenvolvendo a cada evento, e ainda, mesmo sofrendo as consequências decorridas do desastre natural que culminou com a decretação reconhecida pelo governo federal de Estado de Calamidade Pública no município, é que o povo guerreiro de Tarauacá, no Acre, se torna cada dia mais forte para encarar os desafios adversos. ", são palavras do prefeito Rodrigo Damasceno.

Colaboradores
Gilberto Coelho/Assecom
Jardy Lopes/Assecom
Carlos Santos/rrctv
Raimundo Accioly/Blog do Accioly

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem